• IEVY

É TEMPO DE TRAZERMOS A ARCA DO SENHOR!

“Davi e todos os israelitas foram até a cidade de Baalá, que é, Quiriate-Jearim, em Judá, para buscar a Arca de Deus, o Senhor, que tem o seu trono entre os querubins; a Arca sobre a qual o seu nome é invocado” - (1 Crônicas 13.6).

Temos vivido momentos de grandes mudanças e transformações em quase todas as áreas. Hoje, como nunca, temos percebido uma busca maior do transcendente.

Houve época em que o homem estava mais voltado para si mesmo, negando até mesmo a existência de Deus, e quando não, se negava a necessidade de ter um Deus pessoal. Era a ideia do homem pelo homem, do auto-realizar-se.


A Bíblia diz que devemos buscar o Senhor enquanto é Tempo. Buscá-lo enquanto se pode achar. E é por esta causa que devemos ter em nós uma vida de intimidade com Deus. No passado, a Arca representava a presença do Senhor junto ao Seu povo. Hoje temos a pessoa de Jesus e a presença do Espírito Santo.


Em Is 55.6, encontramos esta verdade expressa da seguinte forma: “Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar, invocai-o, enquanto está perto”.

Em Mt 6.6: “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará”.

O texto base desta pastoral nos mostra Davi, procurando trazer para junto de si e do povo a Arca do Senhor. Ela representava a pessoa de Deus junto ao povo. E Davi queria então trazer a presença de Deus para o meio do povo.

A Arca do Senhor é também chamada de Arca da Aliança, e ela tinha dentro dela três elementos simbólicos de grande importância. Era o local que guardava as duas tábuas da lei, continha o vaso de maná e a vara de Arão que florescera.

Ela foi muito importante em vários episódios do povo de Israel, mas cito apenas dois deles: na travessia do Rio Jordão (Js 3) e na queda de Jericó (Js 6).