top of page
  • IEVY

A FÉ EM AÇÃO: O LEGADO DESTA GERAÇÃO | Pr. Ageo Silva

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” (Colossenses 3.23 e 24).


O propósito desta Pastoral é reafirmar que a nossa geração de pais e avós tem o compromisso de deixar um LEGADO de FÉ e ESPERANÇA para as próximas gerações, a geração de nossos filhos e netos!

Ouvi recentemente de um educador dizer: se não valorizarmos os professores do Ensino Fundamental, o Brasil não terá o desenvolvimento que esperamos na próxima geração. Se começarmos a melhorar o preparo dos professores agora e pagarmos melhores salários, começaremos a colher os resultados daqui a 20 anos!

Contextualizando para o Reino de Deus: se os pais não fizerem seu papel de principais educadores e se não valorizarmos os professores de nossas crianças hoje na Igreja, não teremos uma Igreja firmada nos princípios e valores do Evangelho de Jesus Cristo. O futuro de fé e esperança de nossos filhos e netos começou ontem quando nasceram e continua hoje.

Tudo o que fazemos pela formação do caráter de nossos filhos e, particularizando, das crianças da Igreja, deve ser feito com amor, dedicação, de todo o coração, com competência e propósito de marcar sua personalidade com um legado de fé e esperança em Deus, como se estivéssemos fazendo para o próprio Deus.

Nosso pai não deixou herança ou legado patrimonial ou material, mas nos deixou legado moral, ético, de humildade, de fé e esperança em Deus, mantidos pela nossa querida mãe, que nos impulsionaram na caminhada para chegar a ser o que somos, a ter o que temos e a fazer o que fazemos. Um dia eu disse à minha mãe: “Nem que seja para vivermos só a pão e água juntos, nunca vamos nos separar...”. Eu me baseava na palavra de Deus no Sl 37.25: “Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.”. Fiz minha decisão por Jesus aos 14 anos, embora tivesse nascido em lar cristão. Deus é Fiel! Nunca perdi a esperança no futuro baseando a minha fé unicamente em Deus como legado que eu recebi!

Há vários aspectos de LEGADO que queremos devemos deixar:


1. LEGADO MORAL

Todos nós deixaremos rastro da passagem pela terra na memória dos familiares, parentes e amigos, bom ou mau. Os mais importantes são o legado moral, afetivo e espiritual que vamos deixar.

O rei Jeorão (Israel) morreu e ninguém lamentou a sua morte – 2 Cr 21.20: “... Morreu sem que ninguém o lamentasse...”. Na tradução ARA diz: “...E se foi sem deixar de si saudades!”

É precioso o legado que recebemos de valores que vão influenciar nosso caráter na conduta com as pessoas, no relacionamento familiar, nas amizades, nos negócios, na profissão, na honestidade para com as leis, etc.;

De fato, é o que salta aos olhos ou se destaca em primeiro lugar ao observarmos uma pessoa, seja criança, jovem ou adulto: a sua conduta ética e moral!

Esse é o legado principal que queremos deixar para nossos filhos e netos. Não adianta nada dizer que é crente em Jesus se for pessoa desonesta que sua conduta moral não condiz com sua fé.


2. LEGADO CULTURAL

É muito triste o povo que não dá valor à sua própria cultura e à sua História. É como uma pessoa que não tem memória, que não se lembra de nada, que não dá valor ao seu passado de lutas e conquistas. O respeito aos dois principais símbolos da Pátria – o Hino Nacional e a Bandeira brasileira – aos valores culturais, a valorização da língua-mãe, o Português, a exaltação de sua beleza, os feitos de nossa história não podem ficar esquecidos, relegados, abandonados. Precisam ser valorizados pela Família, Igreja, Escola e Sociedade através de cada um de nós. Não pode ser só em desfiles militares!

Quando estamos em algum evento no Acampamento Ebenézer, damos importância ao nosso momento cívico-espiritual, cantando juntos o Hino Nacional brasileiro, hasteamento da Bandeira brasileira ladeada por outras duas e fazemos a oração de intercessão pela Família, pela Igreja e pela Pátria: é a reafirmação do legado cultural que queremos deixar!


3. LEGADO ESPIRITUAL

É infeliz a pessoa que não tem fé. Não tendo fé, não tem esperança. Não tendo esperança, perde-se a visão do futuro.

A bíblia diz que somos HERDEIROS de Deus em Cristo Jesus. Como filhos de Deus, recebemos o legado espiritual - Rm 8.16 e 17: “O próprio Espírito Santo testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.”.

Cristo nos deixou o LEGADO: (a) de amor - Jesus ao jovem rico: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’" - Lc 10.27; (b) de - Jesus disse a Jairo: "Não tenha medo; tão-somente creia, e ela será curada"); (c) de esperança - Jr 17.7: “Feliz é o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor”; Jo 11.23: Jesus disse para Marta: “Teu irmão há de ressuscitar!”; depois v.25 e 26: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá e todo que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?”.

Tudo na vida é passageiro, é efêmero e, como disse Salomão, tudo é vaidade. Somos seres espirituais e eternos. O espírito não morre; é eterno. A vida com Deus não termina aqui com a morte física. O legado como exemplo ficará na memória dos que convivem conosco;

Temos vida eterna se como herdeiros de Deus em Cristo Jesus. A aceitação do sacrifício de Jesus Cristo é a garantia de nosso legado espiritual nos céus.


4. LEGADO PATRIMONIAL

Quando se fala em herança ou legado, pensa-se na herança patrimonial ou material. O que deixar para os herdeiros, os filhos? Sem dúvida, é importante ter-se esta preocupação como amparo à descendência, mas não pode ser a mais importante. Herança patrimonial ou material pode se acabar, se esvair, ser dilapidada, ser extinta se o herdeiro não cuidar bem dela, ou não a preservar. Tudo o que se construiu em bens materiais pode se acabar em pouco tempo.


5. LEGADO DE AMOR

O exemplo de amor e harmonia do casal de pais e entre pais e filhos é o legado que não tem preço que se pague. Prezamos os valores da família baseados na Palavra de Deus, a Bíblia: a legítima união entre um homem e uma mulher pelo casamento, os laços de afeto, de respeito, de mutualidade, de solidariedade, de cumplicidade, de amor entre o casal e que refletem nos filhos como um legado.

O mundo precisa de amor! A Igreja precisa ser vista e conhecida como o povo que se ama, como exemplo de amor ao mundo perdido.

A maior carência do homem não é de alimento nem de bens materiais, mas de amor. Amor solidário, amor ágape, amor nobre suprem o alimento e os bens materiais. A pessoa que ama proverá o alimento para os seus filhos e sua descendência e para o próximo.


6. LEGADO DE ESPERANÇA DE FUTURO MELHOR

O que Você espera de seu futuro? O que Você projeta para o futuro de seus filhos? Há um legado de esperança embutida nesse futuro, ou você vive se queixando de tudo e de todos? Jesus disse que “o mundo jaz no maligno”. Por isso Jesus orou pelos seus discípulos – entre os quais nós nos incluímos - Jo 17.15: “Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.”;

Nossa esperança no futuro melhor está unicamente em Deus e na Pessoa de Seu Filho, Jesus - Jo 16.33: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Os governantes passam e nós podemos nos decepcionar com eles, mas a Palavra do Senhor permanece para sempre! É em Deus que devemos confiar! Por isso, nosso alvo deve ser em deixar para nossos filhos, netos e bisnetos um legado moral, cultural, espiritual, de amor, fé e esperança.

Concluindo, leitores, para muitos, podemos ser chamados de “caretas” e ultrapassados, mas é nesta filosofia bíblica de vida que cremos viver, nos pautamos e queremos deixar como legado aos nossos filhos: um legado moral, cultural, de amor, espiritual de fé e esperança num futuro melhor com Deus!

Que Deus nos abençoe como Igreja para deixarmos um legado de fé e esperança para nossos filhos e sua descendência!

Se esta Palavra falou ao seu coração, ore no sentido de reafirmar seu compromisso com Deus de deixar um LEGADO de FÉ e ESPERANÇA para a geração de seus filhos e netos!

Que Deus assim nos abençoe!


Pr. Ageo Silva

NOTA: Mensagem pregada no domingo, 4.8.19, na IEVY.

698 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page