top of page
  • IEVY

A IMPORTÂNCIA DE ESTAR PRESENTE NA CASA DO SENHOR | Pr. Clóvis Delgado

A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.” (Salmos 84.2)

Este Salmo nos incentiva a frequentarmos a casa do Senhor para cultuá-Lo. O salmista expressa seu desejo de estar ali para adorar ao Senhor.

Conhecemos a experiência de Ana, mãe do profeta Samuel. Quando ela está cultuando ao Senhor, com propósito bem específico, com angústia na alma, ela foi confundida pelo sacerdote Eli com “filha de belial”, ou, com alguém que estivesse com embriaguês. Mesmo assim, ela não desistiu de estar naquele local clamando a Deus por um filho, pois era estéril.

Devemos ter o mesmo desejo do salmista em buscar ao Senhor, em estar “em Sua casa” para prestarmos culto a Ele.

Olhando para estes versos iniciais, destaco três pontos importantes para o nosso aprendizado.

1º) A CASA DO SENHOR” É LOCAL AGRADÁVEL DE ESTAR – v.1

O salmista verbaliza este fato dizendo: “Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos”!

Eu pergunto a você: essa tem sido a sua experiência em estar na igreja? A IEVY tem sido local agradável para a sua vida? Essa tem sido uma de suas motivações em cultuar ao Senhor com os irmãos?

Irmãos, essa deve ser sempre a nossa motivação. Estar presente ao culto com desejo de cultuar a Deus acima de tudo e de todas as coisas.

2º) MEU CORAÇÃO PRECISA ALEGRE-SE EM ESTAR NA CASA DO SENHOR – v.2.

A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo”.

Nossa motivação em estar presente e participar do culto precisa ser repleta de alegria, como a do salmista.

Não podemos estar presentes aos cultos por costume, por hábito, por medo, para agradar a alguém ou qualquer outra razão. A única razão é cultuar a Deus em espírito e em verdade, com muita alegria no coração.

3) A “CASA DO SENHOR” É LOCAL DE ACOLHIMENTO – v.3.

Diz: “Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus”.

A “casa do Senhor” deve ser assim para mim e para você. Deve ser local em que nos sentamos seguros e abençoados. Ela é lugar de perdão, de exercício de amor e compaixão, de sermos agraciados pela presença do Pai.

O Salmo 27.4 diz: “Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo”. Esse era o desejo do Salmista. Deve ser o nosso também: buscar a presença do Senhor.

Encerro esta pastoral com a reflexão: como está o seu coração? Qual tem sido a sua motivação em participar pessoalmente dos cultos?

Que Deus nos ajude a termos a motivação correta de ama-Lo e adora-Lo de todo coração.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Clovis Delgado.

NOTA: Mensagem pregada no culto da manhã na IEVY, em 8.3.20.

9.169 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page