top of page
  • IEVY

A IMPORTÂNCIA DO TESTEMUNHO DE JESUS E DA MULTIPLICAÇÃO DE VIDAS

“Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". (Gênesis 1.26 a 31) O propósito desta Pastoral é lembrar aos irmãos que Deus espera de cada um de nós que sejamos fiéis testemunhas de Jesus na proclamação da Salvação e do que Ele tem feito em nossa vida.

Há um hino que cantávamos há muito tempo cuja poesia diz assim (parte): “Conta as muitas bênçãos, dize-as duma vez e verás, surpreso, quanto deus já fez.”. Temos que contar as bênçãos! É uma pena que não o cantemos mais!

1. DEUS TEM PROPÓSITOS PARA CADA UM DE NÓS

Deus criou o Homem com o propósito de ser fecundo, multiplicar, crescer, encher a terra de seres semelhantes a Ele e para cuidar do que Ele colocaria em suas mãos. A bênção de Deus está no Seu propósito definido para vida de cada um de nós. Deus deu somente uma ordem ao casal Adão e Eva – v.28: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem...".A multiplicação é a bênção da capacitação natural que Deus concede ao homem. O principal propósito de Deus para o crente hoje é ser testemunha de Jesus sobre a salvação de vidas como fruto de Sua abundante Graça para a multiplicação dos salvos – 1 Jo 2.27.

2. ADÃO E EVA FRACASSARAM NO CUMPRIMENTO DO PROPÓSITO DE DEUS PARA ELES

Deus colocou Adão e Eva no Jardim do Éden para que fossem férteis, se multiplicassem, povoassem e subjugassem a terra, cuidassem da Natureza – Gn 1.28 a 30: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra!... "Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes...”.

Infelizmente, Adão e Eva fracassaram no cumprimento do propósito de Deus para a vida deles! Desobedeceram! Pecaram! Foram separados de Deus! Foram expulsos do Éden. E todos os serem humanos passaram a pecar;

Passados muitos anos, Deus levantou Noé para o mesmo propósito e lhe deu a mesma ordem – Gn 9.1: Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: "Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra.”.

Infelizmente, Noé também falhou no cumprimento do propósito de Deus.

Deus então levantou Abrão para o mesmo propósito, e este felizmente não falhou – Gn 12.1 a 3: Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. 2 "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção...”

3. A MULTIPLICAÇÃO DE SALVOS ESTÁ NO CORAÇÃO DE DEUS

Tudo na Natureza que possui vida tem o propósito de se reproduzir e se multiplicar de acordo com a sua espécie – Gn 1.20 a 25: “... Então Deus os abençoou, dizendo: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham as águas dos mares! E multipliquem-se as aves na terra..".

Para o homem nascido de novo – o nascido do Espírito Santo – Deus tem o propósito de criar NOVOS HOMENS naqueles que estão perdidos em seus pecados e MULTIPLICA-LOS em abundância com a salvação em Jesus.

Os salvos por Jesus vão povoar o céu; Deus colocou em nós o propósito de testemunharmos de Jesus para os perdidos e povoarmos o céu em abundância.

No Novo Testamento, Deus manteve o Seu propósito para com o Homem, quando Jesus ORDENOU aos discípulos – cerca de 500 irmãos – Mc 16.15 e 16: Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.”. Em Mt 28.18 a 20: “...Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. (por isso lhes dou esta ordem:) Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,...". O propósito de Deus para a expansão de Seu reino com a mensagem do Evangelho não é somente para pastores, missionários, evangelistas, líderes: é para todo crente em Jesus!

4. PRECISAMOS SER FECUNDOS NA OBRA DE DEUS

Dicionário Aurélio: Ser FECUNDO é ter a capacidade de ser FÉRTIL, de ter FECUNDIDADE, ou a capacidade REPRODUTORA; grande produção, abundância; capacidade de GERAR FILHOS, de PRODUZIR FRUTOS;

Conselho prático de Jesus para a PRODUÇÃO de FRUTOS ou SERMOS REPRODUTIVOS - Jo 15.4 e 5: “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. 5 "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.”

5. PRECISAMOS SER MULTIPLICADORES NA OBRA DE DEUS

Dicionário Aurélio – Multiplicar é aumentar em número ou importância; tornar mais numeroso ou maior; produzir em grande quantidade; tornar mais veemente; aumentar a intensidade; crescer em número, aumentar; produzir seres da mesma espécie, reproduzir-se; etc.

Deus mesmo multiplicou-Se no Homem quando a Trindade Divina disse – Gn 1.26 e 27: “..."Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.". Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou;...”. Espiritualmente falando, multiplicar é proclamar o Evangelho a todos os perdidos para que sejam salvos e, assim multiplicar o número dos que vão morar no céu, livrando-os da condenação eterna. Ninguém pode produzir fruto por si mesmo – Jo 15.5 – Afirmação de Jesus: “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.”

A permanência do homem ligado a Jesus resulta na unção de Deus sobre o Homem, que gera frutos espirituais – 1 Jo 2.20: “Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento.”

6. NÓS TEMOS UMA DÍVIDA PARA COM O MUNDO PERDIDO

O apóstolo Paulo tinha esta convicção e, por isso, fez esta solene declaração aos crentes da Igreja de Roma, que serve como advertência para nós hoje - Rm 1.14 a 16: “Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes...”

Temos a obrigação e o privilégio de pregar o Evangelho a todo tipo de pessoa. Não é opcional. Paulo reconhecia sua obrigação com convicção – Rm 1.14: “Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.”.

Temos a obrigação de pregar porque nós sabemos que o Evangelho É O PODER DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DE TODO O PECADOR: homem e mulher comuns, os drogados, as prostitutas, os homossexuais, os bandidos, os prisioneiros, os políticos, os empresários, empregados, porque TODOS PECARAM e CARECEM DA GLÓRIA DE DEUS – Rm 3.23: “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,”.

O pecador sem Jesus Cristo (sem a mensagem do Evangelho) está morto e precisa da vida eterna que só Jesus Cristo pode dar. E nós temos a mensagem de vida eterna em Jesus Cristo. O pecador sem Jesus Cristo está separado de Deus e precisa do Salvador Jesus para se aproximar de Deus. E nós temos a Mensagem que salva!

O pecador sem Jesus Cristo não tem esperança e precisa de libertação das garras do diabo: Sozinho, ele não consegue se desvencilhar das garras do diabo; Ele precisa de libertação; Ele precisa de esperança! E nós temos a mensagem de libertação e de esperança – Jo 8.31 e 32: “... "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".

Não tenha vergonha de testemunhar do que Jesus fez em sua vida, tirando você do caminho para o inferno e transportando-o para o Reino do Seu amor em Jesus e lhe dando a Salvação.

Pode ser que a sua palavra, o seu testemunho seja a última chance que uma pessoa de ouvir do amor de Deus.

O mundo precisa ouvir nosso testemunho sobre o amor de Deus, da compaixão e da misericórdia que ele teve com você, da manifestação de Seu amor em sua vida!

A vontade de Deus é que TODOS OS HOMENS sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade – 1 Tm 2.3 e 4: “Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.”.

Deus tem urgência na salvação dos pecadores. Nós podemos ser a última oportunidade do mundo perdido para ser salvo por Jesus Cristo. 7. O NOSSO TESTEMUNHO SOBRE JESUS VAI GERAR FILHOS ESPIRITUAIS PARA DEUS

O apóstolo Paulo gerou filhos para Deus com dores de parto – Gl 4.19: Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês.”. O nascimento de um filho NATURAL normalmente leva 40 semanas ou 9 meses de gestação. Não raro, a gestante sofre na sua gravidez e a futura mamãe carrega o peso do seu bebê, e pelo penoso trabalho de parto. Não raro também, passa noites em claro, derrama lágrimas, tem que se abster de certos alimentos em benefício da vida que carrega em seu ventre. É a vida natural!

O nascimento de um filho ESPIRITUAL pode levar longo tempo. Exige esforço, noites em claro, choro, gemido, muita oração, intercessão, jejum, sofre dores, sofre dores de parto pelos perdidos, principalmente se se tratar de filho ou neto envolvido com drogas; tudo isso faz parte da carga do peso da dívida que temos para com Deus.

Concluindo, leitores, o mundo perdido precisa ouvir o seu testemunho sobre Jesus, sobre a transformação operada pelo Espírito Santo em sua vida! Deus não está satisfeito com o comportamento da Igreja perante as cem pessoas que morrem por minuto no mundo inteiro, sem Cristo, e vão para o inferno!

Eu e você temos essa dívida para com o Mundo e para com Deus! Você é o sal da terra e a luz do mundo: seu testemunho é muito importante para o pecador perdido e para Jesus! Não se esconda atrás da religiosidade. Exercite sua fé e dê seu testemunho sobre Jesus.

Que Deus assim nos abençoe.

Pr. Ageo Silva


NOTA: Mensagem pregada na IEVY no culto da manhã em 1.8.21.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page