top of page
  • IEVY

ALGUNS PASSOS DADOS PoR NEEMIAS PARA CUMPRIR O PROPÓSITO DE DEUS

''E disse eu aos nobres, aos magistrados e ao restante do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros.

No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós.'' (Neemias 4:19,20)


Deus sempre procurou trabalhar em parceria com o homem. Não que Deus precise de nossa ajuda, mas Ele resolveu fazer desse modo. O verso 20 encontramos essa parceria: temos o Deus que peleja por nós e o mesmo tempo a convocação para todos se unirem e lutarem juntos. Um dos meios mais comuns que Deus usa para fazer a obra Dele, para abençoar a vida do homem é usando o próprio homem. Vemos isso em Pv 17.17. Ao longo da história bíblica, podemos ver Deus chamando diversas pessoas para realizar a obra Dele e ser um instrumento de benção na vida do seu próximo. Muitas vezes Deus chama e direciona essas pessoas de maneira clara e audível. Alguns exemplos desse tipo de chamado no qual Deus falou com as pessoas para fazer algo bem específico. Temos Noé, Abraão, Moises, Isaias, Jeremias e tantos outros. Muitas vezes Deus chama de maneira silenciosa. Falando no coração da pessoa. Com Ester e Daniel foi assim. O texto acima nos fala de Neemias que também em seu coração recebeu esse chamado e foi sensível a voz do espírito, assim como foi sensível para a necessidade de seus irmãos. A notícia que Neemias recebera foi terrível. Ele imediatamente orou, jejuou e chorou. Deus abriu as portas para Neemias porque ele foi sensível a necessidade do outro. Neemias deu alguns passos para abençoar seus irmãos que também podemos fazer de igual modo, sendo benção na vida de nossos irmãos.


Desse levantamento através do relato de seus irmãos e posteriormente da visita a cidade Neemias descobriu: a)- os muros estavam derribados, b)- as portas queimadas a fogo, c)- e as pessoas tristes e desanimadas. Aqui vemos que Neemias observou duas necessidades principais: 1)- os estragos na cidade: Os muros e portas estavam destruídas e 2)- as pessoas- sem recursos e necessitadas. Sua primeira atitude foi buscar a Deus em oração e jejum. E Deus abriu as portas e os abençoou.


2 passo: Neemias orou e estabeleceu alvos Devemos orar e planejar. Pv 16.1: “ Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua” . Neemias olhou tudo, planejou, chamou pessoas para ajuda-lo e sempre esteve em oração. Deus concedeu a vitória.


3 passo- Neemias soube lidar com as dificuldades. Em muitas coisas que iremos fazer teremos os empecilhos, as intimidações e os que apontam dificuldades. Ele enfrentou oposição interna e externa, tinha inimigos que queriam fazer ele para a obra. Mas em todo tempo Neemias orou e Deus concedeu a vitória. Neemias foi um instrumento de benção para os seus irmãos.Deus quer te usar como instrumento de benção. Ore... Busque ao Senhor. Seja sensível a este chamado. Se tu uma benção.

No amor do Mestre- Pr. Elbem Sardinha

158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A GRANDE DECISÃO

“Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão

コメント


bottom of page