• IEVY

ALGUNS PASSOS DADOS PoR NEEMIAS PARA CUMPRIR O PROPÓSITO DE DEUS

''E disse eu aos nobres, aos magistrados e ao restante do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros.

No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós.'' (Neemias 4:19,20)


Deus sempre procurou trabalhar em parceria com o homem. Não que Deus precise de nossa ajuda, mas Ele resolveu fazer desse modo. O verso 20 encontramos essa parceria: temos o Deus que peleja por nós e o mesmo tempo a convocação para todos se unirem e lutarem juntos. Um dos meios mais comuns que Deus usa para fazer a obra Dele, para abençoar a vida do homem é usando o próprio homem. Vemos isso em Pv 17.17. Ao longo da história bíblica, podemos ver Deus chamando diversas pessoas para realizar a obra Dele e ser um instrumento de benção na vida do seu próximo. Muitas vezes Deus chama e direciona essas pessoas de maneira clara e audível. Alguns exemplos desse tipo de chamado no qual Deus falou com as pessoas para fazer algo bem específico. Temos Noé, Abraão, Moises, Isaias, Jeremias e tantos outros. Muitas vezes Deus chama de maneira silenciosa. Falando no coração da pessoa. Com Ester e Daniel foi assim. O texto acima nos fala de Neemias que também em seu coração recebeu esse chamado e foi sensível a voz do espírito, assim como foi sensível para a necessidade de seus irmãos. A notícia que Neemias recebera foi terrível. Ele imediatamente orou, jejuou e chorou. Deus abriu as portas para Neemias porque ele foi sensível a necessidade do outro. Neemias deu alguns passos para abençoar seus irmãos que também podemos fazer de igual modo, sendo benção na vida de nossos irmãos.


1 passo: Neemias fez um levantamento das suas necessidades.

Desse levantamento através do relato de seus irmãos e posteriormente da visita a cidade Neemias descobriu: a)- os muros estavam derribados, b)- as portas queimadas a fogo, c)- e as pessoas tristes e desanimadas. Aqui vemos que Neemias observou duas necessidades principais: 1)- os estragos na cidade: Os muros e portas estavam destruídas e 2)- as pessoas- sem recursos e necessitadas. Sua primeira atitude foi buscar a Deus em oração e jejum. E Deus abriu as portas e os abençoou.