• IEVY

AS MÃOS DE JESUS OPERAM MARAVILHAS | Pr. Ageo Silva

Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes. Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: "Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado". Então eles os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido.” (Jo 6.5 a 13)


O propósito desta Pastoral é lembrar a todos que, quando colocamos nossa vida, saúde, bens, dons, talentos, problemas e ansiedades nas mãos de Jesus, Ele tem a melhor solução para nós.

A multiplicação dos pães é o único milagre de Jesus narrado pelos 4 evangelistas; não deve ser sem significação. Outros dois fatos narrados pelos quatro evangelhos são a Crucificação e a Ressurreição de Jesus.

A multiplicação dos pães continua nos nossos dias: É só crer para ver! Deus continua fazendo verdadeiros milagres. Nos anos 80-90, o Pr Ernesto Swartele mantinha o Lar Betel, em Taguatinga, DF, para crianças abandonadas. Ele era Pastor da Igreja do Exército da Salvação. Certo dia, a Polícia Federal do DF o chamou para ajudá-la na solução de um problema seríssimo: A PF encontrara o esconderijo de crianças que eram sequestradas . Eram cerca de 160 crianças e adolescentes entre e 0 a 17 anos . A PF ia prender os criminosos mas precisava de local para as crianças. Solicitaram que o Pr. Ernesto assumisse no Lar Betel. Improvisaram um abrigo num Parque Infantil em Taguatinga, DF. Os bandidos foram presos. A imprensa divulgou. Várias crianças foram restituídas às suas famílias. As promessas de ajuda do governo do DF não se cumpriram integralmente. Certo dia, não havia pão para o café da manhã. O Pastor Ernesto pôs as crianças para orarem pelo alimento. As crianças já tinham aprendido a crer e a confiar em Deus. Depois de vários minutos de oração, uma pessoa bate à porta e pergunta se ali era um orfanato, ao que lhe foi respondido que sim. O motorista narrou: “O caminhão de entrega de biscoitos e bolachas, pães de forma etc. quebrou a ponta de eixo e preciso deixar numa oficina. Posso trazer a carga aqui para as crianças? O milagre do café da manhã aconteceu. A fé das crianças foi fortalecida. Ele contou esse testemunho quando pregou na IEVY. Tudo que possuímos será mais útil se estiver nas mãos de Jesus.

Uma professora perguntou à sua classe em tom de incredulidade e com a intenção de colocar dúvida sobre Deus na mente e no coração de seus pequenos alunos: “Seria impossível 5 pães e 2 peixes alimentar cerca de 15 mil pessoas? (5 mil homens + mulheres e crianças), ao que uma aluna respondeu: “E como se explica a sobra de 12 cestos?”, professora?”.

A tendência humana é de ACEITAR o racional, o lógico, aquilo que é demonstrável e comprovável; e REJEITAR o espiritual, o improvável, o sobrenatural, o milagre. A preferência humana é ter mais prazer em RECEBER do que em DAR.

Não priorizamos os valores: Preferimos mais o suprimento do CORPO e menos da ALMA ou do ESPÍRITO. Jesus já nos provou que Ele tem o melhor para nós: Ele supre o corpo, a alma e o espírito.

O milagre é de multiplicação dos pães e peixes e não de criação de algo do nada. Jesus aumentou a quantidade de algo que já existia nas mãos de alguém!

O coração do homem ou da mulher só pode ser mudado, transformado, restaurado, convertido se o homem ou a mulher permitir Jesus fazer o milagre. A narrativa é fato real, que aconteceu no ministério de Jesus. Não é parábola;

1. DIANTE DO PODER DE JESUS, CESSAM NOSSA LÓGICA E NOSSA INCREDULIDADE

v.5 – Jesus disse a Filipe: “Onde compraremos pão para esse povo comer?”. Filipe era bom de cálculo e ruim de visão espiritual do poder de Jesus: “200 denáriosnão comprariam pão suficiente para que cada um receba um pedaço.” (v.7)

Um denário equivalia a um dia de salário de um trabalhador braçal: hoje em torno de R$50,00 x 200 = R$10.000,00, que daria para comprar 10.000 pães! E quantos peixes e qual seria seu valor? De fato, não daria mesmo para satisfazer 15 mil pessoas!

2. BENDITOS OS PREVENIDOS E ALTRUÍSTAS!

Um adolescente levou lanche para si e pensando em si mesmo! É o normal. Na presença de Jesus, o EGOÍSTA terá que rever seus conceitos e valores!

Vou imaginar a cena na casa desse adolescente: MÃE – “Jacó, aonde Você vai?” ; FILHO – “Vou conhecer Jesus, o Homem de Nazaré! O Zacarias, meu colega de escola, me disse que Jesus vai ensinar hoje à tarde na praia do Mar da Galileia! Eu quero conhecer esse Jesus...”. MAE – “Então leve lanche, porque nossa vizinha disse que as aulas de Jesus vão até altas horas... Temos aqui 5 pães e 2 peixinhos, resto do almoço... Leve para você!”

Jesus estava testando a Filipe: “Onde compraremos pães para esse povo comer?” (v.5). André foi mais observador: “Aqui está um rapaz com 5 pães de cevada e 2 peixinhos, mas o que é isto para tanta gente?” (v.9). Tão perto de Jesus, mas sem visão do poder de Deus! André demonstrou ser bom observador, mas faltou-lhe a visão, a fé e o alcance do Poder de Jesus;

Pão de cevada era o pão mais barato, alimento dos mais pobres. Peixe é alimento barato para quem mora à beira-mar; talvez um peixe simples, sem qualidade - mas era o que aquele adolescente tinha. Nada é demasiado fraco ou desprezível quando colocados nas mãos de Jesus, Criador dos céus e da terra!

Jesus não pode multiplicar o pouco que temos se não o entregarmos nas Suas mãos: se Você não entregar o coração a Jesus, Ele não pode mudar nada. Ele não invade sua privacidade, Ele não arromba a porta do coração de ninguém.

Paulo: “Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, a fim de que ninguém se vanglorie diante dele.” (1 Co 1.27 a 29)

3. SE VOCÊ NÃO COLOCAR SUA VIDA COM OS SEUS PROBLEMAS NAS MÃOS DE JESUS, O MILAGRE NÃO VAI ACONTECER

Jesus, antes de realizar o milagre, pôs ordem:“Mandem o povo assentar-se”. Havia muita grama naquele lugar, e todos se assentaram. Eram cerca de cinco mil homens.” (V.10). Jesus quer ordem para Ele operar.

Sanduíche de pão com sardinha é desprezível para muitos; mas, para quem tem fome, é suficiente: “Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes.” (V.11). Devemos nos contentar com o que Deus nos dá! Jesus não pode multiplicar o pouco que temos se não o entregarmos nas mãos dEle.

O milagre dos pães é singular: não se tratava de uma divisão justa, mas de multiplicação abundante. É o que não parece ser em algo que realmente é!

Foi o caso da viúva de Sarepta: O milagre só aconteceu quando ela atendeu ao pedido de Elias fazendo primeiro um bolo para ele: o punhado de farinha e o pouco de azeite se tornaram provisão inesgotável para ela: “Elias, porém, lhe disse: “Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho. Pois assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra’”. (I Rs 17.13)

A multiplicação dos pães e dos peixes não foi um suprimento minguado, controlado: Foi abundante! Comeram até se saciarem sua fome, até se fartarem, pois sobejaram 12 cestos;

Se os crentes estão fartos, por que, então, suplicam tanto a Deus?

Concluindo, leitores, estamos seguindo a Jesus. Temos tido fome neste caminho? Jesus pode e quer suprir cada uma de nossas necessidades. Precisamos colocar o que temos à disposição de Jesus para que Ele faça o milagre que tanto esperamos: vida, família, saúde, profissão, dinheiro, tempo, aposentadoria, patrimônio ou bens materiais, talentos, dons espirituais, potencial intelectual etc. Tudo! E sem reservas!

Que Deus assim nos abençoe.


Pr. Ageo Silva

Nota: Mensagem pregada no domingo, 23.2.20, nos dois cultos, na IEVY.

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

IEVY | IGREJA EVANGÉLICA DE VILA YARA

R. Benedito Américo de Oliveira, 36

Vila Yara, Osasco - SP - CEP 06028-080

CNPJ: 47.357.454/0001-88

REDES SOCIAIS

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LOGOWHATS

NOSSOS CULTOS:​

Quinta-feira - 20h
Domingo - 10h30 / 19h

CONTATO

contato@ievy.org.br


Tel: (11) 3682-1484

DEIXE SUA MENSAGEM

2020 | IEVY | IGREJA EVANGÉLICA DE VILA YARA