top of page
  • IEVY

AVANCE ATÉ ALCANÇAR O SEU OBJETIVO!

Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.” (Fp 3.12)

Esta é a primeira pastoral do ano de 2022, baseada na mensagem pregada no ultimo domingo de dezembro de 2021. Temos duas palavras que bem poderia resumir este ano findo: gratidão e confiança em Deus. Ao falarmos em gratidão podemos pensar em todas as bênçãos e cuidados que Deus teve para conosco. A outra palavra é confiança, que expressa a certeza do cumprimento das promessas de Deus para conosco.


Terminamos o ano de 2021 e ontem recebemos o ano de 2022. É época que repensamos nossas vidas, estabelecemos metas e objetivos e fazemos promessas a nós mesmos que mudaremos nisso e naquilo, que faremos algumas coisas e deixaremos de fazer tantas outras. São as famosas listas de final de ano. Nossos objetivos e metas necessitam ser claros, tangíveis e coerentes. Devem acima de tudo estar baseados nos princípios da palavra de Deus.


Ao lermos a carta de Paulo aos Filipenses, percebemos isso claramente em seus ensinos. Paulo escreveu esta carta da prisão, e seu objetivo era de agradecer a igreja pelo apoio dado a ele. Ele expressa gratidão e alegria pela ajuda financeira e suporte em seu ministério missionário.


Entre as orientações que Paulo dá àquela Igreja, é muito claro em uma delas. É o ensinamento que os irmãos deveriam esquecer o passado e avançar até alcançar o objetivo, que é o conhecimento de Jesus Cristo.

As duas palavras deste ensinamento são prosseguir e avançar. Assim deve ser nosso objetivo: esquecer o que passou e que precisa ser esquecido e avançar em conhecer mais e mais a pessoa de Jesus.


No v.10, Paulo deixa isso claro. Para alcançar esse objetivo, é necessária a perseverança. Já no v.12, Paulo explica sua estratégia para isso: avançar e prosseguir para o alvo, Jesus Cristo!


Leitores, essa é a palavra do Senhor para nossas vidas: avançar e prosseguir. Por causa dos obstáculos e lutas, muitas pessoas tem desistido do objetivo; tem desistido e retrocedido, ao invés de avançar. Façamos como Paulo: avancemos e prossigamos rumo ao conhecimento da pessoa de Jesus.

Paulo também nos orienta que o passado deve ser deixado para trás, que deve ser esquecido, e novo alvo estabelecido, para que não paremos. Assim, não ficaremos no marasmo e vivendo do passado.


Uma das coisas que Paulo fez questão de esquecer foi seu passado na velha vida. Ele foi um perseguidor da Igreja e contra o Evangelho de Jesus! Ao ter um encontro pessoal com Cristo, Paulo deixou esse passado e buscou novo objetivo: viver para Cristo e conhecê-Lo mais e mais em sua vida. Leitores, se seu passado tem sido um empecilho para você crescer em Cristo, esqueça dele e prossiga e avance para o alvo, Jesus Cristo. Outro ensinamento de Paulo está no v.13, pelo qual Paulo nos ensina a necessidade de termos foco em nossa jornada com Cristo.


O foco de Paulo o levava a prosseguir e avançar sem desistir, independentemente das lutas e adversidades. O ensinamento aqui não se resume somente em esquecer o passado, mas requer a ação de prosseguir e avançar com determinação.

Paulo também nos ensina que devemos seguir exemplos positivos de pessoas que também estão focadas neste objetivo: conhecer a Cristo em profundidade.


Paulo é exemplo que devemos seguir. Ele mesmo nos incentiva a ser e fazer como ele: esquecer o passado, ter como novo objetivo, o conhecimento de Cristo, prosseguir e avançar rumo ao novo alvo.


Leitores, nosso propósito deve ser o mesmo do apostolo Paulo: esquecer o que passou, prosseguir e avançar com propósito de conhecer melhor a Cristo.

Gostaria de perguntar a você: na sua listinha de prioridades e objetivos para o ano de 2022, em que posição se encontra o propósito que o apostolo Paulo nos orienta? Ele está em destaque? Você tem priorizado esta orientação?

Que o Senhor nos ajude a esquecermos o passado que não agradou ao Senhor, que possamos avançar rumo a pessoa de Jesus com o objetivo de conhecê-Lo mais em mais em nossas vidas.


Que o Senhor nos abençoe.

Um feliz 2022, cheio da graça de Jesus e de seu conhecimento.

O que passou, passou!


Prossigamos e avancemos para o alvo, para o prêmio da soberana vocação em Cristo em nossas vidas.

Que Deus nos abençoe.


Pr. Clovis Aparecido Delgado.


NOTA: Mensagem pregada na IEVY no domingo, 26.12.21.

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page