• IEVY

CORRIGINDO A VISÃO

Recentemente fiz um exame de optometria, e foi contatado que tinha que fazer alguns ajustes nas lentes dos óculos. Penso que em termos da nossa percepção espiritual, dos olhos do nosso entendimento, de igual modo precisamos de fazer ajustes, a fim de fazer correções para ver melhor. Somos influenciados pela visão do mundo, da cultura e mesmo a do nosso próprio entendimento, e precisamos de intencionalmente trocá-las pela visão bíblica das coisas de Deus.

Em Lucas 24.13-35, relata o encontro de Jesus com aqueles dois queridos discípulos no caminho para Emaús.

Vamos analisar o texto considerando sob alguns aspectos:

1. CORRIGIR A PERSPECTIVA

Lc 24.13-14 “E eis que, no mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús; 14 E iam falando entre si, de tudo aquilo que havia sucedido.”.

Você pode imaginar a conversa deles neste caminho? Por que iam naquela direção? Em Mt 16.13-15, Jesus faz uma pergunta aos discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” Você se lembra das diversas respostas? A maioria tinha uma visão errada de Jesus!


2. A PERSPECTIVA ERRADA AFETA AS NOSSAS EMOÇÕES

Em Lc 24.17, “E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?”. Veja os efeitos de uma fé defeituosa: Os discípulos não conseguiram reconhecer Jesus. Afastavam-se do lugar de ação de Deus naquela ocasião – Jerusalém e estavam emocionalmente afetados.


3. VISÃO ERRADA, CONCLUSÕES ERRADAS

Em Lc 24.18, “E, respondendo um, cujo nome era Cleófas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?”. Há um exemplo disto na parábola dos talentos, em Mt 25.24: “Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem dur