top of page
  • IEVY

CORRIGINDO A VISÃO

Recentemente fiz um exame de optometria, e foi contatado que tinha que fazer alguns ajustes nas lentes dos óculos. Penso que em termos da nossa percepção espiritual, dos olhos do nosso entendimento, de igual modo precisamos de fazer ajustes, a fim de fazer correções para ver melhor. Somos influenciados pela visão do mundo, da cultura e mesmo a do nosso próprio entendimento, e precisamos de intencionalmente trocá-las pela visão bíblica das coisas de Deus.

Em Lucas 24.13-35, relata o encontro de Jesus com aqueles dois queridos discípulos no caminho para Emaús.

Vamos analisar o texto considerando sob alguns aspectos:

1. CORRIGIR A PERSPECTIVA

Lc 24.13-14 “E eis que, no mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús; 14 E iam falando entre si, de tudo aquilo que havia sucedido.”.

Você pode imaginar a conversa deles neste caminho? Por que iam naquela direção? Em Mt 16.13-15, Jesus faz uma pergunta aos discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” Você se lembra das diversas respostas? A maioria tinha uma visão errada de Jesus!


2. A PERSPECTIVA ERRADA AFETA AS NOSSAS EMOÇÕES

Em Lc 24.17, “E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?”. Veja os efeitos de uma fé defeituosa: Os discípulos não conseguiram reconhecer Jesus. Afastavam-se do lugar de ação de Deus naquela ocasião – Jerusalém e estavam emocionalmente afetados.


3. VISÃO ERRADA, CONCLUSÕES ERRADAS

Em Lc 24.18, “E, respondendo um, cujo nome era Cleófas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?”. Há um exemplo disto na parábola dos talentos, em Mt 25.24: “Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;”.


4. NÃO IMPORTA EM QUE PARTE DO CAMINHO VOCÊ ESTÁ!

Veja o que Jesus fez para transformá-los! O Deus do universo anda neste mesmo caminho. Você e eu precisamos ter um encontro com Jesus. Precisamos ouvir as perguntas de Jesus. Precisamos receber a Sua repreensão: Lc 24.25 “E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!”. Precisamos deixá-lo abrir a Palavra para nós!


5. QUAL FOI A PARTE DOS DISCÍPULOS?

Caminharam com Jesus! Convidaram Jesus para entrar em casa! Só perceberam que era Jesus no partir do pão!


6. O RESUTADO DE UMA VISÃO CERTA

Lc 24.30-31: “Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles.”. Os olhos foram abertos. Corações cheios de amor. Novo ânimo e coragem para voltar ao lugar onde Deus estava operando!

Concluindo, leitores, o que você MAIS deseja que Jesus faça por você ou em você? O encontro com Ele enche o coração de calor e de amor!

Que Deus assim nos abençoe.


Pr. Helcio Lange da Silva

(Missionário em Portugal, pastor de nossa Congregação em Mondim de Basto)

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page