• IEVY

DEUS PODE FAZER ACONTECER O CONTRÁRIO | Pr. Elbem Sardinha

No 13º dia do 12º mês, o mês de adar (Março) entraria em vigor o decreto do rei. Naquele dia os inimigos dos judeus esperavam vencê-los, mas aconteceu o contrário; os judeus dominaram aqueles que os odiavam (Ester 9.1).


Você já teve a experiência de achar que algo difícil, ruim ou desagradável poderia acontecer com você, mas que, de certa forma, era esperado por você? E que Deus agiu em sua vida e fez acontecer ao contrário, e você foi abençoado?

Particularmente, tenho experimentado isso ao longo de minha vida. Muitas coisas que poderiam ter sido ruins aconteceram ao contrário, e sou abençoado com a intervenção de Deus a meu favor.

O texto acima relata a experiência vivida pela rainha Ester e seu povo judeu, o povo escolhido por Deus para ser instrumento de benção entre as nações. Esse povo estava ameaçado de genocídio, não havia nada que pudesse fazer para evitar, mas houve a intervenção de Deus. E aconteceu ao contrário na vida dos judeus e dominaram seus inimigos.

Para entendermos este contexto, precisamos olhar para trás na história para compreender o cenário que envolve Ester 9.1. O livro de Ester narra a trajetória dessa moça judia, chamada Hadassa, ou Ester. Era órfã e foi criada pelo seu primo, Mardoqueu, ou Mordecai em algumas traduções. Ester e todo seu povo escaparam da morte por uma intervenção de Deus. No livro de Ester não há nenhuma menção do nome de Deus, porém, é nítida a ação de Deus em todo o contexto.

Esta história começou bem antes de Ester entrar em cena. Muitas vezes temos a ideia de que a nossa história de vida começou quando nascemos, mas é engano. Mesmo que não percebamos, nossa história começou com Deus. Ele tem planos para a nossa vida. Em Jr 29.11 nos mostra isso com clareza: “Porque eu sei os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor. “São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam”. Na história de Jó também há uma declaração nesse sentido. Em Jó 42.1 e 2:Então Jó respondeu ao Senhor: “Sei que podes fazer todas as coisas, e ninguém pode frustrar teus planos”.

Queridos, em todo tempo Deus interage conosco e, muitas vezes, faz acontecer o contrário daquilo que, para nós, era o mais lógico ou o esperado. Esse é o nosso Deus que, em nossas lutas e adversidades, responde ao nosso clamor, fazendo acontecer ao contrário, quando Ele assim deseja, pois Ele é Soberano. Isso não significa que estamos isentos de lutas e problemas, e nem que nossos pedidos serão atendidos a ponto de não passarmos por nenhuma dificuldade. Deus é Deus que age e nos abençoa, fazendo acontecer ao contrário segundo a vontade dEle.

Vejamos como Ester entrou neste contexto, e porque estava ameaçada de morte. Esta história começou relatando uma grande festa dada pelo rei Xerxes ou Assuero. Assuero foi um rei persa que, durante 20 anos, governou 127 províncias desde a Índia até a Etiópia, sucedendo Dario I, em 485 a.C. Seu nome verdadeiro era Xerxes ou Artaxexes. “Assuero” era um título que significava “Rei venerável”. Logo em Ester cap.1, Assuero é citado oferecendo grande festa aos governadores e esposas das 127 províncias. A esposa de Assuero era a rainha Vasti. No relato encontramos a rainha Vasti dando uma festa para as mulheres dos governadores. O relato diz que Assuero já estava embriagado pelo efeito do vinho. Ele desejou apresentar aos convidados a sua esposa, a rainha Vasti, que era muito formosa. O rei mandou que os eunucos a trouxessem ao salão da festa. Vasti se recusou ser levada pelos eunucos; queria que fosse pelas mãos do próprio rei. Esta decisão constrangeu o rei. Ele deu um remate trágico ao evento, quando ela recusou a atender ao chamado do rei para fazer a corte aos convidados. Indignado, ele destronou a rainha Vasti para servir de exemplo à mulheres dos governadores das 127 províncias e aos palacianos.

Através de um concurso de beleza, uma nova rainha foi escolhida por Assuero para substituir a rainha Vasti.

Aqui a história de Ester entra na vida de Assuero. Até então, não havia nenhuma ameaça a ela ou ao seu povo. Paralelamente a tudo isso, o primo de Ester, Mardoqueu, que foi seu pai adotivo, descobriu um complô para assassinar o rei Assuero. Ele denunciou o plano, e o rei ficou muito grato com isso, chegando a registrar esse fato no livro das crônicas do rei. Nesse ínterim, o rei engrandeceu Hama, seu primeiro ministro, o qual todos reverenciavam, menos Mardoqueu. Enfurecido contra Mardoqueu por sua falta de reverência, Hamã elaborou plano para matar o judeu Mardoqueu e a todos os judeus do reino. Diante disso, Hamã convenceu o rei a matar todos os judeus, conseguindo que o rei assinasse o decreto que sentenciasse a morte de todos os judeus. Nesse ponto da história Deus novamente interveio a favor dos judeus. Ester e seu povo jejuaram por três dias para que ela pudesse se apresentar ao rei e argumentar com ele sobre o mal que faria ao seu povo. Deus ouviu o jejum e o clamor do povo. Ester expos ao rei o plano diabólico de Hamã. O rei ficou muito aborrecido e, por fim, o rei revogou o decreto e mandou enforcar Hamã na forca preparada para Mardoqueu. Deus interveio a favor de Ester e de seu povo. Aconteceu o contrário das intenções de Hamã, ou seja, os judeus dominaram seus inimigos.

Há outros exemplos bíblicos da ação de Deus, fazendo acontecer ao contrário. Exemplos: Quando Ló seria destruído com sua família por estar em Sodoma, cidade que Deus iria destruir, Abraão intercedeu por Ló e sua família. Deus permitiu que eles escapassem da cidade antes da destruição. Aconteceu o contrário na vida deles. Outro exemplo foi o caso de Ana, mulher de Elcana. Ela era estéril e não tinha filhos. Certo dia estava aflita e orando ao Senhor por esse motivo, Deus ouviu a oração de Ana e fez acontecer o contrario. Deus lhe deu Samuel. Querido, Deus tem interesse em sua vida. Apresente a Ele o que você gostaria que acontecesse ao contrário, e tenha fé na ação Dele em sua vida.

Oremos também por esse momento tão delicado que o mundo e o Brasil passam com o ataque da Covid-19. Levantemos um clamor em favor dos infectados pela Corona vírus, que estão se tratando em casa ou hospitalizados. Temos vários casos em nossa comunidade, mas cremos que Deus fará acontecer ao contrário do perigo da morte, como na vida de Ester.

Que Deus nos abençoe ricamente.

No amor do Mestre,

Pr. Elbem Sardinha.


NOTA: Mensagem pregada ON LINE no culto da manhã do domingo, 24.1.21, na IEVY.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A ORIGEM DA IGREJA E O SEU PROPÓSITO

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer

PRINCÍPIOS PARA UMA VIDA ABENÇOADA POR DEUS

“Um dia ela (a escrava adolescente) disse à sua senhora: "Se o meu senhor Naamã procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra"... “Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: "Vá e

UMA IGREJA DE MÃOS DADAS E CORAÇÕES UNIDOS

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que c