• IEVY

FÉ, SUBMISSÃO, AÇÃO E BÊNÇÃO | Pr. Ageo Silva

“..."Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o Senhor. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos". Eliseu perguntou-lhe: "Como posso ajudá-la? ...o que você tem em casa?"..."Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite"...Eliseu: "Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo"...Depois disso,...fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas... Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: "Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar". (2 Reis 4.1 a 7)


O propósito desta Pastoral é reafirmar a convicção de que Deus é Pai zeloso, cuidadoso e amoroso de Seus filhos em toda e qualquer situação. Devemos fazer a nossa parte, tomar nossos cuidados, confiar em Deus nesta perigosa pandemia do Corona vírus.

A recomendação das autoridades: “FIQUE EM CASA”; O desafio de fé para a Igreja: “ORE A DEUS PELO FIM DESTA PANDEMIA!”

Como está seu coração nesse tempo de quarentena, de isolamento social, de pandemia, de tantos cuidados higiênicos, de ver que a infecção está chegando perto da gente? Até quando vai essa situação? Como você está enfrentando essa situação? Bem, mais ou menos, mal?

A sua fé continua firme e perseverante em Deus? Alguns irmãos maiores de 65 anos estão ficando impacientes, enfarados com esse isolamento: “Pastor, quando isso vai terminar?”;ou “Eu não estou aguentando mais!”

Se ficar em casa está nos causando impaciência, tristeza, pensemos nas famílias que perderam os mais de 230 mil entes queridos! Sejamos solidários. Oremos pela consolação de Deus a essas famílias! Quanta tristeza! Quanta dor! Quanto sofrimento! Quantos lares com problemas da falta do filho ou da filha, do pai, do marido, ou da mãe, da esposa, ou do avô, ou da avó! Entre os 230 mil mortos, nos sensibilizamos com a morte de pessoas de nossa comunidade ou ligados a ela. Entre os 9,450 milhões de infectados pelo vírus no Brasil, 8,400 milhões foram curados, graças a Deus. Mas há mais de 1 milhão infectados e lutando pela vida em casa, nos hospitais e UTI...

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.”(Sl 46.1. O socorro divino nem sempre se manifesta em forma de milagre: pode ser muito simples, nem notada por muitos, mas sempre em resposta à obediência ao que Deus diz: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar" (Js 1.9). Geralmente o socorro de Deus vem pela ação de algum de Seus servos, ou servas, ou vem como resposta às nossas orações: é o Pai atendendo ao clamor de seus filhos.

RECOMENDAÇÃO DAS AUTORIDADES: ‘FIQUE EM CASA’; DESAFIO DE FÉ PARA A IGREJA: ‘ENTRE NO SEU QUARTO, ORE A DEUS PELO FIM DESTA PANDEMIA!’”

Vamos ao texto.

1. UMA VIÚVA EM CRISE POR CAUSA DE DÍVIDAS HERDADAS DO FALECIDO MARIDO – v.1

Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: “Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o SENHOR. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos”. Ter dívidas era questão recorrente no Oriente médio na época. Caso a dívida não fosse paga, o credor poderia levar o devedor à perda da propriedade: casa, campo, vinhas e olivais e, no fim, até a sua liberdade ou de sua família - Ne 5.4 e 5: “..."Tivemos que tomar dinheiro emprestado para pagar o imposto cobrado sobre as nossas terras e as vinhas. Apesar de sermos do mesmo sangue..., ainda assim temos que sujeitar os nossos filhos e as nossas filhas à escravidão. E, de fato, algumas de nossas filhas já foram entregues como escravas e não podemos fazer nada, pois as nossas terras e as nossas vinhas pertencem a outros". Pessoas que possuíam bens acabavam indo para as mãos de seus credores e escravizados. Depois, poderiam ser resgatadas.

No caso de Noemi, a viúva de Elimeleque, e Rute, a viúva Malom, nora de Noemi, precisavam vender a propriedade herdada para sua subsistência, para não morrer de fome. O direito de resgate ou de compra era do parente mais próximo do falecido; se ele não quisesse resgatar ou comprar, o direito passava para outro parente mais próximo - Rt 4.1 a 12 (vale a pena ler).

No direito de resgatador em Israel estava implícita a responsabilidades de o credor-resgatador dar a manutenção da pessoa resgatada e de seus familiares; era uma espécie de pensão vitalícia. No texto-base, a mulher endividada era piedosa, viúva de servo de Deus, pobre, provada no sofrimento, filhos para criar e com dívidas deixadas pelo marido falecido. Não tinha condições de pagar as dívidas, porém era mulher cheia do temor de Deus.

A mulher procurou o profeta Eliseu, servo de Deus, para ajudá-la. A lamúria, o choro ou lamentação não resolvem o problema. A viúva buscou a quem poderia ajuda-la.

Em que Você se parece com essa mulher? Você está enfrentando problema semelhante? Em nosso País, as Leis não permitem a escravidão. Foi abolida! Quando o problema aparece, você procura alguém que possa ajuda-lo ou ajuda-la, ou só para lamentar, lamuriar, reclamar da situação ou “abrir o coração”, se humilhar e pedir, pelo menos, que o ajude em oração?

2. O PROFETA ELISEU FOI SENSÍVEL À SITUAÇÃO CRÍTICA DA VIÚVA

Eu fico preocupado quando alguém, uma das ovelhas ou amigo, me traz um problema praticamente insolúvel: se eu não tiver solução para dar ou indicar, tenho que, pelo menos, orar por essa pessoa ou irmão.

V.2 – “Eliseu: “Como posso ajudá-la? ... o que você tem em casa?”...“Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite”.

Por andar tão perto de Deus, Eliseu foi o canal da bênção divina para a solução do problema da viúva. Eliseu ganhou a confiança da mulher pelo seu testemunho. Eliseu entendeu que Deus Se serve do pouco que temos para realizar grandes milagres.

Jesus fez o mesmo quando aqui esteve - Jo 6.9: A multiplicação dos pães: "..., mas o que é isto para tanta gente?".

Jesus: “Tragam aqui os pães e os peixes, deu graças a Deus, e fez o milagre da multiplicação para alimentar toda a multidão; e com sobra de 12 cestos das migalhas que caíram!”.

3. ELISEU ORIENTOU A MULHER QUE SE FECHASSE EM CASA COM SEUS FILHOS E AGISSE.

A ação obediente da viúva resultou no MILAGRE! - V.5: “Depois disso (tomar emprestadas vasilhas vazias), ela ...fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam. Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: “Traga-me mais uma”. Mas ele respondeu: “Já acabaram”. Então o azeite parou de correr.”. Se a dívida fosse maior, teria mais vasilhas e o azeite continuaria a jorrar. Deus nos dá o suficiente na medida certa. Milagre é toda alteração da natureza criada por Deus e pelo próprio Deus para a glória de Deus!

Encontramos na Bíblia há vários tipos de milagres: A transformação da água em vinho - Jo 2.1 a 10; a multiplicação dos pães e peixes para 5000 homens mais mulheres e crianças; talvez 20 mil pessoas - Mt 14.15 a 20; a cura do cego de nascença – Jo 9.1 a 7, e tanto outros.

A viúva obedeceu à orientação do profeta, usando o que ela tinha em casa – um pouco de azeite – e o milagre aconteceu. Providenciou vasilhas emprestadas na vizinhança – muitas vasilhas, vazias. Ela poderia apresentar desculpas: “Eu tenho vergonha de pedir coisa emprestada...”;

Reflitamos um pouco: O nosso coração está disponível para receber o sobrenatural que de Deus tem para nós e quer nos dar? Às vezes temos que fazer algo que parece não estar ao nosso alcance para receber o que Deus nos quer dar. Às vezes temos que fazer algo que não gostamos ou não costumamos fazer – pedir vasilhas emprestadas – para sermos abençoados.

A mulher devia FICAR EM CASA COM SEUS FILHOS e FECHAR A PORTA.

Nesta fase de pandemia, temos que ficar em casa, fechar a porta, e clamarmos a Deus por milagres.

Nesta fase de pandemia, nem todos podem ficar em casa. Há os que realmente precisam sair de casa para o trabalho; para atender a alguém que não pode sair; médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermaria; policiais e vigilantes; motoristas de ônibus e taxis; empregados de supermercado, padaria e farmácia, postos de combustíveis;

filhos que fazem as compras para seus pais, ou para vizinhos;

Nem sempre as bênçãos de Deus acontecem na multidão. Jesus ensinou - Mt 6.6: “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará”.

Os filhos ajudaram sua mãe e participaram da bênção! Foram de casa em casa na vizinhança para pedir vasilhas emprestadas. A participação dos filhos nos serviços da casa ou na obra de Deus é a resposta às orações e à orientação dos pais.

Além de resolver o problema da dívida da viúva, o milagre deu condições para a sobrevivência dela e seus filhos por muito tempo, talvez até a idade que eles pudessem trabalhar e ajudar no sustento da casa.

Às vezes Deus quer nos conceder bênçãos duradouras e nós queremos temporárias. Deus quer derramar copiosas chuvas de bênçãos, e nós nos contentamos com “conta gotas”...

Concluindo: Você tem passado por provações na vida como essa mulher? Você tem sido temente a Deus como essa mulher? Você tem buscado a solução de seus problemas em Deus? Você crê que Deus faz milagres? Você crê que Deus pode fazer um milagre na sua vida ou de alguém de sua família ou de seu relacionamento? Você está aguardando no Senhor algum milagre na sua vida?

Por que não assumimos o DESAFIO de clamar a Deus, com fé e ousadia, pela EXTINÇÃO desse vírus? Você acha que isso é impossível? Para nós, é impossível, mas para Deus, NÃO! Deus pode estar aguardando nosso POSICIONAMENTO de FÉ! Nós somos o povo de Deus, salvo e remido em Cristo Jesus, que vamos morar nos céus com Ele. Mas, enquanto estamos aqui na terra, podemos glorificar a Deus através de nossa fé e de nosso clamor! Por que não começar agora mesmo a clamar a Deus por esse milagre? Em todas as nossas orações individuais, lembremo-nos de clamar a Deus. Jesus contou aos discípulos a “Parábola da Viúva Persistente” – Lc 18.1 a 8 (leia). Que Deus assim nos abençoe. Pr Ageo silva NOTA: Mensagem pregada na IEVY no culto ON LINE do domingo, 7.2.21.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NOSSA DÍVIDA COM DEUS JÁ FOI PAGA | Pr. Ageo Silva

“Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou (deu nova vida) juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida

COMO ENFRENTAR NOSSAS BATALHAS! | Pr. Helinho

“Não tenha medo, aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles.” (2 Reis 6: 8-23 -v16) Vivemos numa verdadeira batalha em vários sentidos da vida. Além da batalha espiritual, temos que lida

QUANDO DEUS NOS CHAMA PARA PERTO DELE | Pr. Elbem Sardinha

“E prosseguiu o Senhor: "Há aqui um lugar perto de mim, onde você ficará em cima de uma rocha” (Êxodo 33.21)·. Um dos aspectos mais importantes na vida do ser humano é a segurança. Segurança não é som

IEVY | IGREJA EVANGÉLICA DE VILA YARA

R. Benedito Américo de Oliveira, 36

Vila Yara, Osasco - SP - CEP 06028-080

CNPJ: 47.357.454/0001-88

CONTATO

contato@ievy.org.br


Tel: (11) 3682-1484

NOSSOS CULTOS:​

Quinta-feira - 20h
Domingo - 10h30 / 19h

REDES SOCIAIS

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LOGOWHATS

2020 | IEVY | IGREJA EVANGÉLICA DE VILA YARA