top of page
  • IEVY

FAMÍLIA, UM CAMPO MISSIONÁRIO | Pr. Clóvis Delgado

Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença. Tu, ó Soberano Senhor, o prometeste! E, abençoada por ti, bendita será para sempre a família de teu servo". 2 Sm 7.29

Na leitura de 2Sm 7, deduzimos que Davi fez análise de si mesmo e concluiu que Deus o tinha agraciado com muitas coisas. Ele estava em posição privilegiada. Havia paz no reino e tranquilidade na alma.

Diante desse fato, Davi desejou fazer algo para o Senhor. Chamou o profeta Natã e relatou esse seu desejo. Davi expressou que queria fazer uma casa ao Senhor, um local para abrigar a Arca da Aliança, pois esta estava em tenda, e ele morava numa casa revestida de cedro. Natã achou boa a iniciativa, e incentivou-o nesse projeto.

O texto relata que Deus, naquela mesma noite, falou mais especificamente com o profeta, dando outras orientações, e deixando claro que não era isso que Deus desejava de Davi. Natã chamou Davi e expôs tudo que o Senhor lhe havia dito.

Um fato que admiro muito em Davi é que, ao ouvir o relato de Natã, e se inteirado que os planos de Deus eram diferentes dos dele, não murmurou, nem questionou. Aceitou de pronto, e orou a Deus, sobre o assunto.

Diante deste episódio, quero ressaltar nesta Pastoral quatro pontos que aprendi para a minha vida, e que compartilhei na mensagem de domingo passado,16, no culto da manhã:

1. DAVI DESFRUTAVA DE PROFUNDA INTIMIDADE COM DEUS.

Por causa de sua intimidade com Deus, Davi teve a liberdade de ir até a “Casa de Deus” e falar abertamente sobre o assunto. Vemos isso no verso 18, em que ele inicia uma conversa com Deus: “Então entrou o rei Davi, e ficou perante o SENHOR, e disse: Quem sou eu, Senhor DEUS, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui”?

Davi teve o entendimento que o projeto de Deus para a sua família era muito maior do que ele imaginava.

Faço aqui uma pausa e convidar você a refletir sobre o que Deus já fez por você e por sua família. Certamente você ficará surpreso. Ele tem muito mais para dar a você e sua família.

Deus tem muito mais para a nossa família e para a igreja, embora já tenha feito tanto por nós.

2. DAVI RECONHECEU QUÃO GRANDE DEUS TINHA SIDO PARA COM ELE

Davi reconheceu e recebeu as promessas vindouras como bênçãos do Senhor.

Deus tem cuidado de você, de sua família e da igreja. Com certeza, tais cuidados e bênçãos do Senhor continuarão a jorrar como fonte inesgotável. Diante disso, só temos que expressar gratidão a Deus, a exemplo de Davi.

3. DAVI SE SENTIU ABENÇOADO E MUITO ANIMADO COM AS PROMESSAS DO SENHOR.

Percebemos esse sentimento em Davi ao lermos o v.27: “Pois tu, Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, revelaste aos ouvidos de teu servo, dizendo: Edificar-te-ei uma casa. Portanto o teu servo se animou para fazer-te esta oração”.

Da mesma forma que Davi se sentiu e se expressou, eu também me sinto animado e encorajado diante do Senhor. Sei que Deus tem o melhor e em abundância para com os de minha casa e para com a igreja.

Eu o incentivo a animar-se no Senhor, “pois Ele tem cuidado de vocês”, expressão usada por Pedro, em sua 1ª carta 5.7.

4. DAVI RECONHECEU AS BENÇÃOS DO SENHOR E INTERCEDEU PELA FAMÍLIA DELE

Mesmo tendo recebido as promessas do Senhor para ele e para sua casa, como sacerdote, Davi intercedeu diante de Deus para que as bênçãos não se findassem. Davi entendeu que viveria na plenitude de Deus se as bênçãos continuassem a jorrar sobre sua vida e família.

Percebemos claramente isto ao lermos os vs 28 e 29: “Agora, pois, Senhor DEUS, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem. Sê, pois, agora servido de abençoar a casa de teu servo, para permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor DEUS, o disseste; e com a tua bênção será para sempre bendita a casa de teu servo.”. Creio que o Senhor já fez muito por nossas famílias e quer continuar fazendo.

Finalizo reafirmando o tema desta Pastoral: A FAMÍLIA É UM CAMPO MISSIONÁRIO.

Devemos diariamente investir tempo de oração pelos nossos queridos que Deus nos deu para cuidarmos. Quero incentivar você a orar por sua família e com a sua família.

Apresente sua família diariamente diante de Deus. Busque conhecer as reais necessidades dela e as apresente diante do Pai. Deus tem bênçãos abundantes para nossa família e igreja.

Que Deus assim nos abençoe.

Pr. Clovis Delgado

NOTA: Mensagem pregada na IEVY no domingo, 16.2.20, no culto da manhã.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page