• Gleen Daphee Chery

NÃO DESISTA JAMAIS!

Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês" (Neemias 6.3).

Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos.” (Hebreus 10.39).


Recebi o convite para lhes transmitir a mensagem hoje. Com mais de 56 anos no ministério pastoral, confesso que tremi diante da responsabilidade de fazê-lo. No entanto, a amizade e o carinho que essa Igreja sempre demonstrou por mim me justificaram aceitar ao convite de pregar hoje. Para mim é uma honra festejar com vocês os 49 anos da IEVY. Acompanho o desenvolvimento desta igreja desde os primeiros dias.

É dia de REFLEXÃO porque, ao olhar para trás, lembramos-nos de quantas bênçãos que Deus deu a vocês! Quantas conversões! Quantos batismos! Quantas vidas restauradas! Quantos lares refeitos! Quantas pessoas curadas! Quantos cultos abençoados, casamentos, celebrações etc.

Ao refletirmos sobre a história da IEVY, temos que bradar: “EBENÉZER! Até aqui nos ajudou o SENHOR!”. Se a bíblia dissesse “O Senhor nos ajudou até aqui”, e daqui para frente vocês se virem, não seria verdade. Mas a Bíblia diz: “Até aqui nos ajudou o Senhor!”, porque fala de continuidade. Deus continuará a nos abençoar.

(1) Até aqui no sentido de circunstâncias. As atuais circunstâncias são difíceis; esta pandemia assusta o mundo e estes dias são de incertezas.

(2) Até aqui no sentido de lugar. Até aqui neste endereço, a semente do Evangelho simples foi semeada. Aqui a semente lançada pela igreja germinou, cresceu, deu e está dando frutos.

(3) Até aqui no sentido de tempo. Até hoje, até 2021, Deus tem sido Fiel. Estamos alegres.

É dia de GRATIDÃO. Gratidão à liderança da Igreja e auxiliares, que, nas mãos do Senhor, foram os escolhidos para iniciar essa obra e levá-la avante, com zelo e coragem. Gratidão aos pioneiros irmãos e irmãs; alguns deles ainda vivem, e outros que já estão com o Senhor. Eles não mediram esforços para o bom combate de cada dia. Gratidão aos obreiros que ajudaram a liderança na pregação da Palavra de Deus e na administração desta obra. Gratidão a Deus porque Ele é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Foi Deus quem fundou e mantem esta Igreja até hoje. Glória a Deus!


Quando Neemias reconstruiu os muros de Jerusalém em 52 dias, ele chamou aquela construção de grande obra. Se a construção do muro era uma grande obra, quanto mais a construção de um povo que vai para o céu morar eternamente com Deus. Grande Obra porque foi projetada por Deus.

Para a reconstrução do muro e do templo em Jerusalém, destruídos pelos invasores, Deus escolheu homens corajosos e determinados para essa tarefa, sob a liderança de Neemias. O Senhor usou Hanani, irmão de Neemias, para ir a Babilônia compartilhar com seu irmão sobre a situação de Jerusalém. Neemias era o copeiro do Rei. Estava ocupado no seu trabalho diário. Deus escolhe pessoas ocupadas para realização dos seus propósitos. Deus moveu o coração do rei para permitir a viagem de Neemias a Jerusalém. À semelhança do chamado de Neemias, Deus escolheu os jovens Ageo e Leila para o início da IEVY. Familiares e outros jovens e irmãos foram agregados. Com fidelidade, fé e perseverança levaram a frente o trabalho de pregação do Evangelho e ensino da Palavra. A mesma determinação aconteceu com a construção do templo para congregar os que iam crendo e aceitando o Senhor Jesus como seu Salvador. O Pastor Ageo pastoreou a Igreja com fidelidade e amor por 44 anos. Uma coisa ele sabia: que a Igreja não era dele, ele não era o dono da Igreja. Jesus é o Dono da Igreja! Num gesto de desprendimento e grandeza, em janeiro de 2017 passou o cajado para o Pastor Clovis Aparecido Delgado, diferente de muitos que se arrogam à condição de donos do rebanho.


O livro de Atos narra a história da Igreja Primitiva, fundada por Jesus no Pentecoste. A Igreja atravessou os séculos até nós, e seguirá até o seu arrebatamento. Com Adão e Eva, Deus criou a família. Com Abraão e Sara, Deus criou um povo para Ele. Com Moisés, Deus criou uma nação. Com Davi, o Senhor criou um reino, e com a Espírito Santo, Ele criou a Igreja! As portas do inferno não prevalecem contra a Igreja. Quando Jesus disse: Edificarei a minha Igreja”, ali estava o embrião das Igrejas que fossem fundadas até a volta de Cristo. Somos a igreja de Jesus Cristo. Em Antioquia, os discípulos de Jesus foram chamados de Cristãos, pela primeira vez. Nós somos cristãos, temos o cheiro de Cristo, o gosto de Cristo, o DNA de Cristo. Neste contexto, está a IEVY, fruto de avivamento espiritual e um grande desafio. É obra de fé. Mais que construir o templo, o mais importante foi anunciar a Mensagem do Evangelho e cuidar dos convertidos. Valeu a pena. Sabem por que Neemias reconstruiu os muros de Jerusalém, tendo sucesso no seu empreendimento, por que:

1º) NEEMIAS TEVE CERTEZA DO SEU CHAMADO.

Feliz é o Pastor que tem essa certeza de que Deus o chamou e o vocacionou para o ministério de pregação da Palavra e do cuidado do rebanho de Jesus, a Igreja. Paulo bradou: “Eu sei em quem tenho crido. E estou bem certo que Ele é poderoso”.


2º) NEEMIAS REUNIUAO FAMÍLIAS INTEIRAS SEU PROJETO.

Em Neemias 3, há dezenas de vezes a expressão reparou, repararam e edificaram; nomeou famílias para o ajudaram na reconstrução. Deram as mãos e uniram os corações!


3º) NEEMIAS NUNCA DESCUIDOU DA SUA INTIMIDADE COM DEUS.

Em meio a todo trabalho, ele reconhecia que a mão de Deus estava com ele. Neemias orava e levava o povo à dependência de Deus.


Quando Neemias se sentiu desafiado para reconstruir os muros de Jerusalém, os inimigos apareceram para fazê-lo desanimar e desistir. Sua reação foi “Estou fazendo uma grande obra!”. A obra da IEVY tem começo, meio e fim. Há muitas obras inacabadas por aí. Pessoas que desistem dos seus sonhos, projetos e, principalmente, da obediência ao chamado de Deus.

Estamos vivendo um tempo diferente de tudo que já passamos. O mundo está mergulhado na mais profunda crise de saúde com essa peste que vem ceifando as vidas. A Igreja também sofre com isso, mas não pode desistir de crer e esperar em Deus! Esse Corona vírus letal trouxe medo e pânico para o mundo. O povo está traumatizado. A pandemia está deixando muitos malefícios à humanidade. Milhões de pessoas sofrem sequelas.

Jesus falou com a igreja de Filadélfia “Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra.(Ap 3.10). Mas a igreja sofre os prenúncios e as aflições que precedem ao Arrebatamento.


Entre os sinais que se cumpririam nos últimos dias, diz a Bíblia, viria a apostasia. Homens e mulheres apostatando-se da fé, negando sua fé em Jesus, abandonando a comunhão da Igreja. Este mundo ainda não apodreceu por causa da presença da Igreja como sal da terra.

Entre os problemas que a COVID está deixando há uma coisa que nos preocupa: A doença moral chamada desistência. As pessoas estão desistindo da Igreja, da moralidade, da família e da própria da vida, desistindo de Deus! Aumentou o número de suicídios, até entre adolescentes. Após a reabertura dos templos, muitos não voltaram aos cultos e às reuniões de oração. Esperamos que ainda voltem depois dessa praga. Muitos se acostumaram longe da Igreja no ON LINE. É muito perigoso. Um tição tirado do fogo a tendência é apagar-se


Deixo uma palavra de desafio para esta geração que compõe a IEVY: NUNCA DESISTA!

Há registro na história de homens e mulheres que venceram em suas vocações e profissões, porque não desistiram. Quero encorajar você a NUNCA DESISTIR DE JESUS, e também NUNCA DESISTIR da Igreja.

A Bíblia nos ensina a PERSEVERAR. Não podemos retroceder. Há um cântico antigo que diz: “Estou seguindo a Jesus Cristo; deste Caminho eu não desisto; atrás não volto, não volto não!” “Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos” (Hb 10.39). Não somos de desistir.

O sucesso de uma pessoa nasce de três coisas principais: Desejo, determinação e ação. Nem Deus faz alguma coisa se você não quiser. Até a nossa salvação depende de querermos aceitar ou não a Jesus como Salvador. O coração só tem maçaneta por dentro. Deus não arromba a porta do coração de ninguém! Não desistam queridos. Tirem seus sonhos da gaveta hoje. Nascemos para ser cabeça e não cauda. Nascemos para a vitória e não para a derrota. Nascemos para vencer.

Quem tem Jesus em sua vida sabe qual é o seu lugar no Corpo de Cristo; ninguém vai ocupar o espaço que é seu no Corpo de Cristo. Ninguém vai apagar a sua luz. Ninguém anula as bênçãos que são suas. Temos tudo para NÃO DESISTIR.

O mundo está com medo do vírus. O povo está traumatizado. A pandemia está deixando milhões de pessoas sofrendo; muitas sofrerão as sequelas do vírus.

Salomão disse: “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.” (Pv 24.10).

Deus não desistiu de Adão e Eva quando O desobedeceram. Deus não desistiu de Abraão e Sara quando se precipitaram. Deus não desistiu de Moisés quando fugiu para o deserto de Midiã. Deus não desistiu de Davi quando adulterou com mulher de Urias. Jesus não desistiu dos seus discípulos quando O abandonaram e O largaram sozinho do Jardim do Getsêmani. Jesus não desistiu de Pedro mesmo após tê-lo negado por três vezes.

POR QUE NÃO PODEMOS DESISTIR DE JESUS? PORQUE JESUS NUNCA DESISTIU DE NÓS!

Que Deus assim nos abençoe.

Pr. Nilton Tuller


NOTA: Esta Pastoral é baseada na mensagem pregada na IEVY pelo Pr. Nilton Tuller, da Igreja Evangélica MOLIVI, de Maringá, PR, no domingo passado, 16.5.21.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A ORIGEM DA IGREJA E O SEU PROPÓSITO

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer

PRINCÍPIOS PARA UMA VIDA ABENÇOADA POR DEUS

“Um dia ela (a escrava adolescente) disse à sua senhora: "Se o meu senhor Naamã procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra"... “Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: "Vá e

UMA IGREJA DE MÃOS DADAS E CORAÇÕES UNIDOS

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que c