top of page
  • IEVY

VAMOS ATRAVESSAR PARA O OUTRO LADO

Atualizado: 12 de abr. de 2019


“Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: "vamos atravessar para o outro lado". (Marcos 4.35)

Ao ler esta passagem bíblica e, mais precisamente, este versículo, fico pensando nas implicações que ele possivelmente possa ter. É, no mínimo, um convite para uma mudança de posição. Ir para o outro lado é deixar o espaço conhecido para ir ao encontro de algo que, talvez, possa ser novo.

Creio que a maioria de nós, com exceção de alguns poucos “aventureiros”, não gostamos de experimentar o novo. Certamente preferimos o conhecido ou aquilo que chamamos de “zona de conforto”.

Logo no início do capítulo 4, podemos perceber o cenário que Jesus e Seus discípulos desfrutavam. Eles estavam, aparentemente, em uma situação bem tranquila, pois Jesus estava assentado junto ao lago da Galileia ensinando a multidão.

Ao lermos o capítulo, percebemos que o número de pessoas era grande, uma multidão. E devido à grande aglomeração de ouvintes, Jesus entra em um barco, certamente para afastar-se um pouco e ter maior comodidade para expor os seus ensinamentos.

Jesus ensinava por meio de parábolas. Ali, teve a oportunidade de ensinar algumas delas. Logo no final da tarde, Jesus faz o convite aos Seus discípulos, registrado no verso 35, dizendo: “vamos para o outro lado”.

Olhando e estudando este texto, tirei para a minha vida três verdades e gostaria de compartilhá-las com você.

1. JESUS FEZ UM CONVITE

Jesus sempre está nos convidando para alguma coisa, e sempre é para que, de alguma maneira, venhamos a ser um instrumento de bênçãos.

2. JESUS SEMPRE TEM UM PROPÓSITO

Notamos que havia outra realidade do outro lado do lago. Essa realidade moveu Jesus a desafiar Seus discípulos a fazerem a travessia.

3. MUDAR A POSIÇÃO SIGNIFICA ENFRENTAR O NOVO COM SEUS PERIGOS E DESAFIOS

O texto mostra que eles enfrentaram uma grande luta. Houve um forte vendaval na travessia. As condições de navegação não eram muito favoráveis.

Jesus e os Seus discípulos haviam passado o dia todo ministrando e ensinando, como mostra o cap. 4. Era noite e, provavelmente, os discípulos preferiam descansar; mas Jesus deu uma ordem: Jesus os convidou a passarem para o outro lado do lago.

Queridos, em nossa vida não é diferente. Há momentos em que o Senhor nos diz: "vamos atravessar para o outro lado", ou seja, “deixa o que está fazendo e faça o que eu digo para você fazer.”. “Deixe sua zona de conforto e vá ao encontro do desconhecido.”. “Seja uma bênção do outro lado!”.

Jesus sempre tem um propósito quando nos ordena ou nos convida para fazer algo diferente do que estamos fazendo.

Atravessar para o outro lado do lago pode significar coisas diferentes para cada um de nós hoje. Por exemplo: pode significar comprometer-se mais com Deus; ou abandonar uma relação que está afetando sua vida espiritual; ou ter uma busca de uma maior consagração (oração, jejum, estudo); ou para deixar de ser mais um na multidão, mas se tornar um instrumento usado por Deus.

Jesus ao fazer o convite ou ordenar que fossem para o outro lado, conhecia a realidade que os esperava.

Ele estava interessado em chegar do outro lado para resgatar a vida de um homem que estava em situação crítica nas mãos do diabo. Havia um homem da região de Gadara cuja situação era a seguinte: ele estava endemoninhado; vivia nos sepulcros; estava totalmente fora de controle e andava gritando e se ferindo com pedras.

Este era o outro lado que Jesus queria chegar e libertar aquele homem.

O motivo de Jesus em ir para o outro lado era, também, além de libertar o gadaremo, que os Seus discípulos vissem o que pode acontecer quando obedecemos e atendemos à orientação de Jesus.

Ir para o outro lado significa ser bênção na vida de alguém.

Diante desta reflexão, eu pergunto a você: o que há do outro lado hoje? Por que Jesus deseja que passemos para o outro lado?

O outro lado significa uma situação a ser enfrentada e a possibilidade de sermos bênçãos.

Muitas vezes, o outro lado significa encontrar a deterioração na estrutura familiar; divórcio; filhos desamparados; abuso doméstico; o suicídio, que tem aumentado assustadoramente; corrupção; as drogas destruindo nossos jovens.

Jesus chama a mim, a você, a nós como igreja para trabalhar, para sarar este mundo. Somos o sal da terra e a luz do mundo.

É por isso que o Senhor nos chama para atravessarmos para o outro lado e sararmos o mundo.

Queridos, como igreja não podemos estar alheios à situação do mundo.

Certamente, os ventos podem ser bem fortes, mas sabemos que muito mais forte é Aquele que está conosco no barco e nos desafia a irmos para o outro lado.

O texto nos mostra que, antes de chegarem do outro lado, eles enfrentaram uma tempestade, forte vendaval, mas Jesus estava ali com eles, e repreendeu aquela tempestade.

Queridos, o inimigo pode se levantar para que você não chegue do outro lado, mas “as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Senhor” .

Jesus nos faz o mesmo convite hoje, e precisamos ser uma igreja disposta a passar para o outro lado. Com Jesus no controle, podemos chegar ao outro lado. Sempre haverá um Gadareno que continua preso e se ferindo, possesso pelo diabo.

Sempre haverá uma tempestade tentando nos impedir de chegarmos do outro lado, mas sempre haverá Jesus nos convidando para irmos, com Ele, do outro lado e sermos bênçãos a tantos necessitados.

Que o Senhor nos ajude e que eu e você, como IEVY, possamos sempre responder a este convite de forma positiva.

Que Deus nos abençoe.

Pr. Clóvis Aparecido Delgado

NOTA: Mensagem pregada no culto do domingo, da manhã de 23.12.18.


7.663 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

“EBENÉZER: ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR”

“Então Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou EBENÉZER, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12) O propósito da republicação desta Pastoral é celebrar nossa gra

bottom of page