top of page

NÃO DESISTA JAMAIS!

Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês" (Neemias 6.3).

Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos.” (Hebreus 10.39).


Recebi o convite para lhes transmitir a mensagem hoje. Com mais de 56 anos no ministério pastoral, confesso que tremi diante da responsabilidade de fazê-lo. No entanto, a amizade e o carinho que essa Igreja sempre demonstrou por mim me justificaram aceitar ao convite de pregar hoje. Para mim é uma honra festejar com vocês os 49 anos da IEVY. Acompanho o desenvolvimento desta igreja desde os primeiros dias.

É dia de REFLEXÃO porque, ao olhar para trás, lembramos-nos de quantas bênçãos que Deus deu a vocês! Quantas conversões! Quantos batismos! Quantas vidas restauradas! Quantos lares refeitos! Quantas pessoas curadas! Quantos cultos abençoados, casamentos, celebrações etc.

Ao refletirmos sobre a história da IEVY, temos que bradar: “EBENÉZER! Até aqui nos ajudou o SENHOR!”. Se a bíblia dissesse “O Senhor nos ajudou até aqui”, e daqui para frente vocês se virem, não seria verdade. Mas a Bíblia diz: “Até aqui nos ajudou o Senhor!”, porque fala de continuidade. Deus continuará a nos abençoar.

(1) Até aqui no sentido de circunstâncias. As atuais circunstâncias são difíceis; esta pandemia assusta o mundo e estes dias são de incertezas.

(2) Até aqui no sentido de lugar. Até aqui neste endereço, a semente do Evangelho simples foi semeada. Aqui a semente lançada pela igreja germinou, cresceu, deu e está dando frutos.

(3) Até aqui no sentido de tempo. Até hoje, até 2021, Deus tem sido Fiel. Estamos alegres.

É dia de GRATIDÃO. Gratidão à liderança da Igreja e auxiliares, que, nas mãos do Senhor, foram os escolhidos para iniciar essa obra e levá-la avante, com zelo e coragem. Gratidão aos pioneiros irmãos e irmãs; alguns deles ainda vivem, e outros que já estão com o Senhor. Eles não mediram esforços para o bom combate de cada dia. Gratidão aos obreiros que ajudaram a liderança na pregação da Palavra de Deus e na administração desta obra. Gratidão a Deus porque Ele é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Foi Deus quem fundou e mantem esta Igreja até hoje. Glória a Deus!


Quando Neemias reconstruiu os muros de Jerusalém em 52 dias, ele chamou aquela construção de grande obra. Se a construção do muro era uma grande obra, quanto mais a construção de um povo que vai para o céu morar eternamente com Deus. Grande Obra porque foi projetada por Deus.

Para a reconstrução do muro e do templo em Jerusalém, destruídos pelos invasores, Deus escolheu homens corajosos e determinados para essa tarefa, sob a liderança de Neemias. O Senhor usou Hanani, irmão de Neemias, para ir a Babilônia compartilhar com seu irmão sobre a situação de Jerusalém. Neemias era o copeiro do Rei. Estava ocupado no seu trabalho diário. Deus escolhe pessoas ocupadas para realização dos seus propósitos. Deus moveu o coração do rei para permitir a viagem de Neemias a Jerusalém. À semelhança do chamado de Neemias, Deus escolheu os jovens Ageo e Leila para o início da IEVY. Familiares e outros jovens e irmãos foram agregados. Com fidelidade, fé e perseverança levaram a frente o trabalho de pregação do Evangelho e ensino da Palavra. A mesma determinação aconteceu com a construção do templo para congregar os que iam crendo e aceitando o Senhor Jesus como seu Salvador. O Pastor Ageo pastoreou a Igreja com fidelidade e amor por 44 anos. Uma coisa ele sabia: que a Igreja não era dele, ele não era o dono da Igreja. Jesus é o Dono da Igreja! Num gesto de desprendimento e grandeza, em janeiro de 2017 passou o cajado para o Pastor Clovis Aparecido Delgado, diferente de muitos que se arrogam à condição de donos do rebanho.


O livro de Atos narra a história da Igreja Primitiva, fundada por Jesus no Pentecoste. A Igreja atravessou os séculos até nós, e seguirá até o seu arrebatamento. Com Adão e Eva, Deus criou a família. Com Abraão e Sara, Deus criou um povo para Ele. Com Moisés, Deus criou uma nação. Com Davi, o Senhor criou um reino, e com a Espírito Santo, Ele criou a Igreja! As portas do inferno não prevalecem contra a Igreja. Quando Jesus disse: Edificarei a minha Igreja”, ali estava o embrião das Igrejas que fossem fundadas até a volta de Cristo. Somos a igreja de Jesus Cristo. Em Antioquia, os discípulos de Jesus foram chamados de Cristãos, pela primeira vez. Nós somos cristãos, temos o cheiro de Cristo, o gosto de Cristo, o DNA de Cristo. Neste contexto, está a IEVY, fruto de avivamento espiritual e um grande desafio. É obra de fé. Mais que construir o templo, o mais importante foi anunciar a Mensagem do Evangelho e cuidar dos convertidos. Valeu a pena. Sabem por que Neemias reconstruiu os muros de Jerusalém, tendo sucesso no seu empreendimento, por que:

1º) NEEMIAS TEVE CERTEZA DO SEU CHAMADO.

Feliz é o Pastor que tem essa certeza de que Deus o chamou e o vocacionou para o ministério de pregação da Palavra e do cuidado do rebanho de Jesus, a Igreja. Paulo bradou: “Eu sei em quem tenho crido. E estou bem certo que Ele é poderoso”.


2º) NEEMIAS REUNIUAO FAMÍLIAS INTEIRAS SEU PROJETO.

Em Neemias 3, há dezenas de vezes a expressão reparou, repararam e edificaram; nomeou famílias para o ajudaram na reconstrução. Deram as mãos e uniram os corações!


3º) NEEMIAS NUNCA DESCUIDOU DA SUA INTIMIDADE COM DEUS.

Em meio a todo trabalho, ele reconhecia que a mão de Deus estava com ele. Neemias orava e levava o povo à dependência de Deus.


Quando Neemias se sentiu desafiado para reconstruir os muros de Jerusalém, os inimigos apareceram para fazê-lo desanimar e desistir. Sua reação foi “Estou fazendo uma grande obra!”. A obra da IEVY tem começo, meio e fim. Há muitas obras inacabadas por aí. Pessoas que desistem dos seus sonhos, projetos e, principalmente, da obediência ao chamado de Deus.

Estamos vivendo um tempo diferente de tudo que já passamos. O mundo está mergulhado na mais profunda crise de saúde com essa peste que vem ceifando as vidas. A Igreja também sofre com isso, mas não pode desistir de crer e esperar em Deus! Esse Corona vírus letal trouxe medo e pânico para o mundo. O povo está traumatizado. A pandemia está deixando muitos malefícios à humanidade. Milhões de pessoas sofrem sequelas.

Jesus falou com a igreja de Filadélfia “Visto que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra.(Ap 3.10). Mas a igreja sofre os prenúncios e as aflições que precedem ao Arrebatamento.


Entre os sinais que se cumpririam nos últimos dias, diz a Bíblia, viria a apostasia. Homens e mulheres apostatando-se da fé, negando sua fé em Jesus, abandonando a comunhão da Igreja. Este mundo ainda não apodreceu por causa da presença da Igreja como sal da terra.

Entre os problemas que a COVID está deixando há uma coisa que nos preocupa: A doença moral chamada desistência. As pessoas estão desistindo da Igreja, da moralidade, da família e da própria da vida, desistindo de Deus! Aumentou o número de suicídios, até entre adolescentes. Após a reabertura dos templos, muitos não voltaram aos cultos e às reuniões de oração. Esperamos que ainda voltem depois dessa praga. Muitos se acostumaram longe da Igreja no ON LINE. É muito perigoso. Um tição tirado do fogo a tendência é apagar-se


Deixo uma palavra de desafio para esta geração que compõe a IEVY: NUNCA DESISTA!

Há registro na história de homens e mulheres que venceram em suas vocações e profissões, porque não desistiram. Quero encorajar você a NUNCA DESISTIR DE JESUS, e também NUNCA DESISTIR da Igreja.

A Bíblia nos ensina a PERSEVERAR. Não podemos retroceder. Há um cântico antigo que diz: “Estou seguindo a Jesus Cristo; deste Caminho eu não desisto; atrás não volto, não volto não!” “Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos” (Hb 10.39). Não somos de desistir.

O sucesso de uma pessoa nasce de três coisas principais: Desejo, determinação e ação. Nem Deus faz alguma coisa se você não quiser. Até a nossa salvação depende de querermos aceitar ou não a Jesus como Salvador. O coração só tem maçaneta por dentro. Deus não arromba a porta do coração de ninguém! Não desistam queridos. Tirem seus sonhos da gaveta hoje. Nascemos para ser cabeça e não cauda. Nascemos para a vitória e não para a derrota. Nascemos para vencer.

Quem tem Jesus em sua vida sabe qual é o seu lugar no Corpo de Cristo; ninguém vai ocupar o espaço que é seu no Corpo de Cristo. Ninguém vai apagar a sua luz. Ninguém anula as bênçãos que são suas. Temos tudo para NÃO DESISTIR.

O mundo está com medo do vírus. O povo está traumatizado. A pandemia está deixando milhões de pessoas sofrendo; muitas sofrerão as sequelas do vírus.

Salomão disse: “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.” (Pv 24.10).

Deus não desistiu de Adão e Eva quando O desobedeceram. Deus não desistiu de Abraão e Sara quando se precipitaram. Deus não desistiu de Moisés quando fugiu para o deserto de Midiã. Deus não desistiu de Davi quando adulterou com mulher de Urias. Jesus não desistiu dos seus discípulos quando O abandonaram e O largaram sozinho do Jardim do Getsêmani. Jesus não desistiu de Pedro mesmo após tê-lo negado por três vezes.

POR QUE NÃO PODEMOS DESISTIR DE JESUS? PORQUE JESUS NUNCA DESISTIU DE NÓS!

Que Deus assim nos abençoe.

Pr. Nilton Tuller


NOTA: Esta Pastoral é baseada na mensagem pregada na IEVY pelo Pr. Nilton Tuller, da Igreja Evangélica MOLIVI, de Maringá, PR, no domingo passado, 16.5.21.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page