top of page
  • IEVY

ORAÇÃO, A ALAVANCA QUE MOVE A MÃO DE DEUS!

Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.” (Atos 12.5)

Por esta causa me coloco de joelhos diante do Pai...” (Efésios 3.14)


O propósito desta Pastoral é incentivar a cada irmão a entrar na batalha de oração por avivamento espiritual pessoal, na Igreja e no Brasil. Desafio a cada irmão a refletir seriamente sobre o modo de vida cristã que está vivendo: Deus está satisfeito com minha vida como estou vivendo?

Jesus morreu no dia de preparação para a páscoa. Nesse dia, milhares de cordeiros foram mortos pelos judeus para a Páscoa. A Igreja nasceu no Pentecoste; estava vivendo dias de vitórias e infinitas bênçãos.

Em At 1.14: “Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele.”. Esta reunião durou 10 dias. Em At 2.1 a 4, no 50º dia do Pentecoste: estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados... Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.”. Foram batizados no Espírito Santo!

Eu e Você, a Igreja, precisamos orar mais em casa, nas Células, na Igreja, no trabalho em todo lugar!

Lemos em Ef 3.14 que Paulo tinha uma causa importante e urgente para orar: a firmeza da Igreja na fé e na doutrina do Evangelho de Jesus. Por isso orava. Paulo se colocou de joelhos: “Por esta causa me ponho de joelhos

Para melhor conhecer a Deus, precisamos buscá-LO mais em oração. O crente que ora de verdade sabe que, quanto mais ele ora, mais sente a necessidade de orar.

SEM A ORAÇÃO não há cristianismo; não existe crente cheio do Espírito Santo; não existe poder de Deus na Igreja; não há avivamento; não há conversões; não há milagres na terra. Somos salvos porque alguém orou por nós! Jesus orou por nós! Precisamos buscar em Deus o Poder da Oração.

A oração move a mão de Deus para Deus mudar as situações adversas, perigosas, difíceis. Quando o povo de ora, Deus ouve e atende – 2 Cr 7.14: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.”. Quando a Igreja não ora, Deus não é obrigado a fazer o que a Igreja não pediu.

ABRAÃO orou por Ló e Deus salvou Ló da destruição de Sodoma – Gn 18.22 e 23; JACÓ orou a Deus na luta com o Anjo do Senhor - Gn 32.26; MOISÉS orou por causa do pecado de idolatria dos israelitas - Ex 32.31 e 32: Ah, que grande pecado cometeu este povo! Fizeram para si um deus de ouro. Mas agora, eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se não, risca-me do teu livro que escreveste"; ANA orou com amargura de espírito por ser estéril. – 1 Sm 1.16, 17; Deus ouviu sua oração e lhe deu Samuel - 1Sm 1.26 a 28: Meu senhor, juro por tua vida que eu sou a mulher que esteve aqui a teu lado, orando ao Senhor. Era este menino que eu pedia, e o Senhor concedeu-me o pedido...”; o Rei EZEQUIAS orou quando Isaías lhe transmitiu a sentença de morte. Deus lhe deu mais 15 anos de vida – 2Rs 20.1 a 3; DANIEL orou quando soube se suacondenação à pena de morte e ser devorado pelos leões; Deus fechou a boca dos leões - Dn 6.10, 11, 13; NEEMIAS orou ao receber notícias dos sobreviventes ao cativeiro que ficaram em Jerusalém, e se colocou nas mãos de Deus para a reconstrução dos muros e da cidade de Jerusalém – Ne 1.2 a 4: “Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus.”; JESUS CRISTO orou por nós - Jo 17.9, 20 e 21: Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus... "Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,...”; PAULO orava no templo, na sinagoga, na prisão, na praia, em casas, conforme 1Ts 5.17: “Orai sem cessar” (ERC); os DISCÍPULOS oraram em obediência à ordem de Jesus – Lc 24.49: “Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade (Jerusalém) até serem revestidos do poder do alto". Durante 10 dias, a Igreja orou e o Espírito Santo desceu e os discípulos foram batizados no Espírito Santo. CRENTES DA IGREJA PRIMITIVA – oraram e a casa tremeu e Deus fez milagres – At 4.31: “Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.”.

Os irmãos saídos da IPI oraram intensamente e Deus derramou de Seu Espírito Santo e tem abençoado a Igreja até os dias de hoje. A oração continua sendo nosso recurso poderoso para mover a mão e o coração Deus e obtermos sua resposta.

1. A IEVY ESTÁ PRECISANDO DO DERRAMAR DO ESPÍRITO SANTO COM URGÊNCIA

Há muita gente se afastando das Igrejas, inclusive da IEVY. A Pandemia contribuiu para isso, mas não justifica. Já estamos realizando os cultos presenciais. Todos já fomos vacinados. O desejo da comunhão com os irmãos precisa existir!

Há muita gente desistindo do evangelho, se apostando da fé, buscando os prazeres carnais, ou a felicidade nas coisas materiais. Não levaremos nada deste mundo!

Ficamos sabendo de uma Igreja tradicional antiga na Vila Leopoldina que fechou suas portas; é muito triste.

Há denominações históricas se acabando; há seminários teológicos que formaram pastores e missionários apaixonados pelo Evangelho e hoje ensinam a apostasia.

É hora de a Igreja orar por avivamento da fé, pelo fortalecimento baseado na Palavra de Deus, orar pela própria vida, pela Igreja, pela paz social, pela transformação dos políticos, principalmente dos políticos evangélicos; orar pelo progresso do Brasil para que haja emprego e renda, mas principalmente pela conversão e transformação de vidas.

Quando surgiram os problemas de insatisfação na Igreja na distribuição de alimentos com a reclamação das viúvas de origem grega porque não recebiam alimentos como as viúvas hebreias, levaram o assunto aos apóstolos. Os apóstolos oraram e foram escolhidos sete homens cheios de fé, do Espírito Santo e de sabedoria, que cuidaram especificamente deste assunto. Nasceram os Diáconos – At 6 e 7: “Apresentaram esses homens aos apóstolos, os quais oraram e lhes impuseram as mãos. Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé.”

2. SEM ORAÇÃO, NÃO HÁ AVIVAMENTO

O dicionário Aurélio define: AVIVAR é cobrar ânimo, renovar o vigor, reanimar; tornar mais vivo, mais intenso, mais forte. Deus fez reboliço na Igreja primitiva, em Éfeso, em Antioquia, em Jerusalém, do que Deus fez na Reforma da Igreja com Lutero; nos tempos de João Wesley na Inglaterra, nos tempos de Moody nos EUA, mas queremos aqui também na IEVY.

Nossa experiência foi baseada na oração e volta à Palavra de Deus. Depois de alcançados principalmente com a mensagem “Deus não tem netos; Deus só tem filhos!”, como líderes dos Jovens, realizamos série de Conferências evangelísticas naquela Igreja. Para acontecer a Série de Conferências, precisávamos orar pelo pregador convidado, pelas pessoas que seriam convidadas, pela Igreja... Quando e que hora orar? Para oração não há agenda. Num desafio corajoso, os jovens começaram a orar na 6ª feira, a partir das 23h30, em nossa casa. Era o dia que estávamos mais cansados, após semana de trabalho e de aulas nas escolas.

À medida que as conferências aconteciam e o grupo orava mais e vidas eram salvas e o número de irmãos aumentou nas reuniões de oração... Tivemos oposição de parte da liderança da Igreja, mas o agir de Deus não era só entre nós; não paramos de orar. Não era rebeldia; era forte desejo de mais de Deus! Deus estava fazendo a mesma obra nas várias denominações históricas ou pentecostais em todo o Brasil... Nasceu a IEVY!

Precisamos do fogo de Deus: quantas pessoas apáticas, desesperadas, acovardadas, sem vontade de estar com o povo de Deus, cheios de desculpas para não voltar a frequentar a Igreja!?

Precisamos de avivamento espiritual; precisamos do sopro do Espírito Santo – 2 Cr 7.14: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. Quem não tem sede de Deus, não sente a necessidade de Avivamento; alguma coisa está errada na vida dessa pessoa; precisamos ter sede de Deus, ter o temor de Deus; não sede de dinheiro, de boa casa, de bom apartamento, de beleza pessoal, de bom emprego. Precisamos de Deus!

Precisamos orar para receber poderoso avivamento dos céus sobre a IEVY e particularmente sobre nossa vida.


3. DEUS PODE RESTAURAR O BRASIL ATRAVÉS DA ORAÇÃO DA IGREJA

Precisamos entender e aceitar o poder da oração: Quem muda uma Nação não são os políticos, mas é Deus em resposta à oração da Igreja.

O Pr Enéas Tognini no livro “O Caminho para um Avivamento”, escreveu: “FOI A ORAÇÃO que trouxe Pentecoste; que resultou na cura do coxo da Porta Formosa em Jerusalém; que encorajou Estêvão à fidelidade a Jesus até a morte; que levou Filipe a evangelizar os samaritanos; que levou Saulo a se render a Jesus; que levou Cornélio e sua família a Jesus; que libertou Pedro do cárcere e da morte; que abriu as portas da salvação para os gentios (At 13.1-3); que levou as Igrejas de Jerusalém e Antioquia ao acordo entre a Lei e a Graça, no I Concílio da Igreja, At 15; que transformou Éfeso, do maior centro de idolatria do Império Romano, no maior centro de influência cristã sobre todo o mundo; que livrou Paulo do terrível naufrágio quando viajava para Roma com mais 275 pessoas; que abriu os céus para João na Ilha de Patmos e Deus lhe deu a Revelação, o Apocalipse; do Profeta Elias que fechou os céus para não chover em Israel, e não choveu; e, depois, Elias orou e choveu! de Isaías e do rei Ezequias que liquidou a pretensão do rei Senaqueribe da Assíria; que abriu as janelas do céu trazendo centenas de avivamentos na história em toda a terra.” (pg 82 e 83);

O que aconteceu no Brasil em 1964 você pode não concordar, mas precisa, pelo menos acreditar no que aconteceu: Em meados do ano de 1963, o Comandante do EMFA convidou alguns pastores evangélicos para irem a Brasília e lhes apresentar o problema do Brasil, que estava na iminência de cair nas mãos dos comunistas. Entre estes pastores, estava o saudoso Pr Enéas Tognini, que já havia sido batizado no Espírito Santo, em 1958, e estava pregando sobre avivamento e Batismo no Espírito Santo pelo Brasil inteiro. Os pastores pediram tempo para dar a resposta dos evangélicos.

Após a renúncia do Presidente Jânio Quadros, o Brasil entrou em crise. Desde o início de 1963, o Brasil estava mergulhado numa crise institucional e política. O Presidente da República então era João Goulart: Guerrilhas, greves, desordens, crimes de toda ordem estavam acontecendo. Os crentes avivados no Brasil se posicionaram. A Igreja em todo o Brasil foi convocada a orar pelo Brasil e, assim, em 15.11.1963, aconteceu o 1º Dia Nacional de Jejum e Oração pelo Brasil, pela Igreja brasileira, pelas autoridades que durou dezenas de anos. A resposta dos pastores para as autoridades do Brasil foi que tinham convocado a Igreja evangélica brasileira para Jejuar e Orar pelo Brasil; e que continuariam orando pelo Brasil! Deus ouviu as orações da Igreja brasileira; em 31.3.1964, houve a tomada do poder pelos militares, que governaram o Brasil por 20 anos, e salvaram o Brasil de cair nas mãos dos comunistas.

A IEVY participou durante dezenas de anos do DNJO a partir de 15.11.1972, o 1º ano do nascimento da Igreja.

Precisamos orar pelo Brasil: para cessar essa crise e o conflito entre os poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário). Jesus disse que “Casa dividida não subsiste...”. Que as autoridades reconheçam a soberania de Deus. FELIZ é a Nação cujo Deus é o Senhor.

Precisamos de quebrantamento na Igreja, que clame a Deus para que Ele mude a situação do Brasil; a oração aciona o braço de Deus; quando a Igreja ora, Deus muda as circunstâncias.


4. QUANDO A IGREJA ORA INTENSAMENTE, DEUS AGE E O INIMIGO FOGE

O rei Ezequias reinava em Israel. O País foi atacado pelo maior exército da época, da Assíria, com 185 mil soldados, mais que a população de Jerusalém: o rei da Assíria mandou recado para Ezequias para que se rendesse: “Deus nenhum pode livrá-lo de minhas mãos...”. Ezequias orou e um anjo lhe apareceu e lhe disse a batalha era do Senhor: Deus matou os 185 mil soldados assírios em volta de Jerusalém.

Ezequias enfrentou enfermidade; os médicos não puderam curá-lo. Palavra do Senhor pelo profeta Isaías: “Poe em ordem a tua casa porque morrerás e não viverás”; Ezequias orou e Deus lhe deu mais 15 anos.

Em At 12, Herodes tinha matado Tiago, irmão de João. Pedro estava preso e seria morto também. A Igreja estava em oração. Deus mandou um anjo à prisão para tirar Pedro de lá... O que o homem não pode fazer, Deus faz em resposta à oração.


5. A ORAÇÃO NOS CAPACITA A ENFRENTAR OS DRAMAS DA VIDA

Sl 50: “Invoca-me no dia da angústia, eu te livrarei e tu me glorificarás;” Qual é a angustia que você tem que depende de milagre?

Davi chegou a Ziclague com seus companheiros: cidade estava queimada e esposas e filhos e bens foram levados pelos amalequitas... Seus homens quiseram apedrejar Davi. Ele orou e Deus mandou que Davi reagisse: “Tudo que o inimigo tomou, você trará de volta...”. Davi recuperou tudo e todos.


Concluindo, leitores, JESUS: no Getsêmani, ao ficar apenas com Pedro, Tiago e João, entrou em batalha de oração pela humanidade, orou, chorou. Jesus enfrentou os inimigos; foi preso, espancado, cuspido. Obrigado a carregar a cruz e atravessou a cidade de Jerusalém. Quando oramos Deus muda tudo: Deus dá a vitória.

Como, quando e por que orar? COMO: Com humildade, arrependimento e confissão de pecados, intercessão, gratidão a Deus. QUANDO: Diariamente, sempre, em todas as circunstâncias, sejam pessoais, familiares, da Igreja, do trabalho, dos negócios, do País. POR QUE: Porque Deus é o Criador, soberano, Santo, Infinito e Todo-Poderoso, Pai de amor e misericórdia; nós somos criaturas, finitas, pecadoras e dependemos da Graça e da misericórdia de Deus.

Você está disposto ou disposta a assumir compromisso de oração desta forma?

Que Deus assim nos abençoe,

Pr. Ageo Silva


NOTA: Mensagem pregada na IEVY no culto de 3.10.21.

483 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page