• IEVY

OS SONHOS DE DEUS | Pr. Hélio Veríssimo

José disse a seus irmãos: “Ouçam o sonho que tive” (Gênesis 37.6)


José foi um jovem que, aos 17 anos de idade, teve os sonhos de Deus. Por causa desses sonhos, sua vida deu uma reviravolta. Depois de acontecimentos ruins em sua vida, como traição, calúnia, tentação, abandono e ser preso injustamente, aos 30 anos se tornou governador do Egito e foi o redentor da sua família.

As adversidades frustram a realização dos sonhos, como problemas, tentações, as decepções e as dificuldades que aparecem na vida. Podemos aprender muito com José sobre princípios, valores e atitudes enquanto o sonho não é concretizado:

1. CONFIANÇA TOTAL EM DEUS

José sempre se manteve firme em sua fé em Deus. Os princípios e valores estavam guardados em seu coração. Ele declarava a todas as pessoas que Deus dirigia e governava seus passos. Diante da tentação da mulher de Potifar, Chefe da Guarda de Faraó, existia temor: “Não posso pecar contra Deus.” (Gn 39.9). Diante de Faraó existia a dependência de Deus: “Isso não depende de mim, mas Deus dará ao Faraó uma resposta favorável.” (Gn 41.16). Diante de seus irmãos, ele diz quatro vezes: “Deus me enviou adiante de vocês; Deus me enviou a frente de vocês; não foram vocês que me mandaram para cá, e sim o próprio Deus; Deus me fez senhor de todo o Egito.” (Gn 45.5-9).

Essa confiança é revelada em tempos de adversidades. À medida que as experiências surgem, a confiança em Deus aumenta. Foi assim com os profetas. Foi assim com os discípulos de Jesus. É assim conosco também. Mesmo que o sonho esteja demorando, precisamos confiar que a nossa vida está nas mãos de Deus. “Confie no Senhor de todo o teu coração e não se apoie em seu próprio entendimento.” (Pv 3.5).

2. CONTINUE TRABALHANDO PARA O SENHOR

Enquanto o sonho não se realizava, José continuava trabalhando com excelência. Foi ótimo escravo, excelente administrador, mordomo fiel, e governador íntegro. Trabalhou intensamente até ver sua família salva da fome e protegida da morte. Os nossos sonhos só serão concretizados se estiverem alinhados com os de Deus. Infelizmente, muitas pessoas foram chamadas por Deus, sonharam em servir em alguma coisa e, por causa de frustração ou decepção, estacionaram nos propósitos de Deus. Ele está nos chamando para alinhar os sonhos Dele com os nossos. Se cuidarmos das coisas do Reino