• IEVY

OS VALES SÃO MOMENTÂNEOS | Pr. Clóvis Delgado

Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas”. (Salmo 84.6)


Encontramos neste salmo muitos motivos de louvar a Deus. Foram apresentados pelo salmista enquanto relatava sua experiência de peregrinação. A Palavra do Senhor é viva e atual. É para os nossos dias. Como o salmista, temos motivos de louvar ao Senhor na nossa peregrinação pela terra.

Esta Pastoral baseia-se na sequência da mensagem sobre o Salmo 84. No domingo 8 de março, preguei baseado na primeira parte do Salmo, vs.1 a 4. No domingo 29 de março, eu me baseio a mensagem nos vs.5 a 8.

Nos vs.1 a 4, o salmista fala de seu desejo íntimo de estar na presença do Deus. Nos vs.5 a 8, afirmo que os vales, embora difíceis de atravessar, não são duradouros.

É o relato do salmista sobre sua experiência da busca na presença do Senhor, da dificuldade do caminho. Dali retirou a força para continuar sua peregrinação e chegar ao local desejado. Ele mostra este caminho de peregrinação até a presença de Deus.

Um dos aspectos da caminhada de quem busca a Deus verdadeiramente é a felicidade de estar indo ao encontro com o Eterno. No v.5, ele expressa: “Como são felizes os que são peregrinos de coração”. O salmista reconhece a alegria e a felicidade dos que iam até Jerusalém para prestar culto ao Senhor.

Essa mesma felicidade precisa estar no meu e no seu coração quando cultuamos a Deus, o Senhor.

Independentemente se hoje estamos congregando presencialmente ou pela Internet, o que importa é a busca pelo Eterno. Não é o local físico que define nosso culto, mas sim o coração peregrino que vai a busca do Pai. Devemos fazer isso com o coração tranquilo de que é Ele quem nos chama para esse encontro e que Ele está no controle de todas as coisas. Nós também como peregrinos, temos como proposito desfrutar da comunhão diária e constante com Deus.

Nesta peregrinação em direção a Deus, nosso coração precisa estar voltado inteiramente para esse propósito e com a certeza de que Ele nos espera nesse encontro de bênção.

Quando estamos nesta peregri