QUANDO DEUS NOS CHAMA PARA PERTO DELE | Pr. Elbem Sardinha

E prosseguiu o Senhor: "Há aqui um lugar perto de mim, onde você ficará em cima de uma rocha” (Êxodo 33.21)·.

Um dos aspectos mais importantes na vida do ser humano é a segurança.

Segurança não é somente pelo que vivemos hoje, os perigos nas grandes cidades e no mundo todo. Segurança está relacionada com o bem estar, com a tranquilidade, com a felicidade, com a paz de espírito.

Lembro-me de um fato da minha infância. De vez em quando, eu ia pescar com meu tio. Eu me sentia em segurança por estar cuidado por ele.

Atualmente vivemos o contexto da Pandemia do Corona vírus. Parece que não existe mais lugar tão seguro como estar numa cidade pequena do interior. Ás vezes pode ser pior pela falta de hospitais. Isto pode ser problema sério. A nossa segurança está em Deus e na presença de Deus em nós.

Sabemos que, antes da queda de Adão e Eva, eles eram privilegiados em gozar da comunhão íntima com o Criador, Deus. Diariamente, Deus passeava no jardim do Éden pela viração do dia. Adão e Eva desfrutavam da comunhão com Deus. Ao caírem em pecado, Adão e Eva foram separados da comunhão com Deus. O pecado afastou o homem de Deus. Somente por meio de Cristo é que a comunhão foi restaurada.

O contexto de Êxodo 33 nos fala do momento difícil para Moisés. Deus estava aborrecido com o povo por causa de sua idolatria e rebeldia. Deus dissera que não subiria mais com o povo para a terra prometida. Na demora da volta de Moisés do alto do Monte Horebe, Arão atendeu ao povo e fez o bezerro de ouro, ao qual o povo passou a adorar como deus - Ex 32.1 a 4: “O povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte, juntou-se ao redor de Arão e lhe disse: "Venha, faça para nós deuses que nos conduzam, pois a esse Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu". Respondeu-lhes Arão: "Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, de seus filhos e de suas filhas e tragam-nos a mim". Todos tiraram os seus brincos de ouro e os levaram a Arão. Ele os recebeu e os fundiu, transformando tudo num ídolo, que modelou com uma ferramenta própria, dando-lhe a forma de um bezerro. Então disseram: "Eis aí os seus deuses, ó Israel, que tiraram vocês do Egito!". Deus diz que enviaria o anjo junto com eles. Moisés disse que não era suficiente o anjo ir com eles. Moises queria a presença real de Deus. Então Deus concordou em ir com o povo. Moisés quis mais de Deus. Ele pediu para ver a glória de Deus, mas Deus disse que isso não seria possível, pois homem algum viu o seu rosto. Neste contexto Deus o chamou para perto de Si. Deus o colocou na fenda de uma rocha, e o cobriu com Sua mão para protegê-lo, quando a gloria de Deus passava por ele (Ex 33.18 a 23).

Deus convida o homem a estar com Ele. Alguns exemplos:

Deus fez pacto com Abraão - Gn 12.1-3: “Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados". Deus fez promessas para Josué na liderança do povo de Israel à terra prometida - Js 1.1-3: “Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés: "Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.”. Deus chamou Samuel para estar junto Dele para ser profeta em Israel e orientar o povo - 1 Sm 3.1-3, 10, 19-21: O menino Samuel ministrava perante o Senhor, sob a direção de Eli; naqueles dias raramente o Senhor falava, e as visões não eram frequentes. Certa noite, Eli, cujos olhos estavam ficando tão fracos que já não conseguia mais enxergar, estava deitado em seu lugar de costume. A lâmpada de Deus ainda não havia se apagado, e Samuel estava deitado no santuário do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus.” (...) “O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: "Samuel, Samuel! " Então Samuel disse: "Fala, pois o teu servo está ouvindo" (...) “O Senhor estava com Samuel enquanto este crescia, e fazia com que todas as suas palavras se cumprissem. Todo o Israel, de Dã até Berseba, reconhecia que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor. O Senhor continuou aparecendo em Siló, onde havia se revelado a Samuel por meio de sua palavra.” Deus chama você hoje para estar junto Dele. Jesus prometeu trocar o nosso fardo pesado que carregamos por um leve -

Mt 11.26 a 28: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

O que acontece quando aceitamos esse convite para nos achegarmos mais junto de Deus?

Primeiro, sentimos Sua bondade e Misericórdia. Deus é bondoso e misericordioso. Em toda a Bíblia encontramos marcas de Sua misericórdia e bondade. Em Lm 3.22, lemos que as misericórdias do Senhor são a causa de não somos consumidos. ]

Segundo, contemplamos a Sua glória e bondade em total segurança. A glória de Deus é a Sua presença e a perfeição. É a expressão de Sua santidade e caráter.

O convite feito a Moisés é feito hoje a você. Podemos ter acesso ao Pai por meio de Jesus Cristo. A glória de Deus em nossa vida é manifesta através de Jesus e podemos expressá-la sendo “o bom perfume de Cristo” para outras pessoas.

É manifesta quando me torno um intercessor pela vida de meu irmão. É manifesta toda vez que me torno instrumento abençoador para aquele que necessita. Que possamos estar junto do Pai, bem perto Dele.

Que o Senhor te abençoe ricamente.

No amor do Mestre,

Pr. Elbem Sardinha.


NOTA: Mensagem pregada no culto da manhã no domingo 21.3.21, na IEVY.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NOSSA DÍVIDA COM DEUS JÁ FOI PAGA | Pr. Ageo Silva

“Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou (deu nova vida) juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida

COMO ENFRENTAR NOSSAS BATALHAS! | Pr. Helinho

“Não tenha medo, aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles.” (2 Reis 6: 8-23 -v16) Vivemos numa verdadeira batalha em vários sentidos da vida. Além da batalha espiritual, temos que lida

DIGA NÃO À ANSIEDADE! | Miss. Margaridinha

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo,

IEVY | IGREJA EVANGÉLICA DE VILA YARA

R. Benedito Américo de Oliveira, 36

Vila Yara, Osasco - SP - CEP 06028-080

CNPJ: 47.357.454/0001-88

CONTATO

contato@ievy.org.br


Tel: (11) 3682-1484

NOSSOS CULTOS:​

Quinta-feira - 20h
Domingo - 10h30 / 19h

REDES SOCIAIS

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LOGOWHATS

2020 | IEVY | IGREJA EVANGÉLICA DE VILA YARA