top of page
  • IEVY

TODOS PRECISAM NASCER DE NOVO

Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". (João 3.3)



O propósito desta Pastoral é afirmar a todos que ter religião, ser membro de igreja evangélica, frequentar uma Igreja, ser honesto e ter vida correta NÃO SALVA NINGUEM da condenação eterna! Só JESUS CRISTO SALVA o pecador da condenação eterna através do NOVO NASCIMENTO!

Você poderá estar pensando: falar de Novo Nascimento?! Quero mensagem nova! Isso é o be-a-bá da Salvação! É verdade! Mas é essa mensagem simples e verdadeira que é a base de nossa fé, que nós estamos escondendo, ocultando, omitindo e deixando de transmitir aos perdidos...

Nesses dois anos de Pandemia por causa do coronavírus as estatísticas afirmavam até 3.12.21 que o coronavírus já deixou 264.304.501 contaminados e 5.237.087 mortos no mundo todo. Só no Brasil são 22.118.782 contaminados e 615.179 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

Quantos desses 615.179 mortos no Brasil estavam realmente salvos e foram para o céu? Quantos desses 615.179 mortos no Brasil estavam sem a Salvação em Jesus e por isso foram para o inferno? Para quantos desses 615.179 mortos no Brasil tivemos a oportunidade de lhes falar da Salvação em Jesus Cristo, para mudarem seu destino eterno e não falamos, nos omitimos, ficamos calados?! A Bíblia diz em Ez 33.8: Quando eu disser ao ímpio que é certo que ele morrerá, e você não falar para dissuadi-lo de seus caminhos, aquele ímpio morrerá por sua iniqüidade, mas eu considerarei você responsável pela morte dele.É muito sério!

Há 43 anos nasceu no interior da Inglaterra o primeiro bebê de proveta do mundo. Em 25 de julho de 1978, Louise Joy Brown nasceu e foi recebida com grande felicidade por seus pais, Lesley e John Brown, que tentavam ter um filho havia mais de 9 anos. O seu nascimento causou grande alvoroço e inúmeras manchetes foram veiculadas em jornais impressos e telejornais de todo o mundo. Os questionamentos giravam em torno da bioética e também do aspecto legal da técnica de fertilização in vitro utilizada pelos pesquisadores. Você já pensou se, nos anos 70, existisse a Internet com as redes sociais como hoje em dia?!

Há muitas pessoas que são ou parecem ser “crentes gerados artificialmente” e não espiritualmente. Tentam criar ou inventar novos processos de geração espiritual fora do Plano Eterno de Deus para a Salvação do homem pecador, tornando-se em verdadeiras “provetas humanas”. Desprezam o Plano Redenção que se resume em “sem derramamento de sangue não há perdão / remissão de pecados” – Hb 9.22, e tentam meios que não levam à Salvação. Tentam através da religiosidade, de usos e costumes sociais, morais e religiosos, das boas obras, do bom caráter, da honestidade, do purgatório, das idolatrias, das falsas doutrinas, da reencarnação, dos crentes em homens, dos que têm sua própria filosofia, dos que têm sua própria religião etc.


Nicodemos era um fariseu sincero, defensor zeloso da Lei de Moisés, religioso e autoridade entre os judeus. A “fama” de Jesus ou seus atos milagrosos estavam saindo da esfera popular e chegando às elites religiosas em Israel, entre os fariseus. Nicodemos procurou Jesus à noite porque sua posição de líder religioso ficaria comprometida se procurasse Jesus durante o dia. Nicodemos poderia ser identificado pela multidão e o comentário negativo chegaria até o Sumo Sacerdote... Complicaria a vida de Nicodemos política e religiosamente.

Nicodemos já tinha boas informações sobre Jesus: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele" (v.2). Em resposta, Jesus foi direto ao ponto “x” da questão: “É necessário nascer de novo”! (v.3).

Novo Nascimento é nascer de novo; é gerar novamente; é Regeneração!

1. O QUE É REGENERAÇÃO?

É “gerar novamente”, ou re + generare. Significa a morte da velha natureza humana na mente corrompida pelo pecado, para sua recuperação - Rm 8.6 a 8: A mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.”. Ninguem pode entrar no céu se não passar pelo Novo Nascimento! É imprescindível! É condição “sine qua non” para o ser humano entrar no Reino de Deus, restabelecer a comunhão com Deus, rompida pelo pecado: “Em resposta, Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo.” (Jo 3.3).

2. QUEM FAZ A REGENERAÇÃO

a) Por Deus, o Pai: “os filhos de Deus não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.” ( Jo 1.13); Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.”(1Tm 2.3-4). b)Por Jesus, o Filho: “Se vocês sabem que Ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dEle.” (I Jo 2.29). c)Pelo Espírito Santo: “...mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo (Tt 3.5); Jesus:“O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito” (Jo 3.6).

3. A REGENERAÇÃO É FEITA PELA INSTRUMENTALIDADE:

a)Da Palavra de Deus: “Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.” (1 Pe 1.23); “Por sua decisão Ele nos gerou pela palavra da verdade, a fim de sermos como que os primeiros frutos de tudo o que Ele criou.” (Tg 1.18). b) Da Ressurreição de Jesus: “Se Você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus O ressuscitou dentre os mortos, será salvo.” (Rm 10.9); “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, Ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,” (1 Pe 1.3). c) Do Ministério do Evangelho: “Embora possam ter dez mil tutores em Cristo, vocês não têm muitos pais, pois em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por meio do evangelho.” (1 Co 4.15).

4. A REGENERAÇÃO É DESCRITA NA BÍBLIA COMO

a)Nova criação: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Co 5.17). b) Ressurreição espiritual: “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados”; “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões – pela graça vocês são salvos.” (Ef 2.1, 4 e 5). c) Um coração novo e espírito novo: “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.”. d)Participantes da Natureza Divina: “Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a Sua própria glória e virtude. Dessa maneira, Ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.” (2 Pe 1.3 e 4).

5. O QUE A REGENERAÇÃO PRODUZ NO HOMEM?

a)Produz a condição de readquirir a posição de ser criado à imagem e semelhança de Deus: “Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.” (Cl 3.9 e 10). b)Produz a condição de readquirir a posição de ser semelhante a Cristo: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois O veremos como Ele é.” (1 Jo 3.2). b) Produz a aversão ou o ódio ao pecado: “Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado (habitualmente), porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.” (1 Jo 3.9). c)Produz vitória sobre o mundo: “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé!” (1 Jo 5.4).

6. EVIDÊNCIAS NA VIDA DE QUEM JÁ ESTÁ REGENERADO

a)Forte convicção da fé salvadora em Cristo: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também o que dEle foi gerado.” (1 Jo 5.1). b)Sua vida é invadida por grande amor pelos irmãos, amigos e pelos perdidos: “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” (1 Jo 4.7). c) Sua vida produz os Frutos do Espírito: “O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.” (Jo 3.6); “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gl 5.22 e 23).

7. COMO NASCER DE NOVO

1º) Reconhecer que é pecador: “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3.23);

2º) Reconhecer que, por ser pecador, merece o castigo de Deus, a pena de morte eterna: “Pois o salário do peado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 6.23);

3º) Reconhecer que, em si mesmo, não há condições de se salvar; e que, em Jesus Cristo Jesus, há a salvação eterna: “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Rm 5.8); 4º) E recebê-LO como seu Salvador e Senhor: “Contudo, aos que O receberam, aos que crêem em Seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1.12).


Concluindo, leitores, espiritualmente falando, em Cristo não pode haver “crentes de proveta”, ou “filhos de proveta”, crentes gerados artificialmente. Se não houver as EVIDÊNCIAS da regeneração, não passa de um “crente de proveta” ou falso filho de Deus. E falso filho de Deus não entra nos céus! Quem está em Cristo é nova criatura, novo gerado, passou pelo processo natural, divino do novo Nascimento.

Que Deus assim nos abençoe.


Pr. Ageo Silva


NOTA: Mensagem pregada na IEVY, no culto da manhã, no domingo, 5.12.21.

260 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page