• IEVY

VIDA ESPIRITUAL FORTALECIDA | Pr. Clóvis Delgado

Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;” (Ef 3.14 a 16).


O apostolo Paulo tinha um grande apreço pela igreja de Éfeso. Seu vínculo para com aquela comunidade era forte. Paulo orava constantemente por aquela Igreja. O texto nos mostra uma das orações de Paulo e a maneira como ele fazia. Paulo era intercessor por aquela igreja.

Nossa maneira de orar mostra quem somos, aponta para nossa espiritualidade e nosso relacionamento com o Pai. Ao ler a Palavra, gosto de me deter nos trechos em que a pessoa está se relacionando com Deus através da oração.

Já preguei sobre diversos personagens da Bíblia e suas orações. Hoje quero me deter na oração de Paulo em favor da Igreja de Éfeso, que ele tanto amava. Alegro-me imensamente quando recebo um comunicado de que alguém está orando por mim, minha família e meu ministério.

Há irmãos que me enviam mensagens pelo Whatsapp dizendo que estão em oração por mim. Até gravam sua oração. De fato, não há nada melhor do que ter pessoas comprometidas com o Pai e que oram por nós e demonstram essa preocupação para conosco.

É interessante pensar que, ao escrever esta cartam Paulo estava preso. Tinha necessidades pessoais, mas ele gastava seu tempo em oração por pessoas que ele tanto amava. Ele colocava em oração diante de Deus a igreja que ele desenvolveu seu ministério em tempos anteriores.

Imagino a alegria daqueles irmãos ao receberem a carta do líder amado. A Igreja tinha Paulo em tão alta estima porque, mesmo preso, Paulo orava por eles e não havia esquecido aqueles irmãos.

Isso não pode ser diferente conosco. Todos os dias há alguém orando por você. Devemos fazer o mesmo por nossos irmãos e amigos.

Ao lermos essa carta, podemos ver em 1.15 a 18, Paulo afirmando que orava pelos Efésios. No cap. 3, Paulo repete que orava por eles. Em 3.14, vemos essa atitude de modo claro. Paulo orava pelo fortalecimento espiritual daquela igreja.