top of page
  • IEVY

É TEMPO DE TRAZERMOS A ARCA DO SENHOR!

“Davi e todos os israelitas foram até a cidade de Baalá, que é, Quiriate-Jearim, em Judá, para buscar a Arca de Deus, o Senhor, que tem o seu trono entre os querubins; a Arca sobre a qual o seu nome é invocado” - (1 Crônicas 13.6).

Temos vivido momentos de grandes mudanças e transformações em quase todas as áreas. Hoje, como nunca, temos percebido uma busca maior do transcendente.

Houve época em que o homem estava mais voltado para si mesmo, negando até mesmo a existência de Deus, e quando não, se negava a necessidade de ter um Deus pessoal. Era a ideia do homem pelo homem, do auto-realizar-se.


A Bíblia diz que devemos buscar o Senhor enquanto é Tempo. Buscá-lo enquanto se pode achar. E é por esta causa que devemos ter em nós uma vida de intimidade com Deus. No passado, a Arca representava a presença do Senhor junto ao Seu povo. Hoje temos a pessoa de Jesus e a presença do Espírito Santo.


Em Is 55.6, encontramos esta verdade expressa da seguinte forma: “Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar, invocai-o, enquanto está perto”.

Em Mt 6.6: “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará”.

O texto base desta pastoral nos mostra Davi, procurando trazer para junto de si e do povo a Arca do Senhor. Ela representava a pessoa de Deus junto ao povo. E Davi queria então trazer a presença de Deus para o meio do povo.

A Arca do Senhor é também chamada de Arca da Aliança, e ela tinha dentro dela três elementos simbólicos de grande importância. Era o local que guardava as duas tábuas da lei, continha o vaso de maná e a vara de Arão que florescera.

Ela foi muito importante em vários episódios do povo de Israel, mas cito apenas dois deles: na travessia do Rio Jordão (Js 3) e na queda de Jericó (Js 6).


Houve um tempo em que os filisteus a roubaram, mas foram 7 meses de pragas para eles. Depois foi transportada por Saul e não trazida até então para Israel. Foi neste contexto que Davi desejou trazer a Arca do Senhor para o meio de Seu povo. Atualmente não se sabe onde a Arca se encontra. Há muitas teorias a respeito desse assunto. Mas hoje Jesus é a presença de Deus em nossos corações.


Podemos perguntar, que benefícios a Arca do Senhor trazia para o povo?

Vamos pensar em pelo menos três benefícios, a saber:

Primeiro benefício: a Arca proporcionava a união e a comunhão entre o povo, e entre Deus e o povo.

1 Cr 13.5: “Então Davi reuniu todos os israelitas, desde o rio Sior, no Egito, até Lebo-Hamate, para trazerem de Quiriate-Jearim a Arca de Deus”.

Hoje temos Jesus que faz este elo entre Deus e nós. Esta presença de Deus no meio do povo, no passado, era pela presença da Arca e hoje pela pessoa de Jesus. Ela proporciona a união e a comunhão entre o povo, e entre Deus e o Seu povo, proporcionando assim a benção de Deus entre as pessoas.


O Sl 133.1 diz: “ Como é bom e agradável que o povo viva em união”.

Segundo benefício: a Arca proporcionava que o nome do Senhor fosse invocado entre eles.

1 Cr 13.6: “Então Davi e todo o povo subiu até Baalá, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, diante da qual é invocado o nome do Senhor, que se assenta acima dos querubins”.

Por intermédio da Arca, Deus fez muitas maravilhas entre o seu povo. A abertura do rio Jordão foi um exemplo. Jesus é a presença viva de Deus conosco e por intermédio Dele os muitos “Jordões” podem ser abertos e podemos passar pelos problemas em segurança. A invocação do nome do Senhor nos traz: salvação, libertação, alívio das nossas dores e dificuldades.

Terceiro benefício: a Arca proporcionava alegria entre o povo.

1 Cr 13.8: “ Davi e todos os israelitas iam dançando e cantando com todo vigor diante de Deus, ao som de harpas, liras, tamborins, címbalos e cornetas”.

Deus é o Deus da alegria e quer que Seu povo seja também um povo alegre e feliz.

A alegria é uma das características do fruto do Espírito.

O Apóstolo Paulo nos ensina sobre estarmos alegres no Senhor, mesmo entre tribulações e lutas. Ele mesmo estando preso, expressava essa alegria. A carta aos Filipenses foi escrita por Paulo na prisão, porém, nestes quatro capítulos a menção da palavra alegria aparece 16 vezes.

E finalmente o quarto benefício: a Arca trazia benção no meio do povo.

1 Cr 13.14: “ A arca de Deus ficou na casa dele por três meses, e o Senhor abençoou sua família e tudo o que possuía” . A presença de Deus em nossa vida nos muda, nos transforma e nos abençoa.

Portanto, é tempo de trazermos a Arca do Senhor para as nossas vidas. É tempo de nos santificarmos. É tempo de buscá-lo incessantemente. É tempo de tê-Lo em nosso coração.

Agora é o tempo aceitável. Agora é o tempo de mudarmos aquilo que precisa ser mudado. Agora é o tempo de trazermos a Arca para nossas vidas. Agora é o tempo de reflexão como Paulo diz em 1 Co 11.28: “ examine-se cada um a si mesmo”.


Meus queridos, é tempo de buscarmos mais intensamente a Deus. De trazermos a presença Dele para o centro de nossas vidas. É tempo de trazermos a Arca, que é a pessoa de Jesus, e desfrutarmos desta tão doce presença.

Eu quero te convidar a orar, examinar sua vida, e dar o passo de buscar o Senhor mais intensamente.

Eu tomo a liberdade de te perguntar, como anda sua vida de comunhão com o seu irmão, com seu próximo e com Deus?

Agora é o tempo de trazermos a Arca do Senhor para as nossas vidas. É tempo de nos santificarmos. É tempo de buscarmos o Senhor, enquanto Ele se deixa achar.

Desejo a benção do Senhor sobre a tua vida.

Que o Pai nos abençõe!

No amor do Mestre,

Pr. Elbem Sardinha.

Nota: Mensagem pregada no Culto de domingo, pela manhã, em 21.11.21.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page