top of page
  • IEVY

A IMUTABILIDADE DE JESUS CRISTO

"Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre." (Hebreus 13.8)


O propósito desta Pastoral é reconhecer que as mudanças de comportamento social, educacional e espiritual do mundo têm afetado a nós, cristãos e Igreja, no testemunho de nossa fé. É também afirmar que existe no mundo um programa para transformar completamente os sistemas e os conceitos de educação de nossos filhos na Família e na escola; esse programa visa a ridicularização e revogação dos valores sociais, morais e espirituais da Família; esse programa visa principalmente o esfriamento e o abandono da fé cristã, inclusive com fechamento de Igrejas cristãs. Por último, proclamar, com toda a fé, que a nossa esperança é que Jesus Cristo não mudou, não muda e não mudará!

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre!


Na questão de transformação dos sistemas e conceitos de educação de nossos filhos na Família e na escola, a Palavra de Deus ensina em Pv 22.6: “Ensina ou educa ou instrua a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”. A bíblia ensina sobre disciplina, em Pv 13.18. Não podemos ser omissos na correção de nossos filhos - Pv 13.24. Infelizmente nos submetemos às determinações do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, criado há 31 anos, e nos afastamos dos princípios de ensino da Palavra de Deus que existe há mais de três mil anos - Pv 29.17.


Os princípios divinos não dependem de leis humanas pois são criados pelo próprio Deus e revelados pela Sua Palavra, a Bíblia. Temos que reconhecer que a ciência evoluiu de tal maneira que influenciou profundamente no comportamento do ser humano, como a ultrassonografia, a tecnologia da informação, as comunicações pelos celulares mudaram os costumes da sociedade, os satélites artificiais, as viagens interplanetárias de turismo sideral.

Ouvem-se muitos dizerem: "os tempos mudaram"; a sociedade é que mudou! "as recentes descobertas mudaram os conceitos da bíblia..."; não é verdade; confirmaram os conceitos bíblicos; “a Sociedade não é mais a mesma; os conceitos sociais, morais, éticos e comportamentais mudaram...”; de fato, mudaram para pior!


Acontece que a imutabilidade de Jesus não fica sujeita às mudanças do tempo ou da história e da geografia: bons costumes que existiam antes, hoje parecem estar fora de moda. Jesus, como Deus, é o Senhor da História - Hb1.10-12.

O caráter de Jesus é absoluto – não muda - Tg 1.17. O caráter do Homem é relativo: muda com o tempo na história e conforme a geografia!


A mensagem de Cristo tem valores fixos e eternos, Ml 3.6. Jesus não é um herói do passado; Jesus é O Senhor da História e a força viva do presente em nossa vida hoje. O nosso caráter precisa ser moldado ao caráter de Jesus, Mt 28.18-20. Jesus é o Verbo Eterno: a divindade Se encarnou na humanidade e nasceu Jesus. Deus Se fez Homem e habitou entre nós, humanos, para nos ligar a Deus-Pai. Por ser divino, a humanidade de Jesus não se altera.


Jesus é o mesmo. Imutabilidade é um dos atributos do Seu caráter:

1. JESUS É O MESMO QUE FOI ONTEM (antigamente, no passado)

O Plano divino da Salvação do homem é Eterno e imutável – Deus não mudou a maneira de salvar o ser humano. Ninguém vai para o céu de “carona”. O princípio da Redenção é o mesmo: uma vida se dará por outra vida! Foi o que aconteceu no Jardim do Eden; no Velho Testamento aconteciam os sacrifícios de animais como tipo de Cristo. Jesus, o Cordeiro de Deus, já Se fez sacrifício vicário e expiatório por nós de uma vez por todas, para todo o sempre!

Seu propósito e Sua natureza são fixos. Jesus-Filho planejou com Deus-Pai e o Espírito Santo a redenção do Homem  Jesus é o Autor de nossa fé – Hb 12.1 e 2: “... e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé...”. Na Cruz, Jesus executou definitiva e cabalmente o Plano Eterno da Redenção do homem – Hb 9.11 e 12;


2. JESUS É O MESMO HOJE (no presente, já e agora!)

Jesus é o objeto, o foco, o alvo de nossa fé, a razão da existência do Homem. Paulo, no Areópago, em Atenas - At 17.28: "Pois nele vivemos, nos movemos e existimos...”.

Jesus é o poder transformador através do Espírito Santo, que vai formando em nós a Si mesmo, à Sua própria Pessoa e Natureza - 2 Co 3.18. Jesus é o único Mediador entre Deus e os Homens - l Tm 2.5, Hb 9.15. Com todo respeito a Maria, mãe de Jesus, ela não é a medianeira entre Deus e os homens! Maria também creu em Jesus como seu Salvador – Lc 1.46 e 47.


3. JESUS SERÁ O MESMO AMANHÃ (para sempre, eternamente)

Jesus trouxe a revelação final de Deus aos homens. Está na Sua Palavra! Ele disse do alto da cruz quando a Si mesmo Se entregou em favor da humanidade: "Está consumado!" (Jo 19.30). Sua obra é completa, perfeita e não será alterada.

Sua Palavra é viva, eficaz e permanece para sempre - 1 Pe 1.23 a 25. Em Jesus se acham todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento - Cl 2.1 a 3.

POR ISSO É QUE

Cremos na Salvação eterna do homem somente mediante a fé em Jesus, porque "...veio buscar e salvar o que estava perdido.". Cremos no Seu poder e no Seu interesse por nós, sua imagem - Rm 11.33 a 36 (NVI): "Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a Ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém!". Cremos que Deus é Soberano em sua vontade: Ele é o Criador; nós somos criaturas. Cremos na bondade, na longanimidade, da misericórdia, no amor e na Graça de Deus para curar e salvar.

A Salvação é somente mediante a fé em Jesus Cristo. Não há outro meio de salvação, porque Jesus Cristo é o mesmo que foi ontem, é hoje e o será para sempre. A educação de nossos filhos deve se basear nos princípios santos da Palavra de Deus, e não em legalismos humanistas!

Nossa fé, nossa esperança e a razão de nossa existência é JESUS CRISTO!

"JESUS CRISTO, ONTEM E HOJE, É O MESMO E O SERÁ PARA SEMPRE.

Que Deus assim nos abençoe.

Pr. Ageo Silva


NOTA: Mensagem pregada no domingo, 16.1.22, na IEVY.

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page