top of page
  • IEVY

DESAFIOS À IGREJA NO CUMPRIMENTO DE SEU PROPÓSITO.

E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.” (Mateus 16.18).

Na mensagem de domingo 6.6, o Pr Clovis comentou sobre a Declaração de Propósito, Missão e Visão da IEVY. Diante dessa declaração, quais são os desafios que enfrentaremos para cumprir seu propósito? Embora tenhamos com clareza o propósito, executá-lo não é tarefa fácil. Podemos dizer que Satanás está sempre tentando impedir o avanço da igreja no cumprimento de sua missão.

Há muitos desafios nas diversas áreas de ação e todos são obstáculos a serem superados. Atualmente vivemos novos tempos nunca experimentados anteriormente. Tempos de tristeza, difíceis, pesados. A história registra diversas pestes e pandemias: A peste Negra, a gripe Espanhola, a peste do HIV e atualmente enfrentamos a COVID 19.

É neste cenário que a igreja está presente, atuando e levando a mensagem salvadora do Evangelho de Jesus. A COVID 19 não impede a igreja de viver e pregar esta mensagem. Apenas alterou a maneira de fazer. Atualmente os desafios são outros. No Brasil, não há perseguição ou oposição à pregação do Evangelho. No mundo, existe em vários lugares, inclusive com incêndio de templos e assassinato de pastores e líderes.

Hoje temos novos obstáculos: o secularismo, novas ideologias antagônicas ao Evangelho, esfriamento na fé, indiferença e distanciamento nos relacionamentos humanos. Atualmente, o desafio de ser igreja em meio à Covid.

Há o desafio de se encontrar novas formas para cumprir o chamado, o propósito, a visão e a missão da igreja. Agora, há o desafio de ser igreja digital sem perder o foco no Senhor Jesus, e manter, acima de tudo, a espiritualidade e a centralidade na pessoa de Jesus. Vivenciamos nos manter à distância um do outro, por causa do distanciamento social, mas, ao mesmo tempo, atuando efetivamente na vida do outro por meio virtual. Este desafio de ser digital demanda conhecimento técnico específico, habilidade, investimento financeiro em novos equipamentos. Louvamos a Deus pelos jovens da Igreja agrupados na Equipe chamada CONECT+. São irmãos preciosos, com dons, habilidades, conhecimento, disponibilidade para servir e compromisso com o Senhor e sua Obra.

Outro desafio é o isolamento social e o individualismo. Atualmente vivemos a época marcada pela impessoalidade, descaso, a não importância para com a vida do outro, a falta de tempo em gastar com o próximo, agravado pelo isolamento social.

Como igreja do Senhor Jesus, precisamos voltar nossos olhos a quem está ao nosso lado, conhecê-lo, tê-lo mais perto de nós, ama-lo e ajuda-lo a crescer espiritualmente, mesmo vivendo o distanciamento social. Louvo a Deus pela IEVY que tem cumprido esse chamado na vida das pessoas. Temos a graça de Deus em olhar para o próximo, quebrando a barreira do individualismo e levando a mensagem do Evangelho através de várias frentes de ação da igreja.

Outro desafio é permanecermos fieis a Deus. A fidelidade para com Deus abrange os princípios da Palavra, a obediência na entrega dos dízimos, a generosidade nas ofertas, e a manutenção da vida espiritual. Abrange também ao amor à comunidade em que o Senhor nos colocou para O adorarmos e O servirmos, no engajamento nos trabalhos da igreja, participando ativamente, ou orando para que eles sejam de benção. Diante disso, podemos ver que temos muitos desafios. É o Senhor quem nos capacita a superá-los. A força e capacitação são dadas por Deus.

Oremos para que Ele nos dê as estratégias de pregar e viver a Palavra em tempos tão adversos e sermos bençãos na vida de outra pessoa.

No amor do Mestre,

Pr. Elbem Sardinha

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page