top of page
  • IEVY

DEUS CURA A ALMA FERIDA | Pr. Clóvis Delgado

Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos”. (Salmos 73.28)

Este é um dos onze Salmos escritos por Asaf, ministro de louvor na época dos reis Davi e Salomão. Ao lermos este Salmo, percebemos que, quando foi escrito, o salmista passava por uma luta interna. Da mesma forma, o nosso corpo dá sinais de que alguma coisa está errada. Pode ser dor, ou febre, ou outro sintoma; assim sucede também com o emocional e o espiritual. Temos sinais de alerta quando não estamos bem.

A Bíblia não esconde os erros e mazelas de seus personagens. Ela não tenta encobrir o que pode, de certa forma, trazer desconforto para a pessoa que ela está narrando. Seus personagens são como nós, pessoas com erros e acertos, que comentem atos bons e maus, de honra e de vergonha. Ao lermos o Salmo 73, vemos expostos os sentimentos íntimos de um dos homens que tinha grande experiência e vivência com Deus. Mas, naquele momento, estava abrindo seu coração e declarando sua vulnerabilidade diante de uma situação constrangedora. Algumas pessoas, que Asaf considerava ímpias, mas que, em seu modo de ver, eram bem sucedidas, que nada lhes acontecia de ruim. Asaf demonstrou sinais negativos na sua vida espiritual e emocional. Ele estava com dificuldades para lidar com aquela situação. Quero, portanto, retratar aqui alguns destes sinais que, muitas vezes, nós também temos. Certamente nos prejudicam bastante diante do Pai.

O primeiro deles é o SENTIMENTO DE INVEJA que ele estava sentido em relação àquelas pessoas. Parece que nada de ruim acontecia com elas. Ao mesmo tempo, elas prosperavam e se fortaleciam diante de outras pessoas.

Um segundo sinal está no v.21, que trata de seu CORAÇÃO AMARGO. Muitas vezes passamos por situação semelhante, embora tenhamos dificuldades em reconhecer tal fato. Há casos em que nosso coração fica descontente e amargurado. Chegamos ate nos expressar com o outro de modo grosseiro e mal educado.

Asaf demonstrou, como terceiro sinal, INSENSATEZ EM SUAS AÇÕES. Se formos honestos , devemos reconhecer que muitas vezes nossas ações são insensatas e sem sentido, e até machucamos nosso próximo.

Precisamos da ajuda do Espírito Santo para mudança de vida. Diante deste contexto, Asaf, também teve atitudes positivas de mudanças.

A primeira atitude foi CONTER A SUA LÍNGUA. O v.15 expressa exatamente isso; no v.16, ele reconhece que tinha dificuldades de entender o contexto. Finalmente, ele tomou a atitude mais acertada, ou seja, entrou no santuário e buscou a Deus. Antes de buscar ao Senhor, Asaf estava com sua alma doente. Decidiu ter a sua alma curada, e, por isso, buscou ao Senhor. No v.2, ele declara que quase caiu; mas, no v.28, com sua alma curada, declarou que agora está perto de Deus. Vejamos sua declaração: “Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no Senhor Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos”. Agora o seu foco é Deus. Ele não olha mais para os ímpios, nem para a prosperidade deles. Asaf olha somente para Deus. Ao fazer isso, ele percebe a grandeza deste Deus. Agora Asaf tem somente um desejo, o de anunciar e proclamar os feitos do Senhor.

Queridos, Como Asaf devemos olhar para dentro de nós. Se percebermos algum destes sentimentos negativos, com a ajuda do Espirito Santo devemos nos achegar a Deus, confessar a Ele nossos sentimentos, buscar a cuja no Pai, e aguardar Nele as mudanças necessárias.

Que o Senhor nos ajude a sermos humildes. Que Ele derrame graça sobre nossas vidas.

Meu desejo é que o Senhor abençoe você grandemente. Que Ele nos abençoe para termos nossa alma curada.

No amor de Jesus,


Pr. Clovis Delgado.

NOTA: Mensagem pregada no culto da manhã do domingo, 8.11.20, na IEVY.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page