top of page
  • IEVY

DEUS RESPONDE AS ORAÇÕES COM SINAIS

Na sétima vez o servo disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão de um homem. Então Elias disse: Suba e diga a Acabe: “Apronte o seu carro e desça, para que a chuva não o detenha.” (1 Reis 18.44).

Ao ler o texto sem atentarmos para o contexto histórico, parece ser uma cena peculiar. Elias previu a chuva sem nenhum sinal naquele momento. Elias disse ao rei Acabe que iria chover. Pediu que ele fosse para sua casa. O profeta Elias foi ao monte Carmelo para orar. Aparentemente, nada de extraordinário. Mas, se voltarmos na história, veremos que esta cena estava totalmente desarrumada e até mesmo desconfortável. O rei Acabe tinha Elias como seu inimigo. Procurava Elias para matá-lo, pois o culpava pela falta de chuva (1 Rs 17.1). A seca durou três nos; ao final, Deus disse a Elias que se encontrasse com o rei Acabe (1 Rs 18.1). Acabe desagradou ao Senhor com suas escolhas, sua idolatria e seu comportamento, de modo que a ira do Senhor se acendeu contra os israelitas. Por isso Deus os puniu com a seca de três anos. Antes de mandar chuva novamente, Elias convocou o povo de Israel e os 450 profetas de Baal e 400 profetas de Aserá para um grande desafio. Cada lado prepararia o seu altar e invocaria a sua divindade. A divindade que respondesse com foto, essa seria o Deus de Israel. Os profetas de Baal foram os primeiros e nada aconteceu. Elias reparou o altar que estava danificado e clamou a Deus. O fogo desceu do céu e consumiu o altar. Israel reconheceu que Jeová é Deus e adorou ao Senhor. Após esse momento, Elias anunciou ao rei Acabe que agora Deus mandaria chuva e que ele se apressasse em voltar para casa para não se molhar. Elias orou por seis vezes e seu ajudante não viu nenhum sinal no céu. Na sétima vez havia uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem. Não demorou em cair abundante chuva. Deus cumpriu sua promessa. Deus enviou o sinal antes de mandar a chuva, a nuvem do tamanho da mão de um homem. Com

Elias podemos aprender três lições importantes:


Ele é fiel no cumprimento de suas promessas. Podemos ter fé naquilo que Deus prometeu.


Elias sabia do perigo que estava correndo quando encontrou com o rei Acabe. Com fé em Deus, Elias teve a coragem para o encontro. Devemos enfrentar nossos medos e desafios com coragem, crendo que Deus é o nosso ajudador.


3) APRENDEMOS A CONFIAR NAS PROMESSAS DO SENHOR

O Senhor tinha dito que a seca tinha acabado e que Ele enviaria a chuva. Elias confiou na palavra do Senhor, pois conhecia Deus de perto. Devemos confiar no que Deus prometeu. Ele é fiel para cumprir.

Talvez você esteja vivendo algum desafio. Quem sabe Você precise superar alguma seca em sua vida, ou esteja precisando ir ao encontro de algum Faraó, Golias ou Acabe. Em Deus podemos colocar toda nossa esperança e confiança. Nele podemos esperar que a pequena nuvem do tamanho da mão de um homem surja no horizonte. Em Deus podemos esperar que a chuva caia.

Meu querido, simbolicamente eu convido a você a subir o monte Carmelo como Elias; convido-o a ir à presença de Jesus, e em oração clamar pela pequena nuvem, que logo se transformará em abundante chuva de benção em sua vida.

Que o Senhor te abençoe grandemente.

No amor do Mestre.


Pr. Elbem Sardinha.


NOTA: Mensagem pregada no culto da manhã do domingo, 29.8.21, na IEVY.

368 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page