top of page

DIGA NÃO À ANSIEDADE! | Miss. Margaridinha

Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?” (Mateus 6.25 - ALMEIDA-Edição Revista e Atualizada).


Desde a antiguidade, a ansiedade é um grande mal para o homem. É assunto que sempre acompanha o homem desde sua queda no Edem. Ocupamos a nossa mente com o sustento, a saúde e as outras necessidades.

Jesus chamou um grupo de Doze homens para segui-lO. Eles estavam sujeitos às mesmas ansiedades materiais de todos os homens: Pedro tinha uma empresa de pesca; Simão, o zelote, era radical de esquerda; Mateus era coletor de impostos; André era pescador e cuidou das relações públicas do grupo; Zaqueu era chefe na fiscalização de impostos; Lucas era médico. Zaqueu e Lucas não eram do grupo dos Doze, mas foram alcançados por Jesus.

Assim como nós, todos esses homens correram o risco de cair na ansiedade pelos bens materiais, na preocupação com o sustento e com a saúde e de seus familiares. Precisamos aprender a controlar nossa ansiedade.

O texto de Mateus 6.19 a 34 nos indica oito razões que nos ajudam a dizer NÃO À ANSIEDADE:

1ª) Porque os bens materiais podem ser roubados ou deteriorados (v.19-21);

2ª) Porque os bens materiais podem poluir a vida com a cobiça (v. 22-23). Os olhos são a lâmpada do nosso corpo. Aquilo que prende à atenção de nossos olhos indica o tipo de caráter que temos. Pode determinar o grau de nossa ligação com o céu ou com os valores materiais: “Não se mate de trabalhar tentando ficar rico, nem pense demais nisso. Pois o seu dinheiro pode sumir de repente, como se tivesse criado asas e voado para longe como uma águia.” (Pv 23.4 e 5).

3ª) Porque os bens materiais exigem do homem uma dedicação comparada à servidão, quando o coloca diante destas opções: Deus ou as riquezas (v24). A ansiedade é sentimento daqueles que são escravos dos bens materiais.

4ª) Porque uma das estratégias de Satanás é fazer o homem lutar por coisas que não são as necessidades básicas para a vida (v25);

5ª) Porque a ansiedade impede o homem de receber coisas que lhe são dadas graciosamente. Porque ele não acredita na promessa daquele que supre todas as necessidades.

6ª) Porque a ansiedade sobrevém quando não se crê nos valores de Deus (v26). Creia que você tem valor para Deus, pois Ele sabe o que é melhor para Você (Jr 28.11);

7ª) Porque a ansiedade não prolonga a vida; não pode aumentar os anos da existência humana (v26);

8ª) Porque a ansiedade não produz fé; ela não descansa na provisão de Deus (v30). Davi assim se expressou: “Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi um homem bom abandonado por Deus e nunca vi seus filhos mendigando o pão” (SL 37.25).

Concluindo, leitores, Deus conhece quais são as nossas necessidades. Deus nos dá o que precisamos e não o que queremos.

Aprendemos o segredo da plenitude da vida: (a) Quando priorizamos Deus em nossa vida, no relacionamento íntimo com Ele, na leitura e na meditação de Sua Palavra, na oração, e praticando as verdades expostas na Bíblia; (b) Quando obedecemos e trabalhamos pela expansão do Seu Reino na terra; (c) Quando vivemos as verdades de Sua Palavra.

Que Deus assim nos abençoe.

Miss. Margarida da Silva Santos (Margaridinha)

(missionária da IEVY em ‘Ntchumbé, Guiné-Bissau, África).


NOTA: Mensagem pregada no culto da manhã do domingo de 28.2.21, na IEVY.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page