top of page
  • IEVY

FAZENDO A VONTADE DE DEUS E SERVINDO AO SEU PROPÓSITO

Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu” (Atos 13.36ª)


O livro de Atos relata o início da Igreja. O capítulo 13 faz menção da primeira viagem missionária do apóstolo Paulo. O capítulo relata Paulo chegando à cidade de Antioquia da Pisídia, e, como sempre acontecia, Paulo procurava oportunidade para testemunhar do Evangelho de Jesus.

Paulo foi chamado para levar a mensagem salvadora em Jesus entre os gentios. Ele nunca deixou de pregar, quer seja para gentios ou judeus.

Como de costume, diante disso, Paulo foi a uma sinagoga, no sábado. Depois da leitura do Velho Testamento, a Torá, deram-lhe a oportunidade para comentar o texto lido e trazer uma palavra de encorajamento aos que ali estavam. Paulo, não perdeu a oportunidade. Falou do plano da salvação de Deus ao homem, e apresentou a pessoa de Jesus como Salvador.

Paulo recebera essa missão diretamente de Jesus. Paulo tinha propósito na vida, dado por Deus, de testemunhar da salvação em Jesus.


Leitores, o mesmo acontece comigo e com você. Deus tem propósitos para nossa vida. Precisamos saber qual o propósito que Deus tem para cada um de nós, e obedecê-lo.

Em sua exposição, Paulo discorreu sobre fatos históricos do povo de Deus. Fez retrospectiva mostrando como Deus agiu e vinha agindo com seu povo. Ele focou também a vida de Davi. Em At 13.36 diz que Davi serviu ao propósito de Deus.


Meus irmãos, não há nada mais importante do que servir ao proposito de Deus em nossa geração. Deus usa pessoas para servir ao Seu propósito. Paulo citou Davi que fez isso. Ao lermos a Palavra hoje, citamos Paulo. Reconhecemos tantos outros homens e mulheres que serviram a Deus cada um na sua geração e cumprindo o proposito que Deus tinha para cada um deles. Deus tem um proposito em minha vida e na sua vida!


Não somos nós que estabelecemos esse propósito. É Deus quem nos abençoa com Seu propósito. Uma coisa é certa, esse proposito em sua vida tem o objetivo de abençoar outras pessoas. Deus quer usar você como um vaso nas mãos Dele. Deus quer fazer de você um canal de benção.

Paulo em sua exposição histórica chegou em Davi, pois claramente Deus tinha um propósito na vida de Davi.

Davi foi um homem que viveu intensamente com Deus. E acertou e errou muitas vezes. Davi era um homem de reconhecer suas atitudes erradas diante de Deus, e, rapidamente, se arrependia e confessava seus pecados a Deus.


Devemos nos preocupar em descobrir o propósito de Deus para nossa vida. Independente do que seja, uma coisa é certa: o proposito de Deus é fazer de você um instrumento de benção nas mãos Dele, é fazê-lo um abençoador.

O proposito de Deus não pode ser frustrado. Deus sempre cumpre o que tem em mente, a nosso favor. Deus tinha o propósito de fazer de Davi rei em Israel. Davi não era da linhagem real, mas Deus estava trabalhando a seu favor. Deus escreveu a história de Davi de modo digno. Deus declarou que Davi era homem segundo o Seu coração.


Apresento três atitudes de Davi que podemos seguir como exemplo para a nossa vida.

1ª) Davi era pessoa humilde e não arrogante. Os cap. 16 a 18 de 1º Samuel, relatam como se deu a consagração de Davi. Deus enviou o profeta Samuel à casa de Jessé. Ali escolheria um dos filhos de Jessé para ser o rei substituto de Saul. Todos os filhos de Jessé se apresentaram diante do profeta. Deus não escolheu nem um deles. Samuel perguntou se os filhos tinham acabado. Jessé disse que tinha um jovenzinho que nem tinha sido considerado por ele para aquele momento. A maioridade civil e militar era a partir de 20 anos. Era o caçula, ainda menor de idade. Deus escolheu exatamente o menor para transformá-lo em o maior. O humilde para ser exaltado.

2ª) Davi estava trabalhando, ocupado. Cuidava do rebanho de ovelhas de seu pai. Deus sempre usa os ocupados.

3ª) Depois de ungido rei, Davi teve o revestimento do Espírito Santo. Foi usado com poder e autoridade de Deus. Deus passou a trabalhar na vida de Davi e ele se tornou um canal de bênção nas mãos de Deus. O tempo se cumpriu, não de imediato. Davi foi reconhecido como rei. A história sagrada nos mostra que ele foi um grande rei em Israel, talvez o maior de todos os tempos.


Irmão, irmã, busque identificar o propósito de Deus para sua vida. Seja canal de benção nas mãos de Deus e de outras pessoas. Deixe Deus usá-lo.

Viva o que Deus falou para Abraão: “Sê tu uma benção!”.

Que Deus o abençoe.


Pr. Clovis Aparecido Delgado.


NOTA: Mensagem pregada no culto da manhã de 9.1.22, na IEVY.

173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page