top of page
  • IEVY

JESUS SABE O QUE É NECESSÁRIO PARA NÓS | Ev. Thiago Passos

E era-lhe necessário passar por Samaria”. (João 4.4)


Esta pastoral é baseada na mensagem pregada no culto da manhã de domingo passado, 13, pelo irmão Tiago Passos.

O versículo acima afirma que era necessário Jesus passar por Samaria. Nem sempre o necessário é o que desejamos fazer. É necessário que nos alimentemos, mas nem sempre gostamos de algum tipo de alimento. Quando fazemos o que é necessário, certamente há benefícios, para nós ou para terceiros. O que é necessário traz em si beneficio a alguém.

Em Mt 26.39, temos a oração de Jesus ao Pai: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres". Jesus pediu para, se possível, livrá-lo da Cruz. O silêncio do Pai queria dizer que era necessário que Jesus morresse na cruz para perdão dos pecados da humanidade; para nossa salvação.

Quem gosta de tomar injeção? Creio que a maioria de nós, não gosta, mas é necessário para a cura.

O versículo é claro: “era necessário que Jesus passasse por Samaria”. Passar por Samaria não era caminho agradável a nenhum Judeu. Judeus e samaritanos não se davam bem. Mas era necessário Jesus passar por lá porque Deus havia agendado para Jesus seu encontro com uma mulher de Samaria, que estava vivendo uma vida moral irregular. Neste encontro aconteceu um dos diálogos mais íntimos e importantes da vida da samaritana.

Em Jo 3, Jesus teve um diálogo importante com Nicodemos, um dos principais dos judeus. Tanto para Nicodemos como para a samaritana, Jesus lhes disse que era necessário uma coisa para serem salvos. A Nicodemos, Jesus disse que era necessário ele nascer de novo, nascer do espírito. Para a samaritana, Jesus disse que era necessário que ela tomasse da água da vida, que ela encontraria na verdade de pessoa de Jesus.

A mensagem do evangelho não faz distinção de classe social. Tanto para um homem proeminente, Nicodemos, como para uma mulher simples, a samaritana, a palavra foi a mesma: restauração do altar da vida.

Queridos, Deus trata conosco na individualidade. Ele nos mostra o que é necessário para nós fazermos. Jesus foi a Samaria para resolver o problema daquela mulher. Ela tivera cinco maridos, e o companheiro que ela tinha agora não lhe pertencia, não era seu marido. Jesus resolveu também a questão do local de adoração, assunto introduzido pela samaritana para desviar do foco principal de sua vida moral e espiritual. Disse que os samaritanos afirmavam ser no monte Gerizin, e os judeus em Jerusalém. Jesus disse que não era em nenhum desses lugares. Deus procurava os verdadeiros adoradores que O adorassem em Espírito e em verdade.

Jesus ficou na cidade por dois dias e muitos creram na mensagem Dele. Jesus queria restaurar o altar de adoração na vida dela e de todos os que o ouviram em Samaria.

Queridos, Jesus quer restaurar o altar de adoração em nossas vidas. Se nosso altar não estiver restaurado, não há adoração; se não houver adoração, não há a benção de Deus.

Deus quer restaurar o altar de nosso casamento, de nossa família, do local de trabalho, de nossa igreja, de nossos relacionamentos, enfim, de nossas vidas de modo geral.

Queridos, só você pode avaliar como está o altar de sua vida. Era necessário Jesus passar por Samaria. Foi necessário que Jesus morresse na cruz por mim e por você. É necessário que seu altar seja completamente restaurado para você possa adorá-LO, seja abençoado e seja uma benção.

Que o Senhor nos abençoe como igreja e abençoe ricamente a sua vida.

No amor do Mestre,

Pr. Elbem Sardinha


NOTA: Mensagem pregada pelo Ev. Tiago Passos no culto da manhã, na IEVY, de 13.10.19.

20.722 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page