top of page
  • IEVY

LEVE O SEU BARCO PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS | Pr. Evaldo Almeida

Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então se sentou, e do barco ensinava o povo.” (Lucas 5.1 a 3)·.


No contexto histórico e geográfico desta mensagem está o Mar da Galileia, ou Lago de Genesaré, ou Mar de Tiberíades, onde ocorreram importantes acontecimentos no Ministério de Jesus. Quase tudo ocorreu à beira desse grande Lago: A multiplicação de pães e peixes para mais de quinze mil pessoas; o Sermão do Monte nas montanhas do entorno do Lago; Jesus acalma a tempestade; Jesus anda sobre as águas do Mar. Em Cafarnaum, às margem desse Mar, morava Pedro, pescador profissional, e sua família: dali tirava a sua subsistência. Pedro conhecia aquelas águas como ninguém.

Depois Jesus se afastou da multidão e pediu o barco de Pedro; este lavava as suas redes depois de uma noite de pesca fracassada.

Do barco, Jesus pregou à multidão enquanto Pedro lavava as suas redes. O texto não diz o que Jesus pregava; seguramente a mensagem de Jesus era sobre o Reno de Deus. As multidões seguiam a Jesus porque eram curadas por Ele e se admiravam de Sua doutrina.

O Reino de Deus se estabelece pela Palavra:

1º É CHEGADO O REINO DOS CÉUS

O povo que estava em trevas viu uma grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.” (Mt 4.16). “Eu preciso anunciar também em outras cidades a boa notícia do Reino de Deus, pois foi para isso que Deus me enviou.” (Lc 4.43). “E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o Evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” (Mt 4.23).

Essa mensagem chegou ao seu coração? Porque por essa Palavra é que o Reino de Deus se estabelecerá em sua vida. Enquanto lavava suas redes, Pedro ouvia a Palavra de Jesus que penetrava em seu coração e a tomou como verdade absoluta para a sua vida: A Palavra de Deus é verdade absoluta – “A tua palavra é a verdade “ (Jo 17.17);

Essa Palavra deve ser a nossa ordem de fé e prática. Essa Palavra deve ser o nosso norte. As Leis que devem reger nossas intenções, ações e atitudes devem ser orientadas por essa Palavra de Poder! Em 2 Co 5.20, Paulo declara que somos embaixadores de Cristo. Portanto, as Leis que devem reger nossas vidas neste mundo são as Leis de Cristo. Isso é o que acontece com uma embaixada de um País em outro País. Onde estivermos atuando, as Leis de Cristo devem ser a nossa regra de fé e prática. Essa verdade precisa ser absoluta em sua vida, pois só assim poderemos ser transformados por ela. A Palavra de Deus nos lava e purifica.

2º PRECISAMOS SER LAVADOS PELA PALAVRA DA VERDADE ABSOLUTA

“... para santificá-la, purificando-a com a lavagem da água pela Palavra” (Ef. 5.26).

Podemos citar, como alegoria, o fato de Pedro estar lavando suas redes, que durante a pesca só pegaram sujeira, galhos, detritos e nada mais. Vivemos neste mundo que a Bíblia declara que jaz no maligno ( I Jo 5.19). Portanto a nossa luta é diária para sermos purificados pela Palavra. Assim como Pedro lavava suas redes aos pés de Cristo, lave as suas também aos pés do Senhor Jesus Cristo por meio de sua Palavra. Devemos viver meditando de tal maneira nessa Palavra, que ela esteja presente em nossos pensamentos e nas nossas rotinas mais simples, a ponto de, em algum momento, você tenha que ativar seu pensamento instantâneo em Deus para vencer a tentação ou alguma dificuldade.

3º PALAVRA QUE NOS ENCONTRA E NOS CONFRONTA

Mestre tendo trabalhado a noite toda, não pegamos nada.” (Lc 5.5). Cristo nos confronta sobre o que achamos ser o melhor. Talvez seja a profissão, a carreira, as rotinas diárias, os dogmas, o conhecimento. Sempre achamos que sabemos e ter controle sobre nossas vidas e ações. Achamos que fazendo a mesma coisa a vida toda, podemos saber mais do que o próprio Jesus. Imagino Pedro ter nascido e criado no ambiente da pesca. Pedro foi desafiado por Jesus a retornar o barco ao mar e lançar as redes (Lc 5.4). Recolhendo a rede recém-lavada, depois da pesca cansativa e exaustiva fracassada, agora teria que confiar na palavra do filho de um Carpinteiro.

Mesmo cansados de viver essa vida, precisamos confiar que a Palavra do Senhor tem o melhor para nós. Se obedecermos à sua voz, teremos nossas vidas milagrosamente transformadas. Portanto eu desafio vocês, irmãos, mesmo tendo trabalho exaustivamente nesse mundo para ter o controle de sua vida, ouça a voz de Jesus e leve a sua vida para lugares mais profundos na presença de Deus! Obedeça a sua voz e experimente o verdadeiro milagre.

O VERDADEIRO MILAGRE ACONTECE!

Vendo a captura de tanto peixe, Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afaste-se de mim, por que sou pecador.” (Lc 5.8 e Is 6-9).

Assim como Isaias se encontrou com Deus nos templo e ficou aterrorizado, reconhecendo o seu pecado, não poderia ficar perto de um Deus tão Santo! O verdadeiro milagre acontece quando reconhecemos quem somos diante de Deus: Pecadores, imundos, indignos merecedores da abundante Graça de Deus! Tanto Isaias quanto João são purificados pelo próprio Deus. É o Senhor Jesus Quem nos purifica de todo o pecado. Sendo purificados e reconhecendo que nada somos diante dEle, ele nos convida a caminharmos com ele, para divulgar a maravilhosa Mensagem de Redenção. Assim reconhecemos definitivamente quem Deus é e que Ele tem poder para fazer.

5º TRANSFORMAÇÃO GENUÍNA

Só nessa perspectiva poderemos ter transformação genuína. Impossível não compartilhar o Milagre (Lc 5.7). Para os que têm o verdadeiro encontro com Cristo são transformados de tal maneira que as benção recebidas são compartilhadas naturalmente. Pedro não reteve para si a bênção de tão grande pescaria. Chamou outros barcos para vivenciarem do milagre com Ele. O Reino de Deus não cabe somente em nossas fronteiros; é preciso compartilhar. A proclamação do Reino não se faz sozinhos. Precisamos da Igreja toda atuando. Não devemos sair para essa pescaria sozinhos. Precisamos de parceiros de pescaria para juntos colher os frutos e as bênçãos que o Senhor nos dará. Isso aumenta ainda mais o nosso senso de compromisso com a obra missionária.

Outra bênção que acontece é o COMPROMETIMENTO com Jesus em sua obra redentora. Para isso, Ele nos convida a sermos seus seguidores e sermos pescadores de Homens. Só assim daremos sentido a nossas vidas.

6º VIDA COM PROPÓSITO

Depois de reconhecermos quem somos e entendermos para que estejam aqui é que temos um verdadeiro propósito de vida. Assim, Deus começa a nos ver como MISSIONÁRIOS. Somos enviados por Deus: “A quem enviarei? Envia-me a mim!” (Is 6). “Venham após mim e eu farei de vocês pescadores de homens.”. Assim começa a nossa jornada de plena vida de serviço. Precisamos obedecer a imediata e irrestritamente com Fé na provisão de Deus. Deus nos chama para uma vida de Fé e de serviços. Basicamente sem essas condições neste mundo não há sentido de vida. Nada mais tem valor para nós se não for para servir a Cristo. A crise que a humanidade vive hoje de ausência de propósito, ou propósitos vazios, geram sempre um fim em si mesmo numa sociedade narcisista e hedonista. O que vemos é a deprimente realidade de vidas vazias que precisam ser preenchidas por Cristo, por meio da pregação da Palavra por uma vida de fé e serviço a outros. Vivendo dessa maneira teremos verdadeira dimensão do que significa uma vida de liberdade plena do reino desse mundo!

7ª VIDAS LIBERTAS

Cristo nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor (Cl 1.13).

Deus nos libertou. Deus já nos transportou para o Seu Reino. Não somos mais cidadãos deste mundo tenebroso. Nosso Reino é celestial. O Reino de Deus não está mais fora de nós. Ele está em nós! Isso é poderoso, é tremendo (Lc 17.20 e 21). Somos agentes de transformação em qualquer ambiente em que estivermos. Viva e verdadeira liberdade em Cristo, sabendo que esse Reino habita em você. O Rei da vida está com você até a consumação dos séculos. Reconheça isso em sua vida! Tenha sua vida poderosamente transformada. Você não fez e não precisa fazer nada para merecer isso. Deus deu a você pela Graça em Cristo. Além da Graça, Jesus Cristo tem autoridade para nos outorgar o Seu poder para agirmos em nome dEle pela ação do Espírito Santo de Deus em nós: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” (Mc 16.15 e 16). “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". (At 1.8).

Somos portadores dessa Mensagem. É nossa responsabilidade transmiti-la a todos de nosso relacionamento. Em Jo 17, Jesus orou pelos Seus discípulos e por nós afirmando que, neste mundo, teríamos aflições. Rogou também que não nos tirasse daqui e que nos livrasse do mal. Enquanto aqui estivermos, levemos a Mensagem transformadora do Evangelho a todos, aqui e fora daqui.

Concluindo, irmãos, tomem para si essa responsabilidade e privilégio de fazer conhecida a Obra de Redenção do homem em Cristo e sua reconciliação com Deus.

Sua vida será cheia de alegrias e lutas, mas profunda com Deus, levando seu barco – sua vida – às águas mais profundas em seu relacionamento com Deus!

Que Deus assim nos abençoe,

Pr. Evaldo Almeida

(Diretor executivo da MEAP – Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores)


NOTA: Mensagem pregada no culto da manhã do domingo, 24.11.19, na IEVY

460 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page