top of page
  • IEVY

ORDEM NO CAOS | Pr. Hélio Veríssimo

E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom” (Gênesis 1.31)


Nosso Deus é um Deus de ordem. Podemos perceber isso em todo o processo de organizar a Criação no Gênesis. Depois de concluída cada etapa, disse que “tudo ficou muito bom”. Porém, depois da desobediência e queda do primeiro homem, o caos se instalou na criação. O ato criacionista de Deus tem a ver com nosso ser. Deus nos ensina que somos capazes de colocar todo o nosso universo interior em ordem.

O caos da criação tem três características: trevas, vazio e águas.


1. TREVAS

É a ausência completa de luz. No mundo, as pessoas não sabem de onde vieram, não têm um destino definido, não sabem o propósito de sua existência e correm atrás de qualquer coisa. Não querem vir para a luz. Em Jo 3.19 diz: “Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque suas obras eram más. Quem pratica o mal odeia a luz, e não se aproxima da luz temendo que suas obras sejam manifestas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que suas obras são realizadas por intermédio de Deus.”.

Trevas são áreas da nossa vida que jogamos para debaixo do tapete, escondemos. Jesus nos convida, o tempo inteiro, a vivermos e andarmos na luz porque Ele é a luz do mundo e nós somos representantes dEle na terra.


2. VAZIO (abismo)

Colocar em ordem o nosso mundo interior é preencher esse vazio com a pessoa de Deus. Não dá para preencher com dinheiro, compras, viagens, poder, prazeres etc. Há um buraco na alma do ser humano, que só pode ser preenchido pelo próprio Deus. Santo Agostinho dizia que “Deus nos fez para Ele, e que nosso coração iria ficar inquieto enquanto não descansássemos nEle.” Precisamos investir tempo com Deus em oração, meditação na Palavra, frequência aos cultos, presença nas células e outras ações no Reino de Deus. Se quisermos viver uma vida abundante, devemos colocar Deus em primeiro lugar.


3. ÁGUA

As águas arrastam pessoas para onde elas não querem ir. O mundo simplesmente está seguindo seu curso. Mundo é todo sistema onde Deus não é Senhor e que, via de regra, se opõe à vontade de Deus. A Bíblia diz que o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Assim como na Criação, o Espírito Santo deseja se mover sobre nós. O caos irá cessar quando Deus tiver plena liberdade para trabalhar no coração de cada um de nós. Talvez haja áreas de nossa vida que esteja uma verdadeira desordem, uma bagunça. Jesus quer nos ajudar a pôr as coisas no seu devido lugar. Para Deus não há impossíveis; o mais difícil já fez; do nada, criou tudo. Ele continua Soberano, deseja que tudo “fique muito bom”, mas espera nossa colaboração nesse processo.


Que Deus assim nos abençoe.


Pr. Helinho Novaes


NOTA: Mensagem pregada no culto da manhã na IEVY, em 14.7.19.

573 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page