top of page
  • IEVY

"RESISTIR AO AGUILHÃO SÓ LHE TRARÁ DOR!"

Atualizado: 23 de mai. de 2019

Todos caímos por terra. Então ouvi uma voz que me dizia em aramaico. ‘Saulo, Saulo, por que você está me perseguindo? Resistir ao aguilhão só lhe trará dor!” (Atos 26.14) “pois o nosso “Deus é fogo consumidor”!" (Hebreus 12.29).

O capítulo 12 da carta aos Hebreus apresenta Deus como ser superior a tudo e a todos. Hoje em dia, há dois deuses conhecidos pelos crentes: um de meninos manhosos; e outro, de gente madura, grande. A igreja é composta em grande parte de meninos manhosos e inconstantes. Eu quero dizer a você que toda a autoridade o Pai entregou ao Filho, mas o aguilhão ficou com Ele para domar homens e mulheres, que querem ser como Saulo de Tarso. Eu aconselho você a não chegar diante de Deus sem Jesus. Em Jesus, os Saulos são transformados em Paulo. Jó aprendeu a ser grande e disse: "Ainda que Ele me mate, nele esperarei".

Precisamos conhecer o Senhor:

1. O DEUS QUE FALA HOJE ATRAVÉS DO FILHO

Em Hb 1.1 e 2 diz: “Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.”. Deus falou através da água, do vento, da jumenta, de anjos, dos profetas, de pragas, do novelo de lã; falou com voz audível a uma criança, Samuel; falou a Adão e Eva e até com a serpente; falou também através de fogo a Moisés, na Sarça, que queimava e não se consumia. No Novo Testamento, Deus falou através do Filho, Jesus Cristo. Falou num linguajar simples. Entre muitos assuntos, Jesus falou sobre PERDÃO. A falta de perdão deixa o relacionamento entre pessoas atrofiado, truncado, difícil.

Por que o divórcio é grande problema para o cristão? Porque o casal, ao se casar, troca juras de amor, assume compromissos vários, declara que se amam. No divórcio, a separação é acompanhada de ódio, raiva um do outro. Ou não é? A falta de perdão traz doenças. No início da minha carreira cristã, conheci um casal, que não se perdoava. O marido morreu de maneira terrível, que me deixou decepcionado; morreu abandonado pela família de muitos filhos e pela esposa, morando nos fundos de uma igreja, em Tapejara, PR.

2. O DEUS QUE SE IRA

Naum 1.3 e 6: “O SENHOR é muito paciente, mas o seu poder é imenso; o SENHOR não deixará impune o culpado. O seu caminho está no vendaval e na tempestade, e as nuvens são a poeira de seus pés... Quem pode resistir à sua indignação? Quem pode suportar o despertar de sua ira? O seu furor se derrama como fogo, e as rochas se despedaçam diante dele.”. A justiça de Deus precisa ser feita ao homem ou em Jesus! Você já percebeu Deus irado? Um faraó no Egito viu, o povo de Sodoma e Gomorra viu, a mulher de Ló não viu porque a ira de Deus foi rápida e ela foi transformada em estátua de sal; Herodes viu; Saulo de Tarso viu e ouviu o Mestre dizer: “Dura coisa é para ti recalcitrar contra os aguilhões” (ERC) ou “Resistir ao aguilhão só lhe trará dor!" (NVI), Jesus também a viu tão forte, que Deus abandonou o seu próprio Filho. Para o homem ver Deus, o homem precisa se esconder em Jesus, que é o esconderijo do Altíssimo. Se você enterrar o talento que Deus lhe deu, não tenho dúvida, você O verá irado. Deus ficou irado com Davi para nos provar que Deus não tem filhos prediletos. Davi era especial para Deus, mas Deus não se agradou quando Davi mandou fazer recenseamento do povo para saber a força que possuía (I Cr 21). Quando Deus se ira com alguém, pode não falar direto com seu servo; manda um profeta falar com ele. Quando Deus não falar direto com você, cuidado! Pode ser que algo não esteja bem. Deus mandou o profeta Gade falar com Davi sobre as três propostas: três anos de fome, ou três meses fugindo dos inimigos, ou três dias de peste em Israel. Davi escolheu os dias de peste e morreram 70 mil homens de Israel. (I Cr 2.10 a 12).

3. O DEUS QUE AMA

Em Jo 3.16, temos o principal versículo da Bíblia, que expressa claramente sobre o amor de Deus para com o homem: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”. Deus nos ama em Cristo, através de Quem Ele praticou a justiça! Deus-Pai abandonou o Filho e O entregou à morte, por causa da dívida de pecado que nossos primeiros pais fizeram com Satanás. Deus-Pai fez a justiça no seu Filho. Deus ama ensinando. Conta-se que um jovem, depois de concluir seus estudos na Universidade, submeteu-se a uma entrevista de emprego. Passou em todas as provas. No final, chegou ao diretor de Recursos Humanos, feliz por estar na reta final. O diretor olhou para o jovem e perguntou: “Quem bancou seus estudos?”. “Meu pai”, respondeu o jovem. “No que seu pai trabalha?”, perguntou ao jovem, que respondeu: “Ele é ferreiro”. O diretor pediu ao jovem que mostrasse suas as mãos. Eram mãos finas e delicadas. O diretor perguntou ao jovem: “Você alguma vez ajudou seu pai na oficina?”. “Não!”, respondeu. Disse o diretor: “Vou lhe dar uma tarefa e, amanhã, você retorne aqui. “Hoje, você vai lavar as mãos de seu pai!”. Chegando em casa, pediu ao seu pai que lhe mostrasse as mãos e ele iria lavá-las. Quando o jovem olhou e viu as mãos grossas, calejadas e machucadas de seu pai, que ele nunca havia visto, ele entendeu o que o diretor queria dizer com aquela tarefa.

O Amor de Deus na nova Aliança levou Deus a mandar fogo sobre os homens e não nos objetos inanimados. Esta é a grande diferença. No Antigo Testamento, o fogo caía sobre objetos. No Novo Testamento, o fogo cai sobre a cabeça de homens. É o Pentecostes!

Concluindo, leitores, o fogo de Deus está entre nós. Ele não vai cair sobre altar quebrado, em ruínas morais e espirituais. É necessário restaurá-lo primeiro. Se você acha que o seu altar está em perfeito estado, fique tranquilo esperando a bênção de Deus. Mas, se há algo para ser consertado no altar de sua vida, faça como Elias no monte Carmelo: conserte logo o altar e o fogo vai cair mesmo que haja gelo sobre ele.

O Espírito de Deus tem fogo para derramar sobre sua vida e da Igreja. Peça misericórdia a Deus e depois peça sua bênção.

Que assim seja.

Pr. Otávio Rocha do Nascimento

NOTA: Mensagem pregada nos dois cultos na IEVY, no domingo 10.3.19.

406 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page