top of page
  • IEVY

RESUMO DA MENSAGEM PARA CÉLULAS - TEMA: E A FAMÍLIA, VAI BEM? - Pr. Alan Brizotti

TEXTO: 2 Rs 4. 1 a 7


PERGUNTA REFLEXIVA: Como vai a sua família?


O capítulo 4 narra a história de duas mulheres: uma delas rica, bem-casada, possuindo tudo, porém sem filho. A outa mulher, é o oposto: é pobre, viúva, com dívidas, mas tem dois filhos.

Ambas tem necessidades e vão ao encontro do profeta, para que uma solução seja dada as suas dificuldades. Hoje veremos a história da mulher pobre. Ela está passando um momento de grande dificuldade, vai ao encontro do profeta para que ele possa fazer algo. Um milagre da multiplicação do azeite acontece e seu problema foi solucionado. PERGUNTA REFLEXIVA: Você ou sua família já passou por alguma dificuldade na qual Deus interveio, e tudo foi resolvido? Relate a benção. O foco deste estudo esta baseado na história da mulher que era pobre, viúva e endividada, mas Deus agiu naquela família, fazendo a multiplicação da única coisa que ela tinha em casa, um pouquinho de azeite. O profeta pediu que ela buscasse na vizinhança vasilhas vazias, e em obediência ela fez isso e o milagre aconteceu.

PERGUNTA REFLEXIVA: Você já teve a experiência de obedecer a Deus em alguma coisa que parecia ilógico? Relate. Vamos ver algumas lições preciosas da história desta mulher.

1 Lição: Cuidado quando for pedir socorro.

Na crise muitas vezes se busca ajuda em terceiros ou em pessoas estranhas. Ela pediu ajuda ao profeta que conhecia a história dela. Devemos buscar ajuda em quem nos conhece e acompanha nossa vida no dia a dia. Os seus líderes são os mais indicados a te ajudar.

2 lição: Não deixe que uma única crise destrua sua identidade.

Ela estava vivendo uma crise, um momento desolador. Mas ela é algo maior que isso. Ela tem uma historia de benção a contar e ela relata quem ela é e quem foi seu marido para o profeta. A identidade dela não está baseada na sua dor e sua crise. Sua identidade é quem você é em Cristo Jesus.

3 lição: Nunca despreze o pouco com Deus

Ela estava endividada, os credores estavam vindo buscar os filhos dela como escravos, e ela não via solução em si mesma. Ao procurar o profeta, ele pergunta o que ela tem em casa. A solução estava na própria casa, na família. Ela tinha um pouquinho de azeite. O pouco com Deus é sempre muito e tudo. Do pouco Deus fez o muito. Deus pode fazer o mesmo em tua vida e em sua família.


4 lição: Mexa-se, não permita que a crise te paralise.

A inércia não faz parte do milagre, ficar paralisado não traz solução. Deus sempre propôs parceria com o homem. Toda história bíblica o homem faz um pouco e Deus faz o impossível, mas Ele espera nossa ação.


5 lição: O milagre não é de graça, e sim pela Graça.

Para este milagre acontecer, houve alguns passos, além da fé e da obediência.

A mulher deveria pedir emprestado as vasilhas para as vizinhas, deveria entrar na casa dela, com os filhos, e ai colocar o azeite dela nas vasilhas. Quando ela fez isso, o milagre começou acontecer, até que todas as vasilhas ficaram cheias. A Graça de Deus operou na vida daquela viúva e sua família. Não há limites par a Graça de Deus em nossas vidas.

Se os vizinhos quisessem participar deste milagre, eles teriam que pagar um preço, o preço pelo azeite. Esse é o princípio que nossas vasilhas vazias só seriam cheias quando na Cruz Cristo pagasse o preço para a minha.


6 lição: Cuidado com o excesso de propaganda

Esse milagre aconteceu na privacidade da casa, com a família, com as portas fechadas. Jesus diz que devemos entrar no nosso quarto, fechar a porta, e Deus, nesta privacidade nos veria.

Este milagre só foi anunciado depois deste tempo a sós com Deus, depois de concretizado.

Não devemos hastear bandeira antes da hora.


7 lição: Aprenda a trabalhar com o que você tem.

Aquela família só tinha um pouco de azeite, era limitado. Conseguiram muitas vasilhas, mas eram limitadas, as vasilhas acabaram, cessou o azeite. Milagre tem limite. Ele é abençoador na medida certa.


8 Lição: Nunca perca o azeite de sua casa

O azeite tinha muitas funções e representatividades: Luz, calor, remédio, alimento etc.

Ele é símbolo do Espírito Santo. Símbolo da espiritualidade. Ele não pode faltar em nossa vida e nossa família.


Que Deus abençoe você e tua família, e que milagres possam acontecer em tua casa.

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A GRANDE DECISÃO

“Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão

bottom of page