top of page
  • IEVY

APRENDENDO COM AS EXPERIÊNCIAS DE NEEMIAS | Pr. Clóvis Delgado

Por isso enviei-lhes mensageiros com esta resposta: "Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra para ir encontrar-me com vocês?”(Neemias 6.3)

Ultimamente, tenho lido o livro de Neemias com frequência e Deus tem ministrado ao meu coração.

Esta Pastoral se baseia no texto bíblico citado e compartilho daquilo que Deus tem falado comigo diariamente sobre esta leitura.

A história começa com a narrativa sobre os sobreviventes na cidade de Jerusalém. Neemias recebeu a visita de seu irmão Hanani e alguns de Judá. Estes lhe contaram sobre a miséria em que se encontravam os moradores da cidade, e como Jerusalém estava devastada pelo fogo.

Neemias ao ouvir tal relato muito se entristeceu e, por isso, ele se compadeceu de seus irmãos que estavam em Jerusalém. Chorou, orou e jejuou.

Como ele era copeiro do rei, certo dia ao entrar na presença dele, este lhe perguntou a razão de sua tristeza. Neemias aproveitou a oportunidade que Deus estava lhe concedendo, orou mentalmente, e contou ao rei o motivo de sua angústia. O rei, movido por Deus, ofereceu ajuda e lhe deu recursos para que ele restaurasse Jerusalém.

Aqui temos a primeira reflexão dessa magnifica história. Nós também recebemos relatos de pessoas que, de alguma maneira, não estão bem, quer seja por enfermidade, sofrimento emocional e espiritual, desemprego, relacionamentos rompidos etc. Será que temos nos compadecido delas como Neemias se compadeceu de seus irmãos? Será que temos tomado atitudes de oração e jejum por elas? Até mesmo chorado por elas? Neemias muito nos ensina a esse respeito.

Cada vez que nos dispomos nas mãos de Deus, Ele nos usa como instrumentos Seus para chegar até os corações que dEle necessitam. Também é verdade que, como Neemias, lutas e desafios vêm ao nosso encontro. Satanás sempre será um adversário e opositor.

No relato do capítulo 6, gostaria de destacar três lições, que Deus falou ao meu coração.

1ª) NEEMIAS TEVE FOCO PARA REALIZAR SUA MISSÃO

Foco é não desviar do objetivo, do alvo, lembrando que nosso alvo maior é a pessoa de Jesus Cristo.

Penso, também, que estar focado é o mesmo que não esmorecer até que possamos atingir nosso alvo.

Vemos, na história, que Neemias era focado. Seus opositores fizeram várias tentativas de dissuadi-lo, mas não conseguiram porque Neemias não desistiu em momento algum: estava focado!

Queridos, muitas vezes nós somos submetidos às mesmas provas de Neemias, mas, ao invés de ficarmos firmes em nosso propósito, desistimos e perdemos o foco.

Eu desafio você a parar, por breve tempo, nesta leitura e analisar quantas vezes você desistiu de algum projeto na sua vida por falta de perseverança e foco.

2ª) NEEMIAS TEVE DISCERNIMENTO EM SUAS AÇÕES

Podemos ver isso, claramente, em um dos exemplos nos versos 10 a 12: “Um dia fui à casa de Semaías, (...), que estava trancado portas adentro. Ele disse: "Vamos encontrar-nos na casa de Deus, no templo, a portas fechadas, pois estão querendo matá-lo; eles virão esta noite. Todavia, eu lhe respondi: Acha que um homem como eu deveria fugir? Alguém como eu deveria entrar no templo para salvar a vida? Não, eu não irei! Percebi que Deus não o tinha enviado, e que ele tinha profetizado contra mim porque Tobias e Sambalate o tinham contratado”. Neemias teve discernimento para perceber que era uma emboscada.

Discernimento é a capacidade dada por Deus a fim de reconhecermos a origem e a motivação das coisas, tais como: propostas, elogios, conselhos e sugestões, que muitas vezes recebemos. Muitas vezes agimos sem discernimento e, por isso, pagamos alto preço em escolhas e decisões totalmente errôneas.

O Espirito Santo é que nos capacita e nos orienta em nosso dia a dia; mas, para isso, se faz necessária uma vida de intimidade com Deus.

3ª) NEEMIAS ESTEVE EM CONTÍNUA ORAÇÃO

Em todo o contexto do livro, podemos encontrar Neemias muitas vezes orando e buscando ao Senhor. Posso afirmar que ele não orava somente em ocasiões de sua necessidade, mas ele tinha verdadeiramente uma vida de oração.

Aqui, novamente, eu convido você a esta reflexão sobre sua vida: Quantas vezes você tem buscado ao Senhor, em oração, em relação aos seus projetos? Orar nada mais é do que desfrutar da bendita comunhão com o Pai.

Que o Senhor nos ajude, quer seja na vida pessoal ou na vida em comunidade. Que sejamos como Neemias, tendo foco, discernimento e experiências profundas com o Pai em nosso tempo de oração.

Que Deus abençoe sua vida.

Pr. Clóvis Delgado.

NOTA: Mensagem pregada no domingo, 23.6.19, no culto da manhã na IEVY.

762 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page