COMO ENFRENTAR NOSSAS BATALHAS! | Pr. Helinho

Não tenha medo, aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles.” (2 Reis 6: 8-23 -v16)

Vivemos numa verdadeira batalha em vários sentidos da vida. Além da batalha espiritual, temos que lidar com as pressões externas: bombardeados diariamente pelas más notícias nos jornais, TVs e redes sociais. Os diagnósticos médicos são desanimadores. A economia do País está em decadência. As crises internas afetam o emocional. As preocupações com o amanhã nos deixam ansiosos, angustiados e deprimidos. Sentimo-nos cercados, oprimidos, desprotegidos, descobertos, sem saber o que fazer, sem ter para onde ir.

Em muitos momentos da história de Israel, o povo foi ameaçado ou estava em guerra. No contexto da história que lemos, o inimigo da vez era a Síria (arameus). Eles traçavam planos para pegar o exército de Israel desprevenido. Mas tinha um homem do povo de Israel a quem Deus revelara os planos do inimigo. O profeta Eliseu alertava o exército israelita em não passar por determinados lugares. Quando o rei sírio soube que Eliseu desarticulava seus planos, mandou um exército prender Eliseu. Grande tropa cercou a cidade de Dotã.

A partir daqui aprendemos com o profeta Eliseu como vencer as nossas batalhas, guerras. É verdade que o contexto de guerra naqueles dias era totalmente diferente do nosso tempo; mas os princípios de vencer as guerras continuam os mesmos. Como Eliseu venceu suas guerras?

1) COM CORAGEM

(V16) “Não tenha medo, aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles.”

Numericamente o exército inimigo era maior, mas a matemática do profeta estava em outra dimensão. Eliseu tinha a visão além do seu tempo. Ele tinha a convicção que a proteção de Deus era maior do que todo o inferno conspirando contra ele. Às vezes temos a impressão que estamos cercados por muitos inimigos. Mas é bom saber que Deus guarda os que Nele confiam.

Em 1 Pe 1.5, lemos “que sois guardados pelo poder de Deus mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no ultimo tempo.”. Deus continua sendo nosso único protetor, refúgio, esconderijo. Ele nos guarda sob suas asas até a eternidade.

No Sl 91. 1 2, lemos: “Aquele que habita no abrigo do altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio... (v16) vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação.”. O salmista Davi tinha esta certeza.

No Sl 3.5 e 6, quando Davi fugia de seu filho Absalão, diz: “Eu me deito e durmo tranquilo, e depois acordo, porque o Senhor me protege. Não tenho medo dos milhares de inimigos que me ameaçam de todos os lados.” (NTLH)

Em outro momento da história, Moisés e toda a nação de Israel estavam cercados. O exército de faraó por trás e o mar à frente - Ex 1.13 e 14:Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje veem. O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se". Quando temos a convicção da presença de Deus, nada nos abala.

2) COM ORAÇÃO

V.17: “E Eliseu orou: "Senhor, abre os olhos dele para que veja". Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu. Quando os arameus desceram na direção de Eliseu, ele orou ao Senhor: "Fere estes homens de cegueira". Então ele os feriu de cegueira, conforme Eliseu havia pedido.”. É interessante notar que a primeira oração não era para resolver o problema. Eliseu orou para que seu servo Geazi visse o livramento do Senhor. Deus abriu os olhos do rapaz e ele viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu. É bom ouvir pessoas testemunhando suas experiencias com Deus. Melhor ainda você experimentar o sobrenatural. O inimigo pode até estar ao nosso derredor, mas o Senhor sempre estará nos protegendo. Quando os inimigos foram em direção a Eliseu, ele persevera em oração. Era sua maior arma contra o inimigo. Devemos lutar todas as nossas guerras, grandes ou pequenas, de joelhos!

O próprio Deus feriu os inimigos com cegueira; Eliseu conduz a tropa inimiga até o rei de Israel, em Samaria. Quando chegaram diante do rei, Deus abriu os olhos do inimigo. Então o rei de Israel perguntou ao profeta: Vamos matar?

Como é que devemos lutar nossas guerras?

3) COM O CORAÇÃO PACIFICADOR

V22b: “ Não! ...Ordena que lhes sirvam comida e bebida e deixe que voltem ao seu senhor.

Percebemos na resposta do profeta que a forma de lutar as nossas guerras continua atemporal. Eliseu já estava com o coração moldado aos princípios que Jesus estabeleceria a seus seguidores séculos depois. Pagar o mal com o bem sempre. Nunca fazer justiça com as próprias mãos - Mt 5.9: “Bem aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.”

Na caminhada cristã sempre aparecem opositores. Mas nosso olhar sobre eles deve ser sempre revestidos do amor de Deus, e não como inimigos. Devemos conhecer bem quem é nosso verdadeiro inimigo.

Paulo em Ef 6.12: ‘pois nossa luta não é contra seres humanos, mas contra poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”.

É tempo de disseminar paz e não ódio. Não é tempo de julgar, condenar as pessoas, ou achar culpado. É tempo de estender a mão, de proclamar as boas novas de salvação. É tempo de abençoar e orar pelos que nos perseguem. Não é fácil, mas é necessário!

É assim que Eliseu lutou suas guerras. Com coragem, oração e lutando contra seu real inimigo. V23 - Assim, as tropas da Síria pararam de invadir o território de Israel.

As tentativas do inimigo em nos derrubar vão continuar, mas ele não tem poder de invadir nosso espaço, nossa casa, nossa família e a Igreja de Jesus.

Quer vencer as batalhas da vida? Coragem! Volte-se para o Trono de Deus! Lute contra o seu real inimigo, sabendo que a vitória já foi conquistada na cruz do calvário. O nosso general Jesus Cristo já declarou que somos mais que vencedores em Sua pessoa, e que nenhum inimigo nos resistirá!

Que Deus assim nos abençoe.

Pr Hélio Veríssimo

NOTA: Mensagem pregada pelo pr. Hélio Veríssimo no domingo, 28.03.21.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NOSSA DÍVIDA COM DEUS JÁ FOI PAGA | Pr. Ageo Silva

“Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou (deu nova vida) juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida

QUANDO DEUS NOS CHAMA PARA PERTO DELE | Pr. Elbem Sardinha

“E prosseguiu o Senhor: "Há aqui um lugar perto de mim, onde você ficará em cima de uma rocha” (Êxodo 33.21)·. Um dos aspectos mais importantes na vida do ser humano é a segurança. Segurança não é som

DIGA NÃO À ANSIEDADE! | Miss. Margaridinha

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo,

IEVY | IGREJA EVANGÉLICA DE VILA YARA

R. Benedito Américo de Oliveira, 36

Vila Yara, Osasco - SP - CEP 06028-080

CNPJ: 47.357.454/0001-88

CONTATO

contato@ievy.org.br


Tel: (11) 3682-1484

NOSSOS CULTOS:​

Quinta-feira - 20h
Domingo - 10h30 / 19h

REDES SOCIAIS

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LOGOWHATS

2020 | IEVY | IGREJA EVANGÉLICA DE VILA YARA