• Gleen Daphee Chery

“FALA, SENHOR, POIS O TEU SERVO ESTÁ OUVINDO!”

O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: "Samuel, Samuel! “Então Samuel disse: "Fala, pois o teu servo está ouvindo". (1 Samuel 3.10)

Louvado seja Deus pela Palavra de Deus que a Missionária Edmeia Williams trouxe para a Igreja no domingo passado, 9.5. Vou tentar reproduzir aqui em forma de Pastoral:

Samuel era um menino disponível para ouvir a voz de Deus, obedecer e agir! (1 Sm 3.9). Ana, a mãe de Samuel, cumpriu seu voto de consagrar o menino a Deus, assim que ele foi desmamado (1 Sm 1.24). Ana levou Samuel ao templo, em Siló, e o apresentou ao sacerdote Eli: e ela lhe disse: "Meu senhor, juro por tua vida que eu sou a mulher que esteve aqui a teu lado, orando ao Senhor. Era este menino que eu pedia, e o Senhor concedeu-me o pedido. Por isso, agora, eu o dedico ao Senhor. Por toda a sua vida será dedicado ao Senhor". E ali adorou o Senhor.” (1 Sm 1.26-28). Samuel ficou morando no templo, servindo ao Senhor com a orientação do sacerdote Eli (1Sm 2.11) . Desde menino, Samuel louvava a Deus, orava a Deus e obedecia a Deus (1 Sm 2.18).

1. AINDA MENINO, SAMUEL OUVIU A VOZ DO CHAMADO DE DEUS

Samuel, ainda criança, não tinha visto e nem ouvido coisas extraordinárias da parte de Deus, porque a Palavra do Senhor era rara naqueles dias. Em 1Sm 3.4 a 10, registra que aconteceu algo diferente... Eli estava no quarto dele; Samuel estava no seu quarto, quase dormindo, quando ele ouviu uma voz que o chamava: “Samuel, Samuel!” (v4) Como Samuel nunca tinha ouvido a voz de Deus, ele pensou que fosse o sacerdote Eli quem o chamava: “Estou aqui! O senhor me chamou?”. Eli: “Não, não o chamei... vá dormir!”. Isto se repetiu por mais duas vezes... v.4 a 9. Na terceira vez, o sacerdote Eli entendeu que era Deus quem o chamava: "Vá e deite-se; se Ele chamá-lo, diga: ‘Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo". Então Samuel foi se deitar. (1 Sm 3.9)

2. SAMUEL OBEDECEU E DEUS FALOU COM ELE

No V10, Deus chamou Samuel pela quarta vez: “Samuel, Samuel!”. E ele respondeu: “Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo!”. Deus revelou a Samuel uma mensagem de profecia de juízo que ia acontecer com os filhos do sacerdote Eli. Deus iria tirar dos seus filhos Hofni e Finéias o direito de serem sacerdotes porque eles eram maus e desrespeitavam a Deus. Samuel entendeu o recado de Deus, ficou pensativo e muito triste: “Como vou falar isso com o sacerdote Eli?!”. No dia seguinte, Samuel contou tudo a Eli, que aceitou a decisão de Deus transmitida através de uma criança!...

O povo de Israel vivia em constantes guerras contra os que moravam na Terra que Deus lhe prometera. Um dia houve uma guerra tão violenta, que morreram 5000 soldados e, entre eles, os dois filhos do sacerdote Eli, Hofni e Finéias. Ao receber a notícia da morte de seus filhos e da tomada da “Arca de Deus” pelos filisteus, Eli (98 anos, cego, gordo) caiu com a cadeira para trás, quebrou o pescoço e morreu!

3. SAMUEL AGIU – LEVOU A SÉRIO AO QUE DEUS ORIENTAVA

Com a morte de Eli e seus filhos, Samuel ainda jovem, inexperiente, começou a orientar o povo sobre o que fazer e o que não fazer para vencer os inimigos. O povo elegeu Samuel como 1º Juiz em Israel para orientar e julgar o povo. Samuel aceitou a tarefa e reafirmou sua promessa de servir a Deus com fidelidade. Para que Deus continuasse abençoando o povo de Israel, este deveria abandonar todos os falsos deuses (idolatrias, imagens) dos povos estrangeiros. Samuel orava pelo povo constantemente, Deus atendia sua oração e os inimigos foram vencidos – 1Sm 7.7 a 12. A declaração vencedora de Samuel - v12: “EBENÉZER! Até aqui o Senhor Deus nos ajudou!”, vale para a IEVY hoje também!

4. COMO CONHECER A DEUS PESSOALMENTE

Podemos conhecer a Deus pessoalmente através de três princípios fáceis de guardar:

1º) Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida.

O amor de Deus – Jo 3.16: Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”. O Plano de Deus para a sua vida – Jesus Cristo afirmou – Jo 10.10: eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.”.

2º) O ser humano é pecador e está separado de Deus.

Por isso não pode conhecer e nem experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida. O ser humano é pecador – Rm 3.23: pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,”. O ser humano foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência, escolheu seguir seu próprio caminho e seu relacionamento com Deus foi interrompido por causa do pecado (desobediência). Essa atitude de desobediência é rebelião ou indiferença contra Deus, que a bíblia chama de pecado. O ser humano está separado de Deus – perdeu a comunhão com Ele – Rm 6.23: “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”. Deus é santo e o ser humano é pecador. Um grande abismo separa o homem de Deus por causa do pecado.

3º) Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem pecador.

Por meio de Jesus Cristo, você pode conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para a sua vida. Esta é a mensagem que esta Igreja prega há quase 50 anos! Jesus Cristo morreu em nosso lugar – foi condenado em nosso lugar – Rm 5.8: “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.”. Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos – 1 Co 15.3 a 6: “... Cristo morreu pelos nossos pecados,... foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia,... e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez...”. Jesus Cristo é o Único Caminho de volta para Deus.

Concluindo, leitores, Samuel foi consagrado a Deus por seus pais e levou a sério sua consagração e dedicação a Deus. Realizou os propósitos de Deus para sua vida e ministério. Conduziu o povo de Deus como Juiz e Profeta. E Deus honrou sua vocação e dirigiu o Seu povo pela orientação recebida do Senhor.

Que Deus assim nos abençoe.

Pr. Ageo Silva.

NOTA: Recomendo que ouçam a mensagem da missionária Edmeia Williams pregada no domingo 9.5.21, na IEVY, pelo Youtube.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A ORIGEM DA IGREJA E O SEU PROPÓSITO

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer

PRINCÍPIOS PARA UMA VIDA ABENÇOADA POR DEUS

“Um dia ela (a escrava adolescente) disse à sua senhora: "Se o meu senhor Naamã procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra"... “Eliseu enviou um mensageiro para lhe dizer: "Vá e

UMA IGREJA DE MÃOS DADAS E CORAÇÕES UNIDOS

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que c