“FALA, SENHOR, POIS O TEU SERVO ESTÁ OUVINDO!”

O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: "Samuel, Samuel! “Então Samuel disse: "Fala, pois o teu servo está ouvindo". (1 Samuel 3.10)

Louvado seja Deus pela Palavra de Deus que a Missionária Edmeia Williams trouxe para a Igreja no domingo passado, 9.5. Vou tentar reproduzir aqui em forma de Pastoral:

Samuel era um menino disponível para ouvir a voz de Deus, obedecer e agir! (1 Sm 3.9). Ana, a mãe de Samuel, cumpriu seu voto de consagrar o menino a Deus, assim que ele foi desmamado (1 Sm 1.24). Ana levou Samuel ao templo, em Siló, e o apresentou ao sacerdote Eli: e ela lhe disse: "Meu senhor, juro por tua vida que eu sou a mulher que esteve aqui a teu lado, orando ao Senhor. Era este menino que eu pedia, e o Senhor concedeu-me o pedido. Por isso, agora, eu o dedico ao Senhor. Por toda a sua vida será dedicado ao Senhor". E ali adorou o Senhor.” (1 Sm 1.26-28). Samuel ficou morando no templo, servindo ao Senhor com a orientação do sacerdote Eli (1Sm 2.11) . Desde menino, Samuel louvava a Deus, orava a Deus e obedecia a Deus (1 Sm 2.18).

1. AINDA MENINO, SAMUEL OUVIU A VOZ DO CHAMADO DE DEUS

Samuel, ainda criança, não tinha visto e nem ouvido coisas extraordinárias da parte de Deus, porque a Palavra do Senhor era rara naqueles dias. Em 1Sm 3.4 a 10, registra que aconteceu algo diferente... Eli estava no quarto dele; Samuel estava no seu quarto, quase dormindo, quando ele ouviu uma voz que o chamava: “Samuel, Samuel!” (v4) Como Samuel nunca tinha ouvido a voz de Deus, ele pensou que fosse o sacerdote Eli quem o chamava: “Estou aqui! O senhor me chamou?”. Eli: “Não, não o chamei... vá dormir!”. Isto se repetiu por mais duas vezes... v.4 a 9. Na terceira vez, o sacerdote Eli entendeu que era Deus quem o chamava: "Vá e deite-se; se Ele chamá-lo, diga: ‘Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo". Então Samuel foi se deitar. (1 Sm 3.9)

2. SAMUEL OBEDECEU E DEUS FALOU COM ELE

No V10, Deus chamou Samuel pela quarta vez: “Samuel, Samuel!”. E ele respondeu: “Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo!”. Deus revelou a Samuel uma mensagem de profecia de juízo que ia acontecer com os filhos do sacerdote Eli. Deus iria tirar dos seus filhos Hofni e Finéias o direito de serem sacerdotes porque eles eram maus e desrespeitavam a Deus. Samuel entendeu o recado de Deus, ficou pensativo e muito triste: “Como vou falar isso com o sacerdote Eli?!”. No dia seguinte, Samuel contou tudo a Eli, que aceitou a decisão de Deus transmitida através de uma criança!...