top of page
  • IEVY

ILUMINE O MUNDO AO SEU REDOR | Pb. Welington

“Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados. Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado. Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti eu pequei - somente contra ti - e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas” (Salmos 51.1 a 4)


O objetivo desta Pastoral é refletir juntamente com a Igreja sobre a realidade de situações onde boas pessoas e servas de Deus fazem coisas ruins, erradas ou pecaminosas conscientemente. Sim, isso é possível e não podemos deixar que essa realidade fique banalizada em nosso meio. Nossa missão é iluminar o mundo e dissipar as trevas.

É muito comum hoje em dia vermos as pessoas fazerem suas escolhas sem pensar nas consequências que elas trarão. Usemos um episódio da vida do rei Davi para meditarmos sobre isso. O texto de abertura é parte do Salmo 51, de arrependimento, confissão e perdão, escrito por Davi depois que o profeta Natã apontou para ele o pecado de adultério e de assassinato que havia cometido com Bate-Seba - história contada em detalhes em 2 Samuel 11 – e a morte do marido dela, que vou resumir aqui:

Bate-Seba era mulher casada; um dia saiu para banhar-se no rio. O rei Davi passeava no terraço de seu palácio e a avistou. Ficou impressionado com a beleza dela. Ele então usou de sua posição de monarca e mandou um dos empregados chama-la e a seduziu. Após passar a noite com Davi, ela voltou para sua casa. Passado algum tempo, notou que estava grávida de Davi. Assim que percebeu seu estado, mandou avisá-lo.

A partir daí, Davi passou a se preocupar em encobrir o acontecido: afinal o marido de Bate-Seba era Urias, um dos seus servos leais e soldado que estava na guerra. Davi planejou traze-lo do campo de batalha para que tivesse relações com a esposa e assim parecesse a todos ser filho legítimo de Urias. Como não obteve sucesso – Urias se recusou ir dormir com sua esposa – enviou carta ao comandante do Exército ordenando que fosse colocado na linha de frente onde o combate fosse mais violento. Dessa forma Urias morreu em batalha. Quando a notícia da morte de Urias chegou, Bate-Seba chorou muito. Passado o luto, Davi a tornou uma de suas esposas. Assim, ele pensou ter encoberto ou corrigido a situação pecaminosa.

Deus se desagradou muito do pecado de Davi. Através do profeta Natã, Deus o repreendeu. Davi se arrependeu, confessou o seu pecado, e pediu perdão a Deus. Deste episódio em sua vida escreveu o Salmo 51. Davi colheu as consequências de todos os seus atos, mas também encontrou a benção do perdão.

Apesar desta chocante história, Davi é chamado de “homem segundo coração de Deus”, um rei que preservou o culto a Deus e obediência ao Senhor, e levou Israel ao ápice de sua história. Não somos reis, e talvez não tenhamos a posição privilegiada – e poderosa – que Davi gozava, mas essa história nos fala sobre quando pessoas tementes a Deus podem fazer escolhas inconsequentes e serem protagonistas de atos de maldade e pecaminosos.

Diariamente vemos pessoas do meio cristão protagonizando episódios lamentáveis, desde a sonegação de impostos, passando pelo uso ilegal de TV por assinatura (“gatonet”), oferecimento de propinas, pela humilhação de empregados, por serem materialistas, que preservam rancores por longos anos, que são vingativos, fofoqueiros, egoístas, briguentos... Até os que também adulteram e são capazes de tramas tão complexas e malignas como a do rei Davi.

Nós não somos salvos por meio das obras, mas, uma vez tendo alcançado a Graça por meio da qual somos salvos, somos chamados a iluminar o mundo ao nosso redor com nosso testemunho positivo da vida de Cristo em nós - "Vocês são a luz do mundo" (Mt 5.14), e isso não deve nos levar a uma vida de ativismo, religiosidade e aparências, mas a estarmos sempre diante do Trono de Deus, em espirito de arrependimento e confissão de pecados.


1 – NÃO TEMOS MEDO DO PECADO, MAS DE QUE ELE SEJA DESCOBERTO.

Na verdade, como Davi não temos medo do pecado. Nosso medo é que nosso pecado seja descoberto e revelado. Nós amamos mais nossa reputação do que amamos ao Senhor. Devemos refletir sobre os monstros que temos nos nossos armários da alma e leva-los à presença de Deus.

Não se trata de adotarmos novos padrões de comportamento, mas de sermos verdadeiramente regenerados, santificados pelo Espírito Santo. Por isso precisamos do “profeta Natã” na Igreja, o Espirito Santo, nos apontando e convencendo do pecado. "Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus." (Mt 5.16).


2 – O CRISTÃO NÃO É ESCRAVO DO PECADO

Os que receberam a Jesus Cristo como Salvador e Senhor não são mais escravos do pecado: não são definidos pelas circunstâncias, nem pelas emoções, nem pelo ambiente ao seu redor, nem por suas inclinações para o pecado. Vivem sob o senhorio de Cristo e recebem poder do alto por intermédio do Espírito Santo. Como na história de Davi com Bate-Seba, Você não precisa deixar que uma catástrofe aconteça em sua vida. Você pode hoje perdoar a quem o / a ofendeu, mandar uma mensagem de amor pelo Whatsapp para aquela pessoa com quem você deixou de falar. Diga “eu amo você e quero restabelecer nossa comunhão”. Você pode agora interromper seu relacionamento extraconjugal. Você pode tirar o computador do quarto e se livrar da pornografia. Você pode parar o circulo vicioso em redes sociais ou videogame que o tem viciado. Você pode parar de maltratar sua esposa ou filhos. Você pode confessar seu pecado e pedir perdão. Você pode parar de roubar ou dissimular os fatos. É o poder de Deus em você e não sua força de vontade. Peça ao Espirito Santo que o ajude hoje, agora mesmo!


3 - O REINO DE DEUS NÃO É DESTE MUNDO

O Reino de Deus não é sobre fama, aprovação da sociedade e nem das aparências. Ele não é deste mundo, portanto não se apoia nos padrões humanos. O Reino de Deus é onde Jesus é o rei. Nosso coração pode ser o local do reino de Deus! É sobre perdão e transformação intima. É sobre amar o próximo, perdoar os inimigos. Só assim as palavras de Jesus farão sentido:

“Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Felizes os que choram, porque serão consolados;

Felizes os mansos, porque herdarão a terra; Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos; Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia; Felizes os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Felizes os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” (Mt 5.3 a 10)

Qual o seu ato hoje que você precisa da luz do Espirito Santo e do poder do alto para ser interrompido? Precisamos iluminar o mundo ao nosso redor, cada um com a chama que recebeu de Cristo. A quem você pode fazer o bem hoje? E que mal você pode paralisar? Faça!

Que a graça de Jesus nos alcance em sua plenitude e a obra do Espirito Santo em nossas vidas nos capacite a identificar, nos arrepender, confessar e mudar de atitude e de comportamento.

É minha oração para nossa semana e este novo e desafiador ano que apenas começou!

Que Deus assim nos abençoe!


Pb TON – Wellington Rodrigues de Faria


NOTA: Mensagem pregada pelo Pb. Ton no Culto IEVY do domingo, 31/1/21.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page