“Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés e lhe implorou insistentemente: "Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e viva". (Marcos 5.22 e 23).
No domingo passado, comemorou-se o “Dia dos Pais”. Como Igreja, aproveitamos para agradecer a Deus pela vida dos pais de nossa comunidade, e interceder por eles.
Além disso, refletimos sobre o relato bíblico
de Jairo e falamos de família.
A paternidade deve ser encarada com muita responsabilidade. Infeliz é o homem que põe filhos no mundo e não cuida deles. Viram “meninos de rua”. A paternidade é um presente, um privilégio e um ministério.
No nascimento do meu primeiro filho, o Tiago, eu era inexperiente e não sabia como seria a criação de uma criança. Um dia, li em um livro uma frase que falou profundamente ao meu coração: “Os filhos nos dão a oportunidade de sermos os pais que gostaríamos de ter tido”.
Alguns pais não conseguiram exercer essa paternidade como os filhos gostariam.
Hoje, com a nossa identidade em Cristo, podemos exercer a paternidade baseada nos princípios da Palavra de Deus.
1) JAIRO FOI UM PAI CUIDADOSO, PORQUE PERCEBEU A NECESSIDADE DE SUA FILHA
Sua filha estava gravemente enferma, à beira da morte. A menina precisava da cura física.
Às vezes não percebemos a real necessidade de nossos filhos, mesmo convivendo diariamente com eles. Talvez estejam passando por necessidades emocionais, sentimentais, físicas, espirituais entre outras. Se demorarmos para perceber a real necessidade dos filhos, as coisas ficarão mais difíceis de serem resolvidas.
Às vezes lhes damos presentes, quando a necessidade é a presença física e emocional do pai.
2) JAIRO FOI UM PAI CUIDADOSO, PORQUE NÃO TRANSFERIU SUA RESPONSABILIDADE PARA NINGUÉM
Jairo não passou a sua responsabilidade para a esposa, tios, vizinhos, avós, funcionários da Sinagoga ou para outras pessoas. Ele mesmo foi atrás de Jesus, que poderia curar sua filha.
Muitas vezes, delegamos a outros a responsabilidade que é exclusivamente nossa.
Certamente Jairo tinha muitas obrigações na Sinagoga. Ele era líder religioso naquele local. Mesmo assim, ele encontrou tempo para procurar Jesus. Ele também, como líder da Sinagoga, teve que quebrar muitas barreiras para procurar Jesus. Assim como Jairo, não podemos delegar a nossa responsabilidade a outros.
Muitas vezes delegamos o ensino, a educação e a formação de nossos filhos a terceiros, como escola, igreja e até familiares.
3) JAIRO FOI UM PAI CUIDADOSO PORQUE NÃO SE PREOCUPOU COM O CARGO QUE EXERCIA
Existem sucessos que não devem ser celebrados. O sucesso profissional que gera problemas familiares, afastamento dos filhos, indiferença, não deve ser celebrado.
4) JAIRO FOI UM PAI CUIDADOSO PORQUE PROCUROU A PESSOA CERTA, JESUS.
Um pai cuidadoso precisa dar passos de fé. Ele foi onde Jesus estava e lhe suplicou pela sua filha. Jairo insistiu na busca da solução para a sua filha. Talvez até tenha ficado nervoso com o episódio da cura da mulher com fluxo de sangue. Como Jairo, devemos sempre ir até Jesus e buscar a solução para os problemas nossos e de nossa família.
Jairo introduziu Jesus na vida de sua filha e família. Devemos ser este canal de benção para os nossos familiares.
5) JAIRO FOI UM PAI CUIDADOSO PORQUE NÃO DESISTIU
Além de não desistir, ele não deu atenção a seus empregados, que lhe informaram a morte de sua filha. Disseram-lhe que não importunasse mais o Mestre. Jesus lhe disse para somente crer. Ele ouviu o que Jesus disse: “Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. "Sua filha morreu", disseram eles. "Não precisa mais incomodar o mestre!”. Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: "Não tenha medo; tão-somente creia". (vs 35 e 36).
Concluindo, como pais, precisamos ouvir o que Jesus tem a dizer e crerm em Sua Palavra.
Que possamos nos espelhar no exemplo de Jairo, sendo cuidadosos no exercício de nossa paternidade.
Deus deseja que sejamos pais alinhados com os princípios da Palavra e da vontade Dele.
Que Deus assim nos abençoe.
Pr. Clovis Aparecido Delgado
NOTA: Mensagem pregada na IEVY, no culto da manhã de 11.8.19.
コメント