top of page
  • IEVY

JESUS, O RESTAURADOR DE VIDAS E MINISTÉRIOS | Pr. Luciano Manga

Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama? “Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama? “e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas”. (João 21.17).

O contexto do versículo acima é um dos acontecimentos mais lindos da história da vida de Pedro. Foi o momento transformador na vida de Pedro, um discípulo impetuoso em tudo.

Ele vivera preciosas experiências ao lado de Jesus, mas acabou traindo o Mestre dizendo que não O conhecia e nem fazia parte daquele grupo. Após esse acontecimento, Pedro se arrependeu e chorou amargamente. Mas nada fez para mudar esse triste fato.

Jesus foi condenado e morto. Ao terceiro dia, ressuscitou e, por diversas vezes e durante 40 dias, apareceu a Seus discípulos.

Esse diálogo de Jesus com Pedro se deu em uma dessas aparições de Jesus. Pedro sabia que era Jesus Quem estava ali com eles na praia, mas não teve a iniciativa de pedir perdão. Jesus, como sempre, amoroso, bondoso e misericordioso, deu o primeiro passo e foi falar com Pedro.

Em João 21, há a narrativa de um dos mais belos diálogos que Jesus teve com Pedro. Diante da tão importante e crucial pergunta: “Pedro, tu me amas?”, feita por três vezes seguidas. A repetição da pergunta levou Pedro, mais uma vez, a uma profunda tristeza e a uma importante reflexão. Esse fato trouxe a Pedro um novo começo.

Diante dessa situação, querido leitor, faço três apontamentos do que aprendemos nesse contexto.

1. JESUS, “ABRIDOR DA PORTA” DA ALMA

Foi Jesus quem deu o passo de reconciliação na vida de Pedro. A situação em que Pedro esteve envolvido, a sua traição de negar Jesus diante dos homens, não tinha sido resolvida. Pedro “empurrou o cisco para debaixo do tapete”. Ali havia uma pendência a ser resolvida.

Queridos, não podemos ter pendências em nosso coração, em nossa alma.

Aqui cabe uma reflexão pessoal em sua vida. Se você tiver algo semelhante à situação de Pedro, Jesus é Quem “abre a porta da alma e do coração”. Recorra a Ele em oração e dê o passo em busca da solução da pendência.

2. JESUS LEVOU PEDRO A UMA PROFUNDA REFLEXÃO DE VIDA

Jesus faz isso conosco também. Vemos na Palavra que todo encontro de Jesus com alguém resultou em profunda reflexão de vida. Foi assim na vida de todos. Cito apenas alguns exemplos: a mulher samaritana, Nicodemos, Zaqueu, a mulher flagrada em adultério e outros.

Em João 18.15 a 27, temos o fato que Pedro negou a Jesus. Após Pedro refletir sobre sua atitude tão vergonhosa – a traição – no final foi honroso e de bênção para Pedro.

É assim que Jesus quer fazer conosco. Independente do que fazemos, Jesus quer restaurar por completo nossa vida. A reflexão sobre nossa atitude nos leva à confissão e a confissão nos leva ao perdão de nossos pecados.

Novamente, cabe uma reflexão em sua vida. Dê os passos que precedem a obtenção do perdão: arrependimento e confissão.

3. PEDRO PASSOU A CONFIAR EM JESUS E NÃO EM SI MESMO.

Pedro era arrogante. Ele se achava o melhor entre todos os colegas. Sua autoconfiança era o centro de sua vida.

Pedro disse que nunca negaria a Jesus. Afirmou que morreria com Jesus, se preciso fosse. Ele cortou a orelha de um soldado com sua espada, quando Jesus estava sendo preso. Fez tantas outras coisas devido a sua autoconfiança.

Mas, após esse tremendo encontro com Jesus na praia, depois de sua reflexão, Pedro mudou. Reconheceu que Jesus era o centro de sua vida. Foi diante dessa atitude que Jesus o encarregou da tão nobre e honrosa missão: “apascenta minhas ovelhas!”.

Finalizando, eu pergunto a você: onde você põe a sua confiança? Em si mesmo? Nos seus recursos? Ou em Jesus?

Que esta mensagem tenha tocado seu coração. Que você reflita sobre sua vida. Que Jesus continue abençoando você e restaurando sua vida, diariamente.

Que Deus nos abençoe ricamente.

No amor do Mestre.

Pr. Elbem Sardinha.

Obs: Pastoral baseada na mensagem do Pr. Luciano Manga, na manhã de domingo, 1.12, na IEVY.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page