• IEVY

LEVE O SEU BARCO PARA ÁGUAS MAIS PROFUNDAS | Pr. Evaldo Almeida

Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então se sentou, e do barco ensinava o povo.” (Lucas 5.1 a 3)·.


No contexto histórico e geográfico desta mensagem está o Mar da Galileia, ou Lago de Genesaré, ou Mar de Tiberíades, onde ocorreram importantes acontecimentos no Ministério de Jesus. Quase tudo ocorreu à beira desse grande Lago: A multiplicação de pães e peixes para mais de quinze mil pessoas; o Sermão do Monte nas montanhas do entorno do Lago; Jesus acalma a tempestade; Jesus anda sobre as águas do Mar. Em Cafarnaum, às margem desse Mar, morava Pedro, pescador profissional, e sua família: dali tirava a sua subsistência. Pedro conhecia aquelas águas como ninguém.

Depois Jesus se afastou da multidão e pediu o barco de Pedro; este lavava as suas redes depois de uma noite de pesca fracassada.

Do barco, Jesus pregou à multidão enquanto Pedro lavava as suas redes. O texto não diz o que Jesus pregava; seguramente a mensagem de Jesus era sobre o Reno de Deus. As multidões seguiam a Jesus porque eram curadas por Ele e se admiravam de Sua doutrina.

O Reino de Deus se estabelece pela Palavra:

1º É CHEGADO O REINO DOS CÉUS

O povo que estava em trevas viu uma grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.” (Mt 4.16). “Eu preciso anunciar também em outras cidades a boa notícia do Reino de Deus, pois foi para isso que Deus me enviou.” (Lc 4.43). “E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o Evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” (Mt 4.23).

Essa mensagem chegou ao seu coração? Porque por essa Palavra é que o Reino de Deus se estabelecerá em sua vida. Enquanto lavava suas redes, Pedro ouvia a Palavra de Jesus que penetrava em seu coraçã