top of page
  • IEVY

NOSSO LIVRAMENTO VEM DO SENHOR | Pr. Elbem Sardinha

Se o Senhor não estivesse do nosso lado, que Israel o diga.” (Salmo 124.1).


O Salmo 124 pertence do conjunto de 15 Salmos, do 120 ao 134, chamado de Cânticos de Subida, Cânticos dos Degraus, Cânticos de Romagem ou Cânticos do Peregrino. Já preguei sobre os salmos 121 e 131. Fiz a contextualização nas outras Pastorais dos Salmos de Romagem. O salmo 124 é de agradecimento a Deus, o Deus da Aliança.

Estes 15 Salmos eram cantados pelos escravos em terra estranha, depois que foram libertos. Temos uma pátria celestial, mas vivemos “em terra estranha”. Almejamos viver na pátria celestial, o dia que o Senhor nos chamar.

Estamos aqui, mas não somos daqui; estamos em viagem, em peregrinação e almejamos chegar à pátria celestial, na Nova Jerusalém.

O Salmo 124 é de agradecimento dos israelitas ao Senhor pelos livramentos de perigos e de morte.

Lendo o Salmo, percebemos que o agradecimento dos israelitas é bem parecido com os nossos motivos. Por isso, temos muito para agradecer ao Senhor.

O v.1 diz –: “Ah se não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado, Israel que o diga”. Estas palavras sugerem que Israel estava em apuros e correndo perigo de vida. Foi neste momento que o Senhor interveio e deu livramento a Israel. Observe que, em todo o Salmo, o nome usado para o Deus é ‘Senhor’, o Deus da Aliança. O nome Senhor é a garantia do livramento a Israel.

Davi sabia muito bem como o Senhor era presente na sua vida pessoal e na vida de Israel.

Por isso, Davi diz: “Ah se não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado, Israel que o diga”.

Davi não diz especificamente qual o livramento foi que o Senhor deu a Israel. Mas, uma coisa é certa: o Senhor ajudou Israel assim como a Davi quando estavam em perigo.

Talvez Davi não estivesse falando de um evento especifico e, sim, dos eventos ocorridos até o dia em que ele escreveu este Salmo.

Lendo o que os comentaristas dizem a respeito desses livramentos, temos algumas possibilidades:

1) Quando Davi falava a Saul como livrara o rebanho do ataque do leão e do urso -1Sm 17.34-37;

2) Quando Davi teve que enfrentar os filisteus após a morte de Saul e estes ficaram sabendo que Davi agora seria aclamado rei - 2Sm 5.17-25;

3) Quando Davi fugiu de seu filho Absalão - 2 Sm 17;

4) Quando Davi fugia de Saul - 1Sm 23.25-28.

Este ultimo episódio talvez seja o mais provável dentro do contexto mencionado.

Tanto Davi como Israel provaram da fúria de seus inimigos vindos com sede de sangue para destruí-los. Em nome de Israel, Davi diz no v.6: Bendito o SENHOR, que não nos deu por presa aos dentes deles”. Tanto Davi como Israel sabiam que seu livramento com vida era prova da bondade do Senhor para com eles.

Por isso Davi está chamando a Israel para agradecer ao Senhor pelos livramentos recebidos. Ele usa expressões fortes para mostrar o perigo que eles estavam vivendo. Nos vs. 3, 4, 6 e 7, temos: Engolidos vivos; 2) As águas nos teriam arrastado; 3) As águas violentas nos teriam afogado; 4) Seriamos dilacerados pelos dentes deles; 5) Como um pássaro escapamos da armadilha do caçador; a armadilha foi quebrada, e nós escapamos.

Queridos, Israel tinha muitos motivos para agradecer a Deus. Agradecimento porque os perigos pelos quais passaram não os levaram à morte. Deus deu livramento a cada um deles.

Não é diferente conosco. Passamos por tantas lutas, dificuldades e perigos. Mas nós também confessamos as mesmas palavras do Salmo 124.

Convido você, no término da leitura desta Pastoral, a olhar para a sua vida, para a sua família e trazer a memória os livramentos que o Senhor tem dado a vocês.

Convido você ainda a orar agradecendo por tudo que o Senhor tem feito em sua vida e na nossa igreja.

Que o Senhor continue nos abençoando como igreja.

No amor do Mestre.

Pr. Elbem Sardinha

NOTA: Mensagem pregada no culto da manhã de domingo passado, 20.10, na IEVY.

215 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page