top of page
  • IEVY

O SILÊNCIO DE DEUS | Pr. Hélio Veríssimo

"Ó Senhor, Deus que me salva, a ti clamo dia e noite”. (SL 88.1)


Este salmo é de Hemã, ezraíta, levita cantor, vidente, compositor, líder de louvor, um dos mais sábios dos dias de Davi. Apesar de servir ao Senhor juntamente com sua família, Hemâ tinha uma angústia profunda. Ele não diz exatamente o que está acontecendo, o porquê se seu sofrimento. Mas, sua oração reflete a beleza de um coração que, mesmo sem obter uma resposta de Deus, insiste em não parar de orar.

Podemos tirar algumas lições desse salmo:

1. OS HOMENS FIEIS E ÍNTEGROS PASSAM POR TRISTEZAS E ABATIMENTOS.

Ninguém vive num paraíso e felicidade o tempo todo. O fato de passarmos por momentos sombrios não quer dizer que não somos crentes. Assim como Hemã, por vezes nos sentimos abandonados por Deus. Há momentos que sentimos que nossas orações não passam do teto. Outras vezes, sentimos que nossos inimigos estão ganhando. Em outras, sentimos que estamos sozinhos. Deus nunca nos prometeu um caminho tranquilo. Disse Jesus que “no mundo Vocês terão aflições”. Ele prometeu uma chegada certa, mas não tranquila.

2. AS LUTAS PODEM DURAR POUCO OU MUITO TEMPO.

Hemã sofria desde a mocidade. Às vezes, Deus permite que situações desagradáveis aconteçam conosco, com a finalidade:

A) De nos lembrar que pecado é coisa séria. O pecado é universal. Vivemos fora do paraíso, onde há espinhos e abrolhos; onde a mulher daria à luz com dores. Vida de suor, lágrimas e dores.

B) De nos mostrar quão dependentes somos de Deus. Hoje está tudo bem, mas amanhã pode mudar. Somos frágeis.

C) De nos ensinar que o céu não é aqui. Aqui não é a nossa morada definitiva. Ele permite algumas situações para desapegar nosso coração do mundo e nos fazer ansiar pelo novo céu e nova terra, onde habita a verdadeira paz.

Não importa quanto tempo está demorando. Não devemos parar de orar nunca. Quanto mais havia o silêncio de Deus, mais Hemã orava, e mais estava apegado com a Deus. Não importa quanto tempo, nossa responsabilidade é continuar diante do trono.

3. O SILÊNCIO DE DEUS FAZ PARTE DO SEU PROPÓSITO ETERNO

Há coisas que acontecem conosco que, se Deus for explicar o porquê, talvez fosse mais difícil entender a explicação do que a própria situação. É até melhor não responder. O que precisamos entender é que Deus tem algum objetivo em tudo isso, porque, quando entendemos que Deus tem um propósito, conseguimos nos alegrar e nos regozijar Nele, mesmo no meio da dor.

Concluindo irmã ou irmão leitor, se você não está em pecado, tem convicção que está na direção e debaixo da benção de Deus, o silêncio Dele significa que está preparando algo especial para você.

Ele não está dormindo nem indiferente com a sua situação. Deus diz ao seu povo através do profeta Jeremias: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro". (Jr 29.11)

Deus não quer esconder nada de nós, Ele esconde para nós. Enquanto Ele não responde, continue orando, buscando, amando, adorando, sendo fiel e justo. O nosso choro tem um prazo de validade -- uma noite -- mas a alegria que vem pela manha não tem tempo de duração.

Vai chegar o dia em que Ele enxugará dos nossos olhos toda lagrima. Não haverá mais choro, nem dor, tristeza, sofrimento, pois a antiga ordem já passou. Aleluia!

Que Deus assim nos abençoe.

Pr. Hélio Veríssimo

NOTA: Mensagem pregada na IEVY no domingo pela manha, 29.9.19.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page