RESUMO DA MENSAGEM DO DIA 31/08/2025
- IEVY
- há 4 dias
- 3 min de leitura
Editorial Pastoral – A Igreja e o Mundo: Um Chamado à Coerência e à Missão
"Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso." (João 12:31)
Vivemos em tempos em que a fé cristã é frequentemente confrontada, desafiada e até caricaturada. No entanto, isso não é novo. Jesus já nos alertava sobre a oposição espiritual que enfrentaríamos — não apenas por parte de um inimigo invisível, mas também de um sistema visível: o mundo.
No contexto da série sobre os três inimigos do cristão — a carne, o mundo e o diabo, somos convidados a refletir mais profundamente sobre o segundo deles: o mundo. O evangelho de João nos mostra Cristo declarando a derrota de Satanás e o julgamento de um sistema que se opõe ao Reino de Deus. Mas que mundo é esse?
A Bíblia usa o termo “mundo” de diferentes maneiras. Às vezes se refere à criação, às vezes às pessoas não regeneradas, e em outras ocasiões a um sistema de valores e práticas que se opõe ativamente a Deus. É este último que nos interessa hoje — um mundo que nos oferece bens, prazeres e filosofias, mas que, no fundo, está em rebelião contra o Criador.
Vivendo com Propósito em Meio à Rebelião
Como cristãos, estamos inseridos nesse mundo. Trabalhamos, estudamos, nos relacionamos e convivemos com pessoas que amamos. A resposta bíblica, no entanto, não é isolamento nem confronto hostil. Somos chamados a viver com sabedoria e intencionalidade, sendo sal da terra e luz do mundo, mesmo em meio às trevas.
Nossa reação não deve ser de fuga, nem de combate carnal, como brigas nas redes sociais ou rompimentos familiares por divergências ideológicas. A Palavra nos ensina a lidar com o mundo de duas formas complementares e essenciais:
1. Não se conformar, mas transformar (Romanos 12:2)
Somos desafiados a não nos moldar aos padrões culturais e morais que nos afastam de Deus. Isso exige discernimento espiritual, vida de oração, comunhão com a Igreja e conhecimento das Escrituras. Precisamos identificar as influências sutis — ou explícitas — que contaminam nossa casa, nossos relacionamentos e nosso coração. O Espírito Santo é nosso aliado neste processo.
2. Enxergar o mundo como missão (Marcos 16:15)
Ao mesmo tempo, não podemos esquecer que Deus ama este mundo — as pessoas que nele estão. Ele não apenas nos chamou para resistir ao mal, mas também para anunciar a salvação. Nossa missão não é levantar muros, mas pontes. Somos convocados a amar os não alcançados, reconhecendo que também já estivemos cegos. O evangelho é nossa arma, mas é uma arma de amor, de reconciliação, de verdade que liberta.
Igreja: Presença Profética e Amorosa
O mundo nos oferece obstáculos: tentações, filosofias humanistas, relativismo, indiferença espiritual, hostilidade à fé. Mas também é nele que encontramos os desafios mais belos: vidas a serem transformadas, histórias a serem restauradas, famílias a serem reconciliadas com Deus.
A igreja não pode ser omissa, mas também não pode ser arrogante. Precisamos de ousadia e compaixão. Precisamos ser firmes na verdade, mas generosos na graça. Afinal, temos uma missão — e o Espírito Santo nos capacita com dons e sabedoria para cumpri-la.
Reflexão Final
Quais têm sido os principais desafios do “mundo” para sua fé hoje?
Com quem você sente que Deus está te chamando a viver e expressar o amor do evangelho?
Que o Senhor nos ajude a sermos fiéis no meio deste mundo, vivendo de forma coerente com o evangelho e comprometidos com a missão que nos foi confiada.
Com amor pastoral, Wellignton Faria
Comentários