• IEVY

PASTORAL: QUEM PERMANECERÁ NO MONTE SANTO?

“Disse o Senhor a Moisés: "Suba o monte, venha até mim e fique aqui; e lhe darei as tábuas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi para a instrução do povo.” (Êxodo 24.12-18).


Deus convocou Moisés para estar em sua presença. Na antiguidade, até os dias de Jesus, um monte ou a montanha era o lugar que Deus usava para se encontrar com o homem e revelar sua vontade. A dificuldade de se chegar perto de Deus era muito grande até mesmo para Moisés.

Os requisitos exigidos naquela época para estar na presença de Deus são aplicáveis hoje. Houve mudanças de protocolos, mas a essência é a mesma.

1º Requisito: SANTIDADE

Quando o povo chegou ao pé do monte Sinai (E 19.24), Deus disse para Moises alertar o povo que não ultrapasse o limite para vê-lo: “Quanto aos sacerdotes e ao povo, não devem ultrapassar o limite para subir ao Senhor; senão, o Senhor os fulminará” (V24b).

Isso gerou medo no povo. Estavam diante de um Deus santo, justo e que fica irado com quebra de limites. Essa ira é um dos atributos da pessoa de Deus: “Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,” (Rm 1.18).

Deus continua sendo o mesmo. A exigência de santidade continua: “... Sem santidade ninguém verá ao Senhor.” (Hb 12.14).

Deus nunca apoiou seu relacionamento com o homem baseado no medo ou pavor. A queda do homem no jardim provocou essa reação de Deus face ao pecado. Podemos dizer que essa ira é santa, justa e contra toda impiedade. Por isso que o povo tinha medo de subir o monte. A bíblia diz: “Todos pecaram e estão destituídos da gloria de Deus.” (Rm 3.23).

No salmo 24, Davi faz duas perguntas: “Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro.” (Sl 24.3 e 4).

O verbo subir significa permanecer, levantar-se para adorar, pleitear uma causa, manter sua posição diante de um Deus como esse. O problema era que as mãos da huma